Astrónomos descobrem vulcão de gelo que é metade do Evereste no planeta anão Ceres

NASA

Ahuna Mons, a montanha de Ceres que é um vulcão de gelo, segundo a NASA.

Investigadores da NASA acreditam ter encontrado um vulcão de gelo, com metade da altura do Monte Evereste, na superfície do planeta anão Ceres.

Esta “grande descoberta”, como refere o principal investigador da missão da NASA, Christopher Russell, em declarações ao site Gizmodo, foi feita graças à nave espacial Dawn, que já tinha ajudado a desvendar o mistério das manchas de Ceres.

Agora, a Dawn permite à NASA concluir que a montanha Ahuna Mons, situada na superfície do planeta anão, foi habitada por “um dragão que soprava gelo, não fogo” e que se trata, na verdade, de um “vulcão de lama salgada”.

“Ahuna Mons é a prova de um tipo incomum de vulcanismo, envolvendo água salgada e lama“, explica Ottaviano Ruesch, do Centro Espacial de Voo Goddard da NASA.

Este tipo de vulcões gelados ou criovulcões pouco têm que ver com os vulcões da Terra.

“No Sistema Solar exterior, nunca vemos vulcões clássicos porque as temperaturas são muito baixas. Em vez disso, temos gelo de água salgada. Com as temperaturas certas, esse material pode fundir-se e subir até à superfície”, refere Ruesch para explicar que esse deve ter sido o processo que ocorreu em Ceres, com Ahuna Mons.

Este “vulcão de gelo” tem quatro quilómetros de altura e 15 de largura, conforme dados avançados pelo Gizmodo, e terá sido formado há milhões de anos por lava salgada expelida de debaixo da superfície.

Christopher Russell repara, em declarações à mesma publicação, que “se se olhar para a montanha, tem pó no topo, como se tivesse sido levantada para fora da crosta”, o que, destaca, apoia a ideia de que “levantou o chão por baixo dela, como um elevador a subir do planeta”.

Este investigador não duvida de que estamos perante “uma grande descoberta” e Lucy McFadden, especialista da NASA também envolvida nesta pesquisa que foi publicada na revista Science, diz que “não há nada como Ahuna Mons no nosso Sistema Solar”, embora haja indícios de actividade criovulcânica noutros planetas, como em Saturno e Plutão.

Mas Ahuna Mons “é o primeiro criovulcão que vimos que foi produzido por uma mistura de salmoura e lama“, destaca Lucy McFadden no site da NASA.

Os investigadores estão “confiantes” de que o “vulcão de gelo” de Ceres “se formou durante o último milhar de milhão de anos, mais possivelmente há cerca de poucas centenas de milhões de anos”, conforme destaca Ruesch, concluindo assim, que esta aparente actividade geológica é muito recente, tendo em conta um Sistema Solar que tem 4.500 milhões de anos.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Portugueses poupam, em média, 161 euros por mês em teletrabalho

Os portugueses conseguem poupar, em média, cerca de 161 euros por mês em teletrabalho, segundo estudo da Fixando sobre "O Futuro do Trabalho em Portugal". As conclusões deste estudo da Fixando, realizado junto de 6500 pessoas …

Rio de Janeiro propõe mini carnaval numa ilha para provar eficácia das vacinas

O autarca da cidade brasileira do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, quer celebrar um mini carnaval antecipado na ilha de Paquetá, cuja população será massivamente vacinada contra a Covid-19 no próximo domingo. “Se tudo der certo, …

Coreia do Sul faz exercícios militares perto de ilhas reivindicadas pelo Japão

A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países. Segundo o Público, que cita a …

Em direto: Hungria vs Portugal | Começa o jogo em Budapeste

Portugal inicia a defesa do título de Campeão da Europa frente à Hungria, partida que abre o Grupo F da prova. O jogo tem lugar na Puskas Arena, em Budapeste, às 17h. Acompanhe-o ao vivo …

Rio tem "opinião", mas recusa comentar polémica entre Marcelo e Costa

Rui Rio, presidente do PSD, recusou, esta terça-feira, comentar as diferentes posições manifestadas pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da República sobre o desconfinamento. Apesar de ter uma "opinião", Rui Rio será "o último" a interferir na …

Marcelo deixa mensagem à Seleção: "Não há empates, temos de jogar para ganhar"

Portugal está em contagem decrescente para a estreia no Europeu. Esta terça-feira, o Presidente da República deixou uma mensagem à Seleção Nacional. Na Turquia, onde vai ver o jogo de Portugal contra a Hungria, Marcelo Rebelo …

Portugal regista 973 novos casos e duas mortes

Nas últimas 24 horas, houve 973 novos casos positivos de covid-19 e morreram duas pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, …

Escritora Manuela Gonzaga é candidata do PAN à Câmara de Lisboa

A escritora, historiadora e ex-jornalista Manuela Gonzaga é a candidata do PAN à presidência da Câmara Municipal de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, anunciou na segunda-feira o partido, remetendo para quarta-feira a apresentação da candidatura. "Com …

Costa Andrade acusa PGR de querer agir "à revelia" da Constituição e da lei

O ex-presidente do Tribunal Constitucional acusou, esta segunda-feira, a Procuradora-Geral da República (PGR) de pretender intervir no processo criminal, classificando esta atuação como "própria de um processo inquisitório" e "à revelia da Constituição e da …

Secretário-geral do PSD prevê "grande resultado" nacional nas autárquicas

O secretário-geral e coordenador autárquico do PSD disse antecipar que o partido terá "um grande resultado no país" e manifestou-se convicto da vitória em Portalegre, com a candidata Fermelinda Carvalho. No jantar de encerramento do primeiro …