Pode ter sido descoberto o assentamento viking mais antigo da Islândia

(dr) Bjarni Einarsson

Arqueólogos descobriram, em Stöð, na Islândia, aquele que pode ser o mais antigo assentamento Viking já descoberto neste país.

De acordo com o Live Science, foram encontradas duas ‘casas compridas’ em Stöð, perto da vila e do fiorde de Stöðvarfjörður, no leste da Islândia. Os investigadores pensam que a mais antiga faça parte de um assentamento construído nos anos 800, enquanto que a mais recente, construída por cima, data de cerca de 874 D.C.

Em declarações ao mesmo site, o arqueólogo Bjarni Einarsson, que liderou as escavações, explicou que “o salão mais recente é o mais rico da Islândia até agora”, sendo “difícil não concluir que se tratava da casa de um chefe.”

As chamadas ‘casas compridas’ (‘longhouses‘ em Inglês) eram grandes salões de madeira, com até 75 metros de comprimento e seis metros de largura, cobertos de relva e palha, que eram usados como habitações comunitárias nas terras nórdicas durante a Era Viking.

Estas casas estavam divididas em quartos e podiam ser partilhadas por várias famílias. Os seus habitantes faziam lareiras de pedra no centro do salão e os animais podiam também ficar lá instalados para protegê-los do frio.

Entre as descobertas da casa mais recente contam-se moedas de prata Romanas e do Médio Oriente e os chamados hacksilver, fragmentos de prata cortados e dobrados que foram usados como barras de ouro ou como moeda pelos Vikings e outros povos antigos.

As escavações também desenterraram contas de vidro decorativas, anéis, pesos e um pequeno fragmento de ouro, acrescenta Einarsson. Provavelmente, os habitantes deste assentamento adquiriram estes bens ao negociar recursos locais, como peles e carne de baleias e focas.

Relativamente à estrutura mais antiga, o arqueólogo acha que foi um assentamento ou acampamento sazonal, ocupado apenas durante o verão e, talvez, até ao outono pelos trabalhadores da região. As partes já investigadas mostram que foi uma das maiores ‘casas compridas’ já encontradas na Islândia.

Segundo o investigador, esta casa é semelhante ao assentamento Viking descoberto em L’Anse aux Meadows, na Terra Nova, no Canadá, que data do ano 1000 D.C. “Este foi um padrão de assentamento das ilhas no Oceano Atlântico. Primeiro, tivemos os acampamentos sazonais e, depois, seguiu-se a povoação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …