Sindicato pede reunião à Altice para conhecer projeto para PT Portugal

B!T

-

O Sindicato de Trabalhadores da PT (STPT) solicitou hoje uma reunião com a Altice para conhecer o projeto do grupo francês para a PT Portugal, defendendo que “é determinante garantir os postos de trabalho” da empresa portuguesa.

“O STPT solicitou um encontro com celeridade com representantes da Altice para obter esclarecimentos sobre a compra da PT Portugal à Oi e o projeto dos detentores da Cabovisão e da Oni para a empresa”, refere o sindicado em comunicado.

Para os trabalhadores, “é determinante garantir os postos de trabalho e os direitos contratuais acordados” para que a PT Portugal continue “uma grande empresa tecnológica de telecomunicações em Portugal, integrando um projecto de dimensão internacional”.

O STPT rejeita ainda “qualquer projeto temporário ao serviço de interesses exclusivamente financeiros para a PT Portugal que visem o maior lucro possível com o menor risco”.

Assembleia Geral da PT SGPS marcada para 12 de janeiro

Os acionistas da PT SGPS, que detém 25,6% da Oi, vão debater a 12 de janeiro em Assembleia-Geral (AG) a venda da PT Portugal à Altice, sendo que a operadora brasileira, que detém 100% da PT Portugal desde o aumento de capital de maio, já assinou com o grupo francês o acordo definitivo para a venda da PT Portugal.

Entretanto, na quinta-feira, dia 11 de dezembro, fonte próxima da Altice disse que conta ter a compra da PT Portugal concluída entre abril e junho do próximo ano e afirmou que para tornar o processo mais rápido, o grupo deverá entregar até 15 de janeiro a pré-notificação da compra do ativo a Bruxelas.

A PT SGPS tinha poder para tomar uma decisão de alienação, mas como está a ser alvo de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) por parte da Terra Peregrin, da empresária angolana Isabel dos Santos, o poder do Conselho de Administração passa para os acionistas.

A Altice tinha anunciado a 30 de novembro o aumento da oferta em 375 milhões de euros, para 7.400 milhões de euros.

A Terra Peregrin já disse que deixará cair a OPA que lançou sobre a PT SGPS, caso os acionistas aprovem a venda da PT Portugal à Altice.

A Terra Peregrin anunciou a 9 de novembro a sua intenção de comprar a PT SGPS, oferecendo mais de 1,21 mil milhões de euros pela totalidade das ações da empresa portuguesa, ao preço de 1,35 euros por ação. A oferta é destinada a 100% do capital da PT SGPS.

O sindicato que representa os trabalhadores da PT já foi também recebido pela Terra Peregrin.

O Conselho de Administração da PT SGPS divulgou na terça-feira à noite um comunicado sobre a OPA da Terra Peregrin, onde rejeitou o preço proposto, de 1,35 euros por ação e afirmou que este “não reflete o valor intrínseco da empresa”.

Os acionistas terão também de deliberar sobre esta operação em AG, o que só poderá acontecer quando a CMVM emitir um parecer favorável ao lançamento da OPA.

A oferta carece também de um parecer da Autoridade da Concorrência (AdC), já que Isabel dos Santos tem uma participação na operadora NOS.

ZAP / Lusa / B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …