/

Ataques no Parlamento iraniano e no mausoléu de Khomeni fazem vários mortos

Abedin Taherkenareh / EPA

-

Um grupo de homens armados abriu fogo, esta quarta-feira, no interior do Parlamento iraniano, em Teerão, no mesmo momento em que um atacante suicida provocou uma explosão no mausoléu do íman Khomeni.

Segundo os meios de comunicação social do Irão, os atentados suicidas e os disparos em Teerão fizeram pelo menos sete mortos e vários feridos. Um deputado disse à estação de televisão iraniana Irib que três homens armados entraram no Parlamento armados com pistolas e espingardas.

Um dos atacantes fez-se explodir no quarto andar do edifício e quatro pessoas foram feitas reféns pelos agressores. Simultaneamente, registou-se uma ação armada contra o mausoléu do imã Khomeni.

Uma mulher fez explodir um engenho junto ao túmulo do fundador da república islâmica, situado a 20 quilómetros a sul da capital do Irão. Pouco depois, explodiu uma outra bomba junto ao mausoléu.

De acordo com órgãos de comunicação social iranianos um atacante foi preso no Parlamento e vários foram capturados junto ao mausoléu.

O Estado Islâmico já reivindicou os ataques, indicou a agência Amaq. “Os combatentes do Estado Islâmico atacaram o mausoléu de Khomeni e o Parlamento de Teerão”, refere a agência controlada pelo grupo terrorista.

Entretanto, uma célula “terrorista” foi neutralizada pelas autoridades em Teerão depois dos ataques armados contra o Parlamento e o mausoléu. De acordo com o Ministério dos Serviços de Inteligência iraniano, os elementos de um terceiro grupo preparavam-se para operar na capital mas foram detidos pelas autoridades.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.