Astrónomos descobrem vulcão de gelo que é metade do Evereste no planeta anão Ceres

NASA

Ahuna Mons, a montanha de Ceres que é um vulcão de gelo, segundo a NASA.

Investigadores da NASA acreditam ter encontrado um vulcão de gelo, com metade da altura do Monte Evereste, na superfície do planeta anão Ceres.

Esta “grande descoberta”, como refere o principal investigador da missão da NASA, Christopher Russell, em declarações ao site Gizmodo, foi feita graças à nave espacial Dawn, que já tinha ajudado a desvendar o mistério das manchas de Ceres.

Agora, a Dawn permite à NASA concluir que a montanha Ahuna Mons, situada na superfície do planeta anão, foi habitada por “um dragão que soprava gelo, não fogo” e que se trata, na verdade, de um “vulcão de lama salgada”.

“Ahuna Mons é a prova de um tipo incomum de vulcanismo, envolvendo água salgada e lama“, explica Ottaviano Ruesch, do Centro Espacial de Voo Goddard da NASA.

Este tipo de vulcões gelados ou criovulcões pouco têm que ver com os vulcões da Terra.

“No Sistema Solar exterior, nunca vemos vulcões clássicos porque as temperaturas são muito baixas. Em vez disso, temos gelo de água salgada. Com as temperaturas certas, esse material pode fundir-se e subir até à superfície”, refere Ruesch para explicar que esse deve ter sido o processo que ocorreu em Ceres, com Ahuna Mons.

Este “vulcão de gelo” tem quatro quilómetros de altura e 15 de largura, conforme dados avançados pelo Gizmodo, e terá sido formado há milhões de anos por lava salgada expelida de debaixo da superfície.

Christopher Russell repara, em declarações à mesma publicação, que “se se olhar para a montanha, tem pó no topo, como se tivesse sido levantada para fora da crosta”, o que, destaca, apoia a ideia de que “levantou o chão por baixo dela, como um elevador a subir do planeta”.

Este investigador não duvida de que estamos perante “uma grande descoberta” e Lucy McFadden, especialista da NASA também envolvida nesta pesquisa que foi publicada na revista Science, diz que “não há nada como Ahuna Mons no nosso Sistema Solar”, embora haja indícios de actividade criovulcânica noutros planetas, como em Saturno e Plutão.

Mas Ahuna Mons “é o primeiro criovulcão que vimos que foi produzido por uma mistura de salmoura e lama“, destaca Lucy McFadden no site da NASA.

Os investigadores estão “confiantes” de que o “vulcão de gelo” de Ceres “se formou durante o último milhar de milhão de anos, mais possivelmente há cerca de poucas centenas de milhões de anos”, conforme destaca Ruesch, concluindo assim, que esta aparente actividade geológica é muito recente, tendo em conta um Sistema Solar que tem 4.500 milhões de anos.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …