Plutão pode ter um oceano de água líquida sob a crosta congelada

New Horizons / NASA

Imagem de Plutão enviada pela New Horizons em julho de 2015

Imagem de Plutão enviada pela New Horizons em julho de 2015

A hipótese de o planeta-anão ter água em estado líquido escondida em seu interior acaba de ganhar força.

Os dados recolhidos pela sonda New Horizons, que sobrevoou Plutão entre julho e meados de novembro de 2015, continuam a ser analisados pelos cientistas e, de acordo com um artigo publicado na Geophysical Research Letters, foi descoberta atividade tectónica sob a superfície congelada do planeta, com a possibilidade de haver um oceano de água líquida entre a superfície e o seu núcleo.

A investigação sugere ainda que Plutão não seja totalmente sólido, abrindo a possibilidade de outros planetas com formação semelhante contarem com um oceano subterrâneo.

“O nosso estudo mostra que a recente atividade geológica de Plutão pode ser conduzida a partir de mudanças de fase no gelo – sem que marés, materiais tóxicos ou processos pouco comuns sejam necessários”, afirmou a equipa de cientistas liderada por Noah Hammond, da Brown University.

De acordo com os investigadores, dependendo da profundidade do gelo, a pressão aplicada abaixo da superfície poderia manter a água em estado líquido.

Outra investigadora da equipa, Amy Barr, do Planetary Science Institute, acredita que essa análise apoia a ideia de que os oceanos podem ser uma ocorrência comum em objetos de grande porte do Cinturão de Kuiper, região onde fica Plutão.

Os cientistas sugerem ainda que a decadência de minerais radioativos no núcleo rochoso do planeta poderia estar a gerar calor suficiente para impedir que a água no seu interior congele.

No entanto, os cientistas não esperam encontrar nenhum tipo de vida nos supostos oceanos subterrâneos do Plutão, como alguns imaginam que possa existir, por exemplo, na lua de Saturno Encélado, onde foi descoberto um oceano global de água subterrâneo.

Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Risco de readmissão é grande". Quase um terço dos infetados voltou ao hospital (e um em cada oito morreu)

De acordo com um estudo recente realizado no Reino Unido, quase um terço das pessoas que tiveram alta de um internamento por problemas de saúde relacionados com a covid-19, em Inglaterra, regressaram ao hospital pela …

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada", perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu esta …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …

Benfica anuncia surto e pode parar duas semanas. Vieira é um dos infetados

Foram identificados 17 novos casos de covid-19 no SL Benfica. Em comunicado, o clube remeteu à DGS a decisão de parar durante duas semanas. O Benfica detetou 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica …