Assassinado o imã da maior mesquita da China

c.v. CCTV / YouTube

Jume Tahir, o imã da maior mesquita da China

Jume Tahir, o imã da maior mesquita da China

O imã da maior mesquita da China, situada na conflituosa região noroeste de Xinjiang, foi assassinado por três homens. Dois dos atacantes foram mortos a tiro pela polícia e o terceiro capturado, indicou a agência oficial chinesa Xinhua.

Jume Tahir, de cerca de 70 anos e conhecido pelas suas afinidades com a linha oficial do regime e por criticar a crescente violência dos grupos separatistas e jihadistas que atuam em Xinjiang, era o líder religioso da mesquita de Id Kah, na cidade de Kashgar, principal centro histórico e cultural da etnia uigure, de religião muçulmana.

O clérigo foi encontrado na quarta-feira, “num mar de sangue”, nas proximidades da mesquita, segundo testemunhas que descreveram que este foi “selvaticamente morto”.

O crime ocorreu na mesma semana em que a imprensa oficial chinesa denunciou a morte de “dezenas de pessoas” noutro ataque no município de Kashgar, onde grupos armados atacaram uma esquadra e vários transeuntes em duas aldeias vizinhas.

As informações em torno do caso são confusas, já que, aparentemente, muitos dos mortos foram abatidos pela polícia para tentar travar o ataque.

Segundo ‘media’ independentes e grupos uigures no exílio, o número de vítimas mortais pode oscilar entre os 20 e os 100.

Ambos os casos se deram na mesma semana em que os muçulmanos de Xinjiang, como os de todo o mundo, celebram uma das suas principais festividades, o fim do Ramadão.

Centenas de pessoas morreram em ataques que Pequim atribui a terroristas e em confrontos entre as autoridades e grupos separatistas que atuam em Xinjiang, região habitada por minorias étnicas de religião muçulmana como os uigures.

Por estes episódios de violência — entre os quais o do passado dia 22 de maio, que fez 39 mortos e mais de 90 feridos, num atentado com viaturas armadilhadas num mercado de Urumqi, a capital regional -, a China culpa os grupos associados à Jihad e que aspiram à criação de um Turquestão Oriental independente em Xinjian.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Revolta na Marinha com a compra de 3900 bolas de golfe (e há quem desconfie das "intenções" da notícia)

A Marinha gastou 1692 euros na compra de 3900 bolas de golfe, o que está a gerar mal-estar entre os militares deste ramo das Forças Armadas, até devido às dificuldades financeiras que tem sentido. Mas …

Descoberta pode acrescentar página de centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais

Uma nova descoberta fóssil pode adicionar centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais. Já se perguntou como e quando é que os animais mergulharam no estágio evolucionário? Quando, onde e porque é que …

Governo quer aliviar impacto da subida do gasóleo nos transportes

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o Governo está disponível para aliviar o impacto da subida do gasóleo nos transportes. A ideia é transversal a todo o espectro do Governo: tanto António …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Mesmo que Marcelo dissolva o Parlamento, Costa pode ficar a gerir os fundos europeus

Se o Orçamento do Estado chumbar, o Presidente dissolve o Parlamento, mas mesmo ainda assim, António Costa fica com plenos poderes e pode gerir os fundos europeus. Numa altura em que o Orçamento do Estado ainda …

Em África, as hienas têm um papel importante na prevenção de doenças de saúde pública

Muitas das vezes são temidas, mas as hienas podem ser essenciais não só para a economia como para a saúde pública de um país. Um estudo mostrou a relevância do seu papel numa cidade africana. Num …

Rui Moreira toma hoje posse para terceiro e último mandato no Porto

O independente Rui Moreira toma hoje posse para o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal do Porto e, após ter vencido as autárquicas de setembro sem maioria absoluta, estabeleceu um acordo de …

Liga dos Campeões: Benfica à frente do Barcelona, Sporting e FC Porto na Liga Europa

Nesta altura, o Benfica tem mais possibilidades do que o Barcelona de continuar na Liga dos Campeões. Sporting e FC Porto ficariam no terceiro lugar. No dia do início da terceira jornada da fase de grupos …

Em todo o mundo, os lagos estão a mudar drasticamente - mas ainda há uma esperança

As temperaturas dos lagos estão a aumentar e, como tal, a cobertura de gelo que aparece sazonalmente também se está a tornar menor. O fenómeno está a acontecer em todo o mundo. Um estudo, publicado na …

Gás quente proveniente do buraco negro supermassivo no centro do sistema Nest200047

Parecem um vulcão. Os buracos negros emitem "fumo intergaláctico"

Uma equipa de cientistas observou, pela primeira vez, a evolução do gás quente emitido por um buraco negro ativo. A equipa conseguiu observar estas estruturas – que fazem lembrar as correntes de fumo produzidas pelas erupções …

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …