Ataque informático palestiniano a Israel falha. E a culpa é dos hackers que o fizeram

Um ataque informático lançado por hackers palestinianos a cibernautas israelitas falhou miseravelmente. Um erro de programação dos “piratas” informáticos levou a que o vírus não tivesse o efeito pretendido.

Hackers palestinianos lançaram um ataque ransomware, um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infetado com uma espécie de bloqueio, cobrando um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido. Caso não ocorra o mesmo, arquivos podem ser perdidos e até mesmo publicados.

O ataque lançado este sábado revelou-se no entanto inútil, apesar de ter afetado inúmeros sites israelitas. O método usado passou por “contaminar” os registos de DNS da Nagich, um serviço web que fornece a vários sites um widget de acessibilidade para pessoas com deficiências de leitura.

Através desse widget, os piratas conseguiam incorporar o vírus em diversos sites. A mensagem “#OpJerusalem, Jerusalém é a capital da Palestina”, relativa à acesa discussão sobre a soberania do estado, era exibida no ecrã dos utilizadores.

Depois disso, seria feito o download automático do ficheiro “flashplayer_instal.exe”, que estaria contaminado com o ransomware. O que acabou por falhar, uma vez que o ficheiro nem se quer era descarregado. Tudo por causa de um erro de código.

De acordo com o ZDNet, a falha na programação do software nocivo falhou devido a um pequeno, mas fatal, erro. Segundo o código, o download não era feito, caso o sistema operativo do utilizador fosse diferente de “Windows”.

Tudo bem até aqui, não fosse o facto de nenhum utilizador ser apenas “Windows”. Todos têm uma variante relativa ao número da versão do sistema operativo: XP, Vista, 10, etc. O erro foi alertado nas redes sociais por vários utilizadores do Twitter.

A Nagich, responsável pelo widget, conseguiu resolver o problema até ao fim do dia e todos os sites afetados voltaram à normalidade. O tiro acabou por sair pela culatra aos hackers, mas a mensagem fez-se passar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …