Pode ter sido descoberto o assentamento viking mais antigo da Islândia

(dr) Bjarni Einarsson

Arqueólogos descobriram, em Stöð, na Islândia, aquele que pode ser o mais antigo assentamento Viking já descoberto neste país.

De acordo com o Live Science, foram encontradas duas ‘casas compridas’ em Stöð, perto da vila e do fiorde de Stöðvarfjörður, no leste da Islândia. Os investigadores pensam que a mais antiga faça parte de um assentamento construído nos anos 800, enquanto que a mais recente, construída por cima, data de cerca de 874 D.C.

Em declarações ao mesmo site, o arqueólogo Bjarni Einarsson, que liderou as escavações, explicou que “o salão mais recente é o mais rico da Islândia até agora”, sendo “difícil não concluir que se tratava da casa de um chefe.”

As chamadas ‘casas compridas’ (‘longhouses‘ em Inglês) eram grandes salões de madeira, com até 75 metros de comprimento e seis metros de largura, cobertos de relva e palha, que eram usados como habitações comunitárias nas terras nórdicas durante a Era Viking.

Estas casas estavam divididas em quartos e podiam ser partilhadas por várias famílias. Os seus habitantes faziam lareiras de pedra no centro do salão e os animais podiam também ficar lá instalados para protegê-los do frio.

Entre as descobertas da casa mais recente contam-se moedas de prata Romanas e do Médio Oriente e os chamados hacksilver, fragmentos de prata cortados e dobrados que foram usados como barras de ouro ou como moeda pelos Vikings e outros povos antigos.

As escavações também desenterraram contas de vidro decorativas, anéis, pesos e um pequeno fragmento de ouro, acrescenta Einarsson. Provavelmente, os habitantes deste assentamento adquiriram estes bens ao negociar recursos locais, como peles e carne de baleias e focas.

Relativamente à estrutura mais antiga, o arqueólogo acha que foi um assentamento ou acampamento sazonal, ocupado apenas durante o verão e, talvez, até ao outono pelos trabalhadores da região. As partes já investigadas mostram que foi uma das maiores ‘casas compridas’ já encontradas na Islândia.

Segundo o investigador, esta casa é semelhante ao assentamento Viking descoberto em L’Anse aux Meadows, na Terra Nova, no Canadá, que data do ano 1000 D.C. “Este foi um padrão de assentamento das ilhas no Oceano Atlântico. Primeiro, tivemos os acampamentos sazonais e, depois, seguiu-se a povoação”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …

Cientistas ingleses acreditam que um número significativo da população tem imunidade natural ao coronavírus

Cientistas ingleses que estão a desenvolver uma vacina para a covid-19 acreditam que um largo número de pessoas pode ter imunidade natural contra o novo coronavírus, mesmo que nunca tenha sido infetado. Ao Telegraph, citado esta …