Pode ter sido descoberto o assentamento viking mais antigo da Islândia

(dr) Bjarni Einarsson

Arqueólogos descobriram, em Stöð, na Islândia, aquele que pode ser o mais antigo assentamento Viking já descoberto neste país.

De acordo com o Live Science, foram encontradas duas ‘casas compridas’ em Stöð, perto da vila e do fiorde de Stöðvarfjörður, no leste da Islândia. Os investigadores pensam que a mais antiga faça parte de um assentamento construído nos anos 800, enquanto que a mais recente, construída por cima, data de cerca de 874 D.C.

Em declarações ao mesmo site, o arqueólogo Bjarni Einarsson, que liderou as escavações, explicou que “o salão mais recente é o mais rico da Islândia até agora”, sendo “difícil não concluir que se tratava da casa de um chefe.”

As chamadas ‘casas compridas’ (‘longhouses‘ em Inglês) eram grandes salões de madeira, com até 75 metros de comprimento e seis metros de largura, cobertos de relva e palha, que eram usados como habitações comunitárias nas terras nórdicas durante a Era Viking.

Estas casas estavam divididas em quartos e podiam ser partilhadas por várias famílias. Os seus habitantes faziam lareiras de pedra no centro do salão e os animais podiam também ficar lá instalados para protegê-los do frio.

Entre as descobertas da casa mais recente contam-se moedas de prata Romanas e do Médio Oriente e os chamados hacksilver, fragmentos de prata cortados e dobrados que foram usados como barras de ouro ou como moeda pelos Vikings e outros povos antigos.

As escavações também desenterraram contas de vidro decorativas, anéis, pesos e um pequeno fragmento de ouro, acrescenta Einarsson. Provavelmente, os habitantes deste assentamento adquiriram estes bens ao negociar recursos locais, como peles e carne de baleias e focas.

Relativamente à estrutura mais antiga, o arqueólogo acha que foi um assentamento ou acampamento sazonal, ocupado apenas durante o verão e, talvez, até ao outono pelos trabalhadores da região. As partes já investigadas mostram que foi uma das maiores ‘casas compridas’ já encontradas na Islândia.

Segundo o investigador, esta casa é semelhante ao assentamento Viking descoberto em L’Anse aux Meadows, na Terra Nova, no Canadá, que data do ano 1000 D.C. “Este foi um padrão de assentamento das ilhas no Oceano Atlântico. Primeiro, tivemos os acampamentos sazonais e, depois, seguiu-se a povoação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …

Rui Pinto responde a Júdice: "Lidou durante décadas com ladrões e nunca se queixou"

O pirata informático respondeu, esta terça-feira, através do Twitter, às críticas do antigo sócio fundador da sociedade de advogados PLMJ que, em tribunal, lhe chamou "ladrão". Esta terça-feira, na 17.ª sessão do julgamento sobre o processo …

Leopoldo López admite que nunca quis fugir (e promete regressar para "libertar" a Venezuela)

O líder da oposição venezuelana Leopoldo López disse esta terça-feira, em Madrid, na primeira conferência de imprensa depois de ter saído do seu país, que nunca o quis deixar e que a intenção é "regressar …