Astrónomos descobrem vulcão de gelo que é metade do Evereste no planeta anão Ceres

NASA

Ahuna Mons, a montanha de Ceres que é um vulcão de gelo, segundo a NASA.

Investigadores da NASA acreditam ter encontrado um vulcão de gelo, com metade da altura do Monte Evereste, na superfície do planeta anão Ceres.

Esta “grande descoberta”, como refere o principal investigador da missão da NASA, Christopher Russell, em declarações ao site Gizmodo, foi feita graças à nave espacial Dawn, que já tinha ajudado a desvendar o mistério das manchas de Ceres.

Agora, a Dawn permite à NASA concluir que a montanha Ahuna Mons, situada na superfície do planeta anão, foi habitada por “um dragão que soprava gelo, não fogo” e que se trata, na verdade, de um “vulcão de lama salgada”.

“Ahuna Mons é a prova de um tipo incomum de vulcanismo, envolvendo água salgada e lama“, explica Ottaviano Ruesch, do Centro Espacial de Voo Goddard da NASA.

Este tipo de vulcões gelados ou criovulcões pouco têm que ver com os vulcões da Terra.

“No Sistema Solar exterior, nunca vemos vulcões clássicos porque as temperaturas são muito baixas. Em vez disso, temos gelo de água salgada. Com as temperaturas certas, esse material pode fundir-se e subir até à superfície”, refere Ruesch para explicar que esse deve ter sido o processo que ocorreu em Ceres, com Ahuna Mons.

Este “vulcão de gelo” tem quatro quilómetros de altura e 15 de largura, conforme dados avançados pelo Gizmodo, e terá sido formado há milhões de anos por lava salgada expelida de debaixo da superfície.

Christopher Russell repara, em declarações à mesma publicação, que “se se olhar para a montanha, tem pó no topo, como se tivesse sido levantada para fora da crosta”, o que, destaca, apoia a ideia de que “levantou o chão por baixo dela, como um elevador a subir do planeta”.

Este investigador não duvida de que estamos perante “uma grande descoberta” e Lucy McFadden, especialista da NASA também envolvida nesta pesquisa que foi publicada na revista Science, diz que “não há nada como Ahuna Mons no nosso Sistema Solar”, embora haja indícios de actividade criovulcânica noutros planetas, como em Saturno e Plutão.

Mas Ahuna Mons “é o primeiro criovulcão que vimos que foi produzido por uma mistura de salmoura e lama“, destaca Lucy McFadden no site da NASA.

Os investigadores estão “confiantes” de que o “vulcão de gelo” de Ceres “se formou durante o último milhar de milhão de anos, mais possivelmente há cerca de poucas centenas de milhões de anos”, conforme destaca Ruesch, concluindo assim, que esta aparente actividade geológica é muito recente, tendo em conta um Sistema Solar que tem 4.500 milhões de anos.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …