Ataque com arco e flecha na Noruega com cinco mortos confirmados. Suspeito mostrava sinais de radicalização

Hakon Mosvold Larsen / EPA

Ataque na Noruega faz vários mortos e feridos

Polícia acredita que o suspeito terá agido sozinho, pelo que não estão a ser feitas buscas para localizar mais envolvidos. Durante a detenção, agentes também terão sido atingidos.

O cidadão dinamarquês de 37 anos que as autoridades norueguesas suspeitam ter sido o autor do ataque de ontem à noite, na cidade de Kongsberg, o qual resultou na morte de cinco pessoas e no ferimento de outras duas, apresentou sinais de radicalização num passado recente, avançou Ole Bredrup Sæverud, comandante da polícia local em conferência de imprensa. O homem, que se terá convertido recentemente ao Islão, foi detido após o ataque.

“Houve ligações anteriores deste indivíduo, que já havia sido condenado por outros crimes, a um regime de islâmico radicalizado mas apontar um motivo para o que aconteceu seria complicado… e demorará tempo”, explicou Sæverud. O responsável adiantou ainda que o suspeito — implicado anteriormente em crimes de roubo e posse de drogas — já admitiu a autoria do crime. No passado terá-lhe sido aplicada uma ordem de restrição que o impedia de se aproximar de uma família depois de ameaçar matar um dos seus membros.

As investigações centram-se agora em descobrir se o ataque teve ou não motivações terroristas.

Entre as vítimas estão quatro mulheres e um homem, todos com idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos. Os dois feridos — um deles um polícia que não estava em serviço — estão atualmente internados em unidades de cuidados intensivos, não sendo conhecida a sua condição de saúde ou a gravidade dos ferimentos.

Os disparos terão acontecido em localizações distintas da cidade de Kongsberg, mas as mortes aconteceram sobretudo num supermercado, explicou a polícia. Os meios de comunicação locais estão a avançar que, para além do arco e flechas, o autor do ataque terá usado ainda outras armas. Durante a sua detenção, o autor envolveu-se em confrontos com a polícia, apesar de não serem conhecidos muitos detalhes relacionados com a interação para além de que também os agentes foram atingidos por disparos de flechas, escreve o The Guardian.

As mortes também terão acontecido apenas depois de o atacante se ter confrontado com a polícia e ter conseguido escapar, com as autoridades a perderem o seu rasto.

 

Øyvind Aas, porta-voz da polícia local, avançou, nas horas seguintes ao ataque, que mais detalhes seriam providenciados no decorrer dos próximos dias, quando as próprias autoridades dispuserem de mais informações sobre o que aconteceu. “Este é uma situação muito séria e muito extensa que naturalmente afeta a cidade de Kongsberg e todos os que nela vivem”, declarou. Para já, a polícia acredita que o indivíduo agiu sozinho, pelo que não estão a ser feitas buscas para encontrar outros envolvidos.

Jonas Gahr Støre, primeiro-ministro eleito que deve tomar posse hoje, classificou o ataque de “horrível”. “Isto é irreal. Mas a realidade é que cinco pessoas foram mortas, muitas estão feridas e muitas outras estão em choque“, afirmou ao canal norueguês NRK.

Kongsberg é cidade com aproximadamente 26 mil habitantes que se localiza a 66 quilómetros a sudoeste de Oslo, capital da Noruega.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

      • Brevik matou por razões políticas, não por razões religiosas.
        O Islão é a única (repito, a única) religião que, no séc. XXI, tem fiéis que regularmente matam em nome da sua fé.

RESPONDER

Leão promete "boa notícia" para as empresas sobre o preço da electricidade

Com as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2022 ao rubro, o ministro das Finanças, João Leão, acredita num entendimento à esquerda e revela que o próximo ano vai trazer "uma boa notícia" …

"Não tenho problema em ir para casa" - e foi mesmo, no dia seguinte

Eduardo Berizzo, seleccionador do Paraguai, disse que não teria que receber qualquer indemnização, se fosse demitido. E foi. O percurso de qualificação para a fase final do Mundial 2022 não está propriamente famoso para os lados …

Revolta contra os preços dos combustíveis. Greves, ameaças de bloqueio e transporte escolar em risco

A contínua subida dos preços dos combustíveis está a gerar uma onda de contestação, com cidadãos a apelarem à greve ao abastecimento, os camionistas a ameaçarem com protestos, alertas de aumento de bens essenciais, como …

Supercomputador prevê classificação final da Premier League — com Brentford à frente do United

Um supercomputador previu a classificação final da Premier League deste ano e pode-se dizer que a tabela classificativa está recheada de surpresas. O atual campeão europeu Chelsea é apontado como o futuro vencedor da Premier League, …

Gary Neville identificou o ponto fraco de Cristiano Ronaldo

Gary Neville diz que Cristiano Ronaldo "não trabalha o suficiente nos grandes jogos". O ex-futebolista alerta o treinador do United para tomar medidas para precaver isto. Apesar dos seus feitos extraordinários, Cristiano Ronaldo é um ser …

Infarmed aprovou financiamento público para o medicamento mais caro do mundo

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1. "Foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma, uma nova opção …

Explosão em mesquita no Afeganistão faz vários mortos

Uma forte explosão atingiu, esta sexta-feira, uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no Afeganistão, tendo feito vários mortos e feridos. De acordo com a BBC, pelo menos 16 pessoas morreram e 32 ficaram feridas, na …

PCP diz ser "lamentável ver ministros a falar de eleições antecipadas"

O líder parlamentar do PCP respondeu aos ministros do Governo socialista que, nos últimos dias, têm acenado com os problemas de um eventual cenário de eleições antecipadas. Nos últimos dias foram vários os ministros que têm …

Médico que salvou Eriksen diz que teve sorte: "Os remédios para o coração só duram dois meses"

O médico que salvou Christian Eriksen diz que o futebolista teve sorte. Os medicamentos para o coração "só duram dois meses" e, por acaso, o que Morten Boesen tinha na mala era novo. O mundo do …

Polónia legaliza expulsão de migrantes nas fronteiras (e vai construir muro ao estilo de Trump)

O parlamento polaco aprovou esta quinta-feira uma alteração à lei nacional sobre os estrangeiros que legaliza a prática controversa de expulsão nas suas fronteiras e permite ignorar um pedido de asilo feito após a travessia …