Ataque aéreo da coligação internacional mata “por engano” 18 combatentes aliados

A coligação internacional contra o grupo extremista Estado Islâmico matou por engano 18 combatentes aliados das Forças Democráticas sírias num ataque aéreo no nordeste da Síria, indicou esta quinta-feira o comando das forças norte-americanas no Médio Oriente.

O incidente ocorreu na terça-feira perto da cidade de Tabqa, onde se encontra uma barragem estratégica no Eufrates que a aliança árabe-curda das Forças Democráticas da Síria (FDS) se esforça por recuperar ao Estado Islâmico, no quadro da ofensiva sobre Raqa, a capital de facto dos jihadistas.

O objetivo era matar elementos do Estado Islâmico, mas foram membros das Forças Democratas Sírias que foram bombardeados e mortos no mais recente ataque aéreo liderado pelos Estados Unidos da América.

As forças aliadas FDS deram à aviação da coligação as coordenadas erradas e foi uma posição sua que foi atingida. A revelação foi feita esta quinta-feira pelo Pentágono.

“O ataque foi pedido pelas forças aliadas que identificaram a localização do alvo como uma posição do Estado Islâmico. No entanto, a localização veio a revelar-se ser uma posição das Forças Democratas Sírias”, lê-se num comunicado do Pentágono citado pela imprensa internacional.

O comando norte-americano já apresentou as suas “mais profundas condolências aos membros da coligação e respetivas famílias”, garantindo que está a apurar as causas do incidente e irá implementar as medidas necessárias para prevenir que ocorram situações semelhantes no futuro”.

As FDS, com a ajuda aérea e terrestre da coligação liderada pelos Estados Unidos, já conseguiram cercar Tabqa.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …

Um escape online. Hotel tailandês oferece excursões virtuais para que crianças possam ver elefantes de perto

Os museus virtuais são uma boa forma de manter as crianças entretidas durante o confinamento. Se essa transmissão em tempo real envolver elefantes em vez de obras de arte, melhor ainda. O Anantara Golden Triangle Elephant …

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

Uma pessoa próxima à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio. O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana …

"O terrorismo nunca tem a última palavra." Papa Francisco visita Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque

A viagem do Papa Francisco pelo Iraque continua. No terceiro dia, Francisco orou pelas vítimas da guerra no Médio Oriente. O Papa Francisco viajou este domingo até Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, alvo da …

Pedro Pichardo conquista ouro no triplo salto

O português Pedro Pichardo conquistou, este domingo, o ouro no triplo salto. A medalha foi-lhe garantida no primeiro salto, mas qualquer um dos que se seguiram lhe garantiriam o primeiro lugar. Pedro Pichardo conquistou este domingo …

Inteligência Artificial dá vida a fotos antigas dos seus familiares

Um novo serviço de Inteligência Artificial permite animar fotografias antigas. Pode dar vida a tudo, desde fotos antigas de um familiar a um retrato de uma figura histórica. A empresa MyHeritage lançou um novo serviço chamado …

De "velho" a "enternecedor". As reações dos partidos às críticas de Cavaco Silva

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva teceu duras críticas, este sábado, ao Governo português. PS, PCP e Bloco de Esquerda reagiram. Este sábado, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando …

Descoberto dinossauro carnívoro que viveu nos Pirenéus há 66 milhões de anos

Cientistas identificaram uma nova espécie de dinossauro carnívoro, que viveu nos Pirenéus há cerca de 66 milhões de anos. De acordo com o canal estatal russo RT, a partir de alguns fósseis encontrados em Conca Dellà, …