/

Associação Mutualista pressiona Montepio a captar 970 milhões este ano

A Associação Mutualista Montepio Geral (MGAM) lançou um objetivo aos funcionários da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) para este ano: a captação de 970 milhões de euros em produtos da Montepio Geral.

O montante está inscrito no Programa de Ação e Orçamento para 2018 da Associação Mutualista e, segundo o documento citado pelo Público, o programa é “essencial para o sucesso do desempenho da atividade e para o crescimento do ativo da MGAM”.

Na missiva, lê-se que o valor previsto incorpora “o pressuposto de reaplicação da quase totalidade dos 370 milhões de euros das séries Capital Certo que vão vencer durante o ano e a captação de cerca de 50 milhões de euros de novas poupanças por mês”, perfazendo assim o total de 970 milhões de euros.

Na prática, a Associação Mutualista espera que os funcionários do Montepio incitem e convençam os clientes particulares a voltar a aplicar os 370 milhões de euros investidos há cinco anos, para além da captação adicional de 600 milhões de euros, 50 milhões em cada mês do ano.

Em causa estão os produtos de capitalização da Associação Mutualista, como é o caso do Capital Certo, que são vendidos ao balcões da CEMG. Segundo o jornal, os produtos de capitalização da associação que estão a ser comercializados não são depósitos, por isso não estão abrangidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos.

O Sindicato dos Bancários do Norte está preocupado com a pressão que irá recair sobre os funcionários do Montepio. Álvaro Ricardo, diretor do Sindicato dos Bancários do Norte, disse ao jornal que “o objetivo fixado não é impossível de atingir, mas é muito difícil de alcançar”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.