Astrónomos descobrem vulcão de gelo que é metade do Evereste no planeta anão Ceres

NASA

Ahuna Mons, a montanha de Ceres que é um vulcão de gelo, segundo a NASA.

Investigadores da NASA acreditam ter encontrado um vulcão de gelo, com metade da altura do Monte Evereste, na superfície do planeta anão Ceres.

Esta “grande descoberta”, como refere o principal investigador da missão da NASA, Christopher Russell, em declarações ao site Gizmodo, foi feita graças à nave espacial Dawn, que já tinha ajudado a desvendar o mistério das manchas de Ceres.

Agora, a Dawn permite à NASA concluir que a montanha Ahuna Mons, situada na superfície do planeta anão, foi habitada por “um dragão que soprava gelo, não fogo” e que se trata, na verdade, de um “vulcão de lama salgada”.

“Ahuna Mons é a prova de um tipo incomum de vulcanismo, envolvendo água salgada e lama“, explica Ottaviano Ruesch, do Centro Espacial de Voo Goddard da NASA.

Este tipo de vulcões gelados ou criovulcões pouco têm que ver com os vulcões da Terra.

“No Sistema Solar exterior, nunca vemos vulcões clássicos porque as temperaturas são muito baixas. Em vez disso, temos gelo de água salgada. Com as temperaturas certas, esse material pode fundir-se e subir até à superfície”, refere Ruesch para explicar que esse deve ter sido o processo que ocorreu em Ceres, com Ahuna Mons.

Este “vulcão de gelo” tem quatro quilómetros de altura e 15 de largura, conforme dados avançados pelo Gizmodo, e terá sido formado há milhões de anos por lava salgada expelida de debaixo da superfície.

Christopher Russell repara, em declarações à mesma publicação, que “se se olhar para a montanha, tem pó no topo, como se tivesse sido levantada para fora da crosta”, o que, destaca, apoia a ideia de que “levantou o chão por baixo dela, como um elevador a subir do planeta”.

Este investigador não duvida de que estamos perante “uma grande descoberta” e Lucy McFadden, especialista da NASA também envolvida nesta pesquisa que foi publicada na revista Science, diz que “não há nada como Ahuna Mons no nosso Sistema Solar”, embora haja indícios de actividade criovulcânica noutros planetas, como em Saturno e Plutão.

Mas Ahuna Mons “é o primeiro criovulcão que vimos que foi produzido por uma mistura de salmoura e lama“, destaca Lucy McFadden no site da NASA.

Os investigadores estão “confiantes” de que o “vulcão de gelo” de Ceres “se formou durante o último milhar de milhão de anos, mais possivelmente há cerca de poucas centenas de milhões de anos”, conforme destaca Ruesch, concluindo assim, que esta aparente actividade geológica é muito recente, tendo em conta um Sistema Solar que tem 4.500 milhões de anos.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d'Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue. O psicólogo Quintino Aires foi afastado do …

Nunca houve tão poucos médicos especialistas em exclusividade no SNS. São menos de 5000

O SNS perdeu 1284 médicos em regime de exclusividade nos últimos cinco anos. Nunca houve tão poucos especialistas a trabalhar de forma exclusiva no Serviço Nacional de Saúde. Segundo avança o jornal Público, nunca houve tão …