//

Governo britânico alerta para ataques terroristas na Páscoa em Portugal

O governo britânico alertou os seus cidadãos que ataques terroristas em Portugal “não podem ser descartados”, referindo que devem estar “particularmente atentos” durante o período da Páscoa.

“Ataques terroristas em Portugal não podem ser descartados. Os ataques podem ser indiscriminados, incluindo lugares visitados por estrangeiros”, refere a nota, publicada no portal do FCO, o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.

Segundo a informação, publicada esta quinta-feira, os terroristas podem ter como alvos “locais religiosos, incluindo igrejas”, e alertam que as pessoas devem estar “particularmente atentas” durante o período da Páscoa.

“Há uma ameaça maior de ataques terroristas contra o Reino Unido e os Estados Unidos em todo o mundo. Deve ter cuidado neste momento”, conclui o alerta.

A nota acrescenta que cerca de 2,6 milhões de britânicos vistam anualmente Portugal, e que a maior parte das visitas ocorre sem problemas, mas aconselha os visitantes a ter atenção à pequena criminalidade – em particular, aos carteiristas, que tendem a procurar dinheiro e passaportes.

Ainda as queixas falsas

A nota do FCO lembra ainda ter havido relatórios de um aumento das reclamações de turistas britânicos por alegadas intoxicações alimentares e problemas gástricos em durante a sua estadia em Portugal, e continua a aconselhar os cidadãos a apenas considerar apresentar uma queixa se genuinamente tiver razão para tal.

Este alerta mantém-se o ano passado, após notícias de que há empresas britânicas a ensinar os turistas a apresentar queixas falsas em Portugal. “Se fizer uma participação falsa ou fraudulenta, pode ser alvo de procedimentos legais no Reino Unido ou em Portugal”, relembra o Foreign Office aos potenciais interessados em visitar o nosso país.

Estas fraudes são promovidas pelos chamados “claim farmers“, ou “fabricantes de denúncias”, escritórios de advogados que se especializaram na matéria e que também lucram com as falsas reclamações.

ZAP // Bom Dia / UK FCO

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.