James Cameron acredita que encontrou as “portas” de Atlântida

Gage Skidmore / Flickr

O realizador James Cameron.

O realizador James Cameron.

James Cameron, o famoso realizador do filme “Titanic”, acredita que encontrou vestígios da lendária Atlântida. O cineasta está envolvido num documentário que pretende desvendar o mistério em torno da mítica ilha que se terá afundado no mar.

O mito de Atlântida continua a intrigar arqueólogos por todo o mundo e se não há provas de que a ilha existiu mesmo fora da obra do filósofo grego Platão, há muitas teorias sobre o assunto.

Este lendário pedaço de terra que ficaria situado no meio do Oceano Atlântico, em frente ao Estreito de Gibraltar, ter-se-á afundado por causa da ira dos Deuses, segundo Platão. Mas os cientistas que exploram o assunto acreditam que, se Atlântida existiu de facto, pode ter desaparecido por causa de um tsunami, de um vulcão ou de um qualquer outro desastre natural.

O certo é que ninguém encontrou, até agora, quaisquer vestígios que deem forma ao mito. Mas James Cameron, o realizador de Hollywood conhecido por ser o responsável por filmes como “Avatar”, “Titanic” e “Aliens, o resgate”, acredita que tropeçou nas portas de Atlântida.

O realizador, que já venceu três Óscares, embrenhou-se nas investigações sobre o assunto no âmbito de uma série documental intitulada “Atlantis Rising” (O levantar de Atlântida) que começou a ser transmitida, nos EUA, pelo canal The National Geographic, neste domingo, 29 de Janeiro.

Cameron assume o papel de produtor executivo e reúne forças com o também premiado realizador de documentários Simcha Jacobovici, que esteve envolvido no controverso “O túmulo perdido de Jesus”, uma investigação na qual se alega a descoberta das ossadas do Messias (o que contraria a fé na ressurreição de Jesus).

Os dois cineastas fazem parceria com um grupo de arqueólogos, cientistas e historiadores numa investigação que recorre a tecnologia de ponta com o intuito de provar a existência de Atlântida.

E uma das provas que dá a Cameron e seus pares a certeza de que essa mítica ilha foi real é um conjunto de seis âncoras, datadas de há cerca de quatro mil anos, que foram descobertas mesmo às portas do Mediterrâneo, no Estreito de Gibraltar.

O realizador diz na revista People que “as âncoras são algo nunca visto antes” e um dado “muito intrigante”, por serem “uma prova física” da hipótese de Atlântida ter de facto existido.

Uma descoberta “muito grande”

“Na rota da procura por Atlântida e explorando os possíveis locais, chegamos a algumas provas muito boas de que houve, realmente, uma cultura de comércio baseada em navios fora dos chamados Pilares de Hércules, que é o Estreito de Gibraltar, ao largo da costa de Espanha. Ora, isto é muito grande”, nota ainda Cameron na People.

O realizador assume que esta procura por Atlântida implica “uma espécie de ideia Disney” e diz que “Platão pode ter apenas, feito o equivalente do Antigo Grego para a ficção científica”. “Mas não seria fantástico se pudéssemos descobrir que há, de facto, alguma substância por trás do mito”, pergunta.

A equipa envolvida nesta expedição recorreu às mais inovadoras técnicas actuais para explorar um “mapa virtual” elaborado a partir dos antigos escritos de Platão.

Entre as várias pesquisas elaboradas, exploram a ideia de que alguns habitantes de Atlântida podem ter conseguido fugir e instalar-se no Sul de Espanha, onde terão deixado gravuras rupestres na pedra, lembrando a sua terra perdida.

Procedendo a análises com a técnica de imagem multi-espectral, detectaram várias figuras que terão sido desenhadas como se estivessem debaixo de água, o que parece ir no sentido de que Atlântida se afundou no mar e, logo, de que existiu de facto.

  SV, ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ainda ontem encontrei uma linda e bela espanhola que me afirmou ser descendente dessa ilha quando a interroguei de onde vinha tanta beleza!.

  2. Quanto é que o governo espanhol lhe pagou? E que tal investigar uma pirâmide submersa com km de base encontrada ao largo do Algarve. Este realizador não leu Blake&Mortimer.

  3. Ele descobriu foi as portas de casa dele após uma noite de excessos. E com a camada que levava em cima pensou que eram as portas da Atlântida. Descansa Cameron… que bem precisas

RESPONDER

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …