Um “amendoim cósmico” passou perto da Terra

NASA

Radar Planetário Goldstone captou asteroide em forma de amendoim.

Não, não é mesmo um exemplar do fruto seco: é um asteroide binário de contacto, que se forma quando dois asteroides mais pequenos se tocam.

Um asteroide peculiar passou pela Terra no passado dia 16. A rocha espacial 2024 ON aproximou-se a apenas um milhão de quilómetros do nosso planeta, e os cientistas repararam que o objeto tem uma forma que lembra… um amendoim.

Segundo dados da NASA, observações de radar do objeto revelaram que a sua forma peculiar indica que se trata de um asteroide binário de contacto. Significa isto que é um asteroide formado por outros dois menores que se tocam, separados por um “pescoço”.

O 2024 ON tem cerca de 350 metros de comprimento, e um dos seus lados é 50% maior que o outro. E não pense que este é o único “amendoim cósmico”: a agência espacial norte-americana estima que 14% dos asteroides com mais de 200 metros de comprimento sejam binários de contacto.

Aliás, um deles visitou-nos há algumas semanas. O asteroide 2024 JV33 passou pela Terra em agosto e também é binário de contacto: esta rocha espacial media 980 metros de comprimento e, tal como o 2024 ON, tinha um lado maior que o outro, apresentando uma aparência que também lembra a de um amendoim.

Ambos foram registados em imagens de radar, captadas pelo Sistema de Radar Solar Goldstone, da rede Deep Space Network. Nas observações de radar, são emitidos sinais de rádio em direção ao objeto em questão; depois, os astrónomos analisam os sinais refletidos, que revelam características como forma, velocidade e trajetória.

Como a NASA considera potencialmente perigosos os asteroides com mais de 150 metros de diâmetro e que se aproximam a até 7,4 milhões de quilómetros da Terra, os cientistas devem continuar a monitorizar o 2024 JV33. Mas vale lembrar: a monitorização não significa que ele represente um risco para nós.

ZAP // CanalTech

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.