Atentado suicida faz 50 mortos durante concentração religiosa em Cabul

Pelo menos 50 pessoas morreram e outras 72 ficaram feridas num atentado suicida durante uma concentração de religiosos, que celebravam nesta terça-feira o nascimento do profeta Maomé em Cabul, Afeganistão, segundo um novo balanço das autoridades locais. O anterior balanço dava conta de 40 mortos e 60 feridos.

“A explosão ocorreu no salão Uranus onde estavam reunidos ‘ulemás’ (designação de teólogos na religião muçulmana) para celebrar hoje o nascimento do profeta”, declarou à agência France Presse o porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid.

Posteriormente, já em declarações à agência espanhola EFE, o mesmo porta-voz da polícia precisou que o atentado foi perpetrado por um insurgente que se fez explodir.

O porta-voz do Ministério da Saúde Pública, Wahidullah Majroh, esclareceu que o número de mortos aumentou porque alguns dos feridos mais graves não conseguiram resistir aos ferimentos. Segundo, Wahidullah Majroh, as vítimas do atentado são “homens e civis”.

O dia de ontem é celebrado como feriado no Afeganistão e muitas pessoas concentram-se em restaurantes ou em outros locais de convívio para comemorar o nascimento do profeta Maomé.

O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, condenou, entretanto, o atentado, referindo que o ato foi “um crime imperdoável” realizado por “terroristas inimigos do Islão”. “É um crime contra o Islão e a humanidade (…), os terroristas, uma vez mais, agiram contra os ensinamentos do profeta”, frisou Ghani.

O ataque ainda não foi reivindicado, mas quer os talibãs quer o ramo local do grupo extremista Estado Islâmico já escolheram como alvos religiosos muçulmanos alinhados com o governo.

De acordo com um relatório das Nações Unidas, revelado em julho e citado pela CNN, o número de civis mortos no Afeganistão atingiu valores recorde no primeiro semestre de 2018, ascendendo a 1700 vítimas mortais – o número mais elevado da última década.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Juan Carlos I comunicou ao Rei que vai viver para fora de Espanha

O rei emérito de Espanha comunicou ao seu filho, esta segunda-feira, que decidiu deixar Espanha e escolher outro país para viver, perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. Numa …

Jesus no Benfica por dois anos. "Não vim para me reformar"

O treinador assinou contrato com o Benfica por dois anos, até ao final da temporada 2021/22, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Jorge Jesus foi …

IP diz que "situação técnica complexa" impediu instalação de sistema CONVEL

A Infraestruturas de Portugal justificou, esta segunda-feira, a não instalação do sistema de controlo automático de velocidade nos veículos de conservação de catenária (VCC) com "uma situação muitíssimo complexa do ponto de vista técnico" que …

Bruno Fernandes eleito jogador do mês de julho em Inglaterra

O médio do Manchester United foi eleito pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA) o melhor jogador da Liga inglesa em julho, prémio que o internacional português já tinha arrecadado em junho. Bruno Fernandes, que chegou aos …

MP acusa Agostinho Branquinho de aceitar suborno de 225 mil euros

O Ministério Público (MP) acusa o antigo deputado social-democrata de receber "pelo menos 225 mil euros" para influenciar decisores da Câmara de Valongo a aceitarem a violação de normas urbanísticas na obra de um hospital …

Mário Silva é o novo treinador do Rio Ave

O Rio Ave oficializou, esta segunda-feira, a contratação do treinador Mário Silva, que assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas. Mário Silva, de 43 anos, que estava nos espanhóis do Almería, regressa a Portugal …

Governo assegura que diminuição dos casos não decorre de menos testes

O secretário de Estado da Saúde assegurou, esta segunda-feira, que a diminuição dos novos casos de infeção, registada nos últimos dias, não decorre de uma quebra no número de testes realizados. "Na semana que findou, Portugal …

Dívida pública desceu em junho para 259,8 mil milhões de euros

A dívida pública fixou-se em 259,8 mil milhões de euros em junho, menos 4,6 mil milhões de euros do que em maio e mais 8317 milhões de euros face a junho de 2019, segundo o …

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …