O asteróide de “O Principezinho” é real

PortoEditora / Facebook

Sabia que o asteróide de “O Principezinho” existe? A versão real é um asteróide de dois quilómetros de largura chamado 46610 Bésixdouze.

No clássico livro infantil, um piloto perdido no deserto do Saara conhece um menino estranho, que afirma ser um viajante espacial de um pequeno asteróide chamado B612. É um mundo fantasioso do tamanho de uma casa, com dois vulcões ativos e um adormecido, uma infestação de baobás e uma rosa sensível.

O menino (que o piloto chama de Principezinho) diz ao piloto que passou o seu tempo no B612 a tentar manter os baobás sob controlo e a cuidar da rosa bonita, mas exigente. O Principezinho amava a rosa, mas sentia que ela o tinha usado, por isso deixou B612 para explorar os outros planetas.



Por causa desta história, em 1993, um asteróide foi nomeado 46610 Bésixdouze em homenagem ao planeta do protagonista. O número 46610, convertido no sistema hexadecimal, dá B612. E “Bésixdouze” é como se diz “B612” em francês.

46610 Bésixdouze é um asteróide escuro e rochoso com cerca de dois quilómetros de largura, por isso é demasiado pequenos para ter vulcões. Rosas e baobás são ainda menos prováveis num pedaço de rocha sem água e sem ar no cinturão de asteróides interno.

Porém, 46610 Bésixdouze tem uma parte interessante da história em comum com o seu “gémeo” fictício.

Antoine de Saint-Exupéry escreveu que os astrónomos da Terra captaram um único vislumbre do B612 em 1909 e anunciaram a descoberta numa reunião científica em 1920. De maneira semelhante, os astrónomos na Terra avistaram 46610 Bésixdouze apenas uma vez, em 1986, antes da sua descoberta oficial vários anos depois. Em 1993, os astrónomos do Observatório Kitami no Japão finalmente reuniram observações suficientes do asteróide para ter certeza de que realmente lá estava.

Essa semelhança é a razão pela qual o Minor Planet Center aceitou a sugestão de dois astrónomos de nomear o asteróide real em honra do asteróide lar de “O Principezinho”.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …