Quatro astronautas planeiam votar a partir do Espaço nas presidenciais dos Estados Unidos

(dr) Envato Elements

Os astronautas norte-americanos Kate Rubins, Mike Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker planeiam votar nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, agendadas para o início de novembro, a partir do Espaço.

Segundo o portal The Verge, Rubins é a primeira astronauta que chegará à Estação Espacial Internacional (EEI) antes das eleições presidenciais norte-americanas.

Chegará a bordo do foguete russo Soyuz, que será lançado a 14 de outubro, e seguirá juntamente com dois cosmonautas. “Acho que é muito importante que todos votem (…) Se podemos fazê-lo a partir do Espaço, então acredito que as pessoas também podem fazê-lo em terra”, disse a astronauta em declarações à agência AP.

Pouco depois chegarão os Hopkins, Glover e Walker, que seguirão a bordo do segundo voo da Crew Dragon da SpaceX juntamente com o astronauta japonês Soichi Noguchi. Tal como Rubins, estes astronautas também pretendem votar a partir do Espaço.

“Todos nós estamos a planear votar a partir do Espaço (…) A NASA funciona muito bem com as diferentes organizações eleitorais, porque todos nós votamos em condados diferentes. Mas foi mais fácil para nós dizer que votaríamos a partir do Espaço – e é isso que vamos fazer”, disse Walker numa conferência de imprensa.

Walker já votou a partir do Espaço. Foi em 2010 durante a sua primeira viagem à EEI.

Segundo o portal The Verge, que recorda que a NASA tem uma presença de duas décadas na NASA, votar a partir do Espaço é muito simples.

Antes de partirem na missão, astronautas preenchem o um formulário, o Federal Post Card Application, que é o mesmo que os militares usam para votar durante destacamentos fora do país. Depois de este formulário ser aprovado, os funcionários do condado em causa que supervisionam as eleições na região de origem do astronauta enviem cédulas de teste para a NASA, que são, na verdade, PDFs seguros.

A agência espacial norte-americana testa depois se as cédulas podem ser preenchidas a partir do Espaço, recorrendo a um computador para treinos.

Caso funcione, o Centro de Controlo da Missão da NASA envia por e-mail aos astronautas as cédulas no dia da eleição. Os astronautas escolhem depois o seu candidato e, em seguida, enviam a cédula por e-mail para a NASA que, por sua vez, envia as cédulas da eleição para os vários departamentos eleitorais dos respetivos condados.

Ao que tudo indica, estes quatro astronautas votarão a partir do Espaço. Contudo, importa frisar, os lançamentos estão sujeitos a atrasos, o que pode impedir o “voto espacial”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura concorre pelo Chega à Assembleia Municipal de Moura

André Ventura é o candidato do partido à Assembleia Municipal de Moura nas próximas eleições autárquicas, anunciou o próprio esta quinta-feira. O presidente do Chega, André Ventura, disse esta quinta-feira que vai ser o cabeça-de-lista do …

Texas vai permitir porte de armas em público sem ser necessária qualquer licença

O governador republicano do Texas assinou uma lei que permite o porte de armas em público, sem respetiva licença, a última de uma série de medidas que expandem este tipo de direitos nos estados conservadores …

Para já, Ivo Rosa escapa de um inquérito disciplinar do Conselho Superior da Magistratura

O Conselho Superior da Magistratura não vai abrir inquérito disciplinar a Ivo Rosa, pelo menos, para já. O órgão de gestão dos juízes concluiu que não há suspeitas de violação de caso julgado na decisão …

Mario Gómez: "O futebol é como a roupa, é de modas"

Comentário do antigo internacional alemão sobre as funções do ponta-de-lança atual. Mario não tem saudades dos relvados. Mario Gómez García, o homem que veio de Riedlingen, na República Federal da Alemanha, para marcar muitos golos. Figura …

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …