/

Ataques de tubarões já mataram 6 pessoas na Austrália. É o valor mais elevado desde 1934

kenbondy / Flickr

Carcharodon carcharias, conhecido pelo nome comum de tubarão-branco

Seis pessoas já morreram estes ano na Austrália vítimas de ataques de tubarões, sendo este o valor mais elevado de ataques fatais não provocados desde 1934.

Os números são avançados pela revista Vice, que dá conta que a sexta vítima mortal foi um surfista de 52 anos, cujo corpo não foi encontrado. A autoridades da Austrália cancelaram as buscas dois dias depois de este ser visto a ser atacado por um tubarão.

O valor de ataques fatais registado este ano é bem superior à média dos últimos 50 anos na Austrália, que estava fixada em 1,02 mortes por ano. O número de mordidas não provocadas ronda as 17, em linha com os valores da última década.

Segundo a revista norte-americana, estes valores mostram que não é o número de ataques, mas antes a sua natureza que está a contribuir para o aumento de mortes.

“Nalguns casos registados neste ano, parece que o tubarão rondou a área mais do que uma vez, o que é um comportamento incomum para grandes tubarões bancos (…) E quando mordem mais do que uma vez, é mais provável que o ataque seja fatal, uma vez que há uma maior perda de sangue”, disse Blake Chapman, uma bióloga marinha que examinou a neuro-ciência dos tubarões no âmbito do seu doutoramento, ao Guardian Australia.

Chapman disse ainda que várias mordidas podem indicar que os predadores estão a começar os humanos como presas, frisando que o clima pode ser outros dos fatores.

O Bureau of Meteorology, uma associação governamental australiana, anunciou recentemente que o evento climático La Niña atingirá a Austrália. Este fenómeno é normalmente associado a temperaturas mais frias na superfície do mar no Pacífico central e águas mais quentes em torno de grande parte das águas no norte do país.

Estas temperaturas das águas influenciam os padrões de certos peixes, como é o caso do salmão, e, por isso, ditam o movimento dos tubarões que deles se alimentam .

Várias vítimas deste ano foram atacadas por grandes tubarões brancos e a especialista admite uma eventual relação entre o fenómeno climático e os incidentes com os animais: “Tendemos a ver pequenos picos de picadas de tubarão durante o La Niña“, disse.

A especialista observa, contudo, que os detalhes e os dados são ainda escassos, o que torna difícil apontar um motivo concreto para justificar porque é que tantas pessoas já morreram no ano corrente em ataques de tubarões na Austrália.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.