/

Do Espaço ao ponto mais profundo dos oceanos. Ex-astronauta chegou a um lugar onde nunca nenhuma mulher esteve

Quase 40 anos depois de se tornar a primeira mulher nos Estados Unidos a fazer uma caminhada espacial, a geóloga e astronauta Kathryn Sullivan tornou-se a primeira mulher a alcançar o abismo Challenger, no fundo da Fossa das Marianas, no oceano Pacífico.

Entre 7 e 8 de junho, Kathryn Sullivan, de 68 anos, alcançou o Challenger Chasm, o ponto mais profundo conhecido na hidrosfera do fundo do mar da Terra, a uma profundidade de cerca de 11 quilómetros.

Sullivan desceu até ao ponto mais profundo dos oceanos no Limiting Factor, um submersível para duas pessoas projetado e construído pelo fabricante privado Triton Submarines, como parte da Expedição Oceânica de Caladan Ocean of Fire, liderada pelo investidor Victor Vescovo, que pilotou o submersível.

“Como oceanógrafa e astronauta híbrida, este foi um dia extraordinário, um dia na vida, vendo a paisagem lunar do Challenger Deep e comparando observações com os meus colegas da EEI sobre a nossa extraordinária nave espacial reutilizável e reutilizável” disse Sullivan, em comunicado.

Como astronauta, Kathryn Sullivan participou em três missões de vaivém espacial, tornando-se a primeira mulher norte-americana a flutuar livremente no Espaço em 1984. Depois, deixou a NASA para se tornar administradora da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

Em maio do ano passado, Vescovo, de 53 anos, anunciou que ainda tinha chegado a um ponto mais profundo, quebrando a o recorde de Cameron. O explorador disse que desceu 10.927 quilómetros na Fossa das Marianas, ultrapassando o diretor de cinema James Cameron.

Em maio do mesmo ano, Vescovo tornou-se a primeira pessoa a visitar o Challenger Deep duas vezes.

Em abril foi anunciado que Vescovo levaria passageiros civis num navio de vigilância da Marinha até ao ponto mais profundo dos oceanos.

Até hoje, oito pessoas chegaram ao fundo do Challenger Deep.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.