Plutão pode ter um oceano de água líquida sob a crosta congelada

New Horizons / NASA

Imagem de Plutão enviada pela New Horizons em julho de 2015

Imagem de Plutão enviada pela New Horizons em julho de 2015

A hipótese de o planeta-anão ter água em estado líquido escondida em seu interior acaba de ganhar força.

Os dados recolhidos pela sonda New Horizons, que sobrevoou Plutão entre julho e meados de novembro de 2015, continuam a ser analisados pelos cientistas e, de acordo com um artigo publicado na Geophysical Research Letters, foi descoberta atividade tectónica sob a superfície congelada do planeta, com a possibilidade de haver um oceano de água líquida entre a superfície e o seu núcleo.

A investigação sugere ainda que Plutão não seja totalmente sólido, abrindo a possibilidade de outros planetas com formação semelhante contarem com um oceano subterrâneo.

“O nosso estudo mostra que a recente atividade geológica de Plutão pode ser conduzida a partir de mudanças de fase no gelo – sem que marés, materiais tóxicos ou processos pouco comuns sejam necessários”, afirmou a equipa de cientistas liderada por Noah Hammond, da Brown University.

De acordo com os investigadores, dependendo da profundidade do gelo, a pressão aplicada abaixo da superfície poderia manter a água em estado líquido.

Outra investigadora da equipa, Amy Barr, do Planetary Science Institute, acredita que essa análise apoia a ideia de que os oceanos podem ser uma ocorrência comum em objetos de grande porte do Cinturão de Kuiper, região onde fica Plutão.

Os cientistas sugerem ainda que a decadência de minerais radioativos no núcleo rochoso do planeta poderia estar a gerar calor suficiente para impedir que a água no seu interior congele.

No entanto, os cientistas não esperam encontrar nenhum tipo de vida nos supostos oceanos subterrâneos do Plutão, como alguns imaginam que possa existir, por exemplo, na lua de Saturno Encélado, onde foi descoberto um oceano global de água subterrâneo.

Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marta Temido aponta para continuação das restrições em Lisboa

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que a situação epidemiológica da covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve traduzir-se na continuidade da aplicação das medidas de restrição em vigor. “Os números neste …

Primeiro julgamento ao abrigo da lei de segurança nacional em Hong Kong

Um homem acusado de conduzir uma motocicleta contra polícias de Hong Kong, enquanto transportava uma bandeira de protesto, tornou-se esta quarta-feira na primeira pessoa a ser julgada ao abrigo da lei de segurança nacional, aprovada …

Lei húngara que discrimina população LGBT+ "é uma vergonha", diz Ursula von der Leyen

O projeto de lei aprovado pela Hungria, que proíbe a divulgação a menores de 18 anos de conteúdos que incluam a "representação e promoção de uma identidade de género diferente do sexo à nascença, da …

Técnicos de Emergência queixam-se de atraso no pagamento de subsídio de risco

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Médica Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou esta quarta-feira a falta de pagamento, pelo INEM, do subsídio de risco covid-19 referente a abril, que deveria ter sido pago com o salário processado …

Bastonária dos Enfermeiros apela ao aproveitamento de recém-licenciados para vacinação

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, salientou esta terça-feira a importância de serem aproveitados ao máximo os profissionais recém-licenciados que estão a entrar no mercado para aumentar o ritmo de vacinação …

Portugal vs França Em Direto. Onze provável da seleção com Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Críticas de Merkel sobre entradas em Portugal são "difíceis de entender", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera "difíceis de entender" as críticas da chanceler alemã Angela Merkel sobre a entrada de ingleses em Portugal. Na terça-feira, Merkel criticou a falta de regras na União …

Governo britânico descarta referendo à independência da Escócia antes de 2024

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não vai autorizar um novo referendo à independência da Escócia antes das próximas eleições gerais, previstas para 2024, afirmou esta quarta-feira o ministro de Estado britânico, Michael Gove. Em entrevista ao …

PSD quer revogar regime de libertação de reclusos após fim da vacinação nas prisões

O PSD entregou esta quarta-feira um projeto-lei que pretende revogar, a partir de 1 de julho, o regime excecional de libertação de presos, associado a uma resolução para que todos os reclusos sejam vacinados até …

Reforma eleitoral promovida por Joe Biden travada no Senado dos EUA

A reforma eleitoral promovida pelo presidente norte-americano Joe Biden, considerada a maior das últimas décadas, foi travada no Senado dos Estados Unidos pela oposição do partido republicano. Em votação na câmara alta do Congresso na tarde …