Assassinado o imã da maior mesquita da China

c.v. CCTV / YouTube

Jume Tahir, o imã da maior mesquita da China

Jume Tahir, o imã da maior mesquita da China

O imã da maior mesquita da China, situada na conflituosa região noroeste de Xinjiang, foi assassinado por três homens. Dois dos atacantes foram mortos a tiro pela polícia e o terceiro capturado, indicou a agência oficial chinesa Xinhua.

Jume Tahir, de cerca de 70 anos e conhecido pelas suas afinidades com a linha oficial do regime e por criticar a crescente violência dos grupos separatistas e jihadistas que atuam em Xinjiang, era o líder religioso da mesquita de Id Kah, na cidade de Kashgar, principal centro histórico e cultural da etnia uigure, de religião muçulmana.

O clérigo foi encontrado na quarta-feira, “num mar de sangue”, nas proximidades da mesquita, segundo testemunhas que descreveram que este foi “selvaticamente morto”.

O crime ocorreu na mesma semana em que a imprensa oficial chinesa denunciou a morte de “dezenas de pessoas” noutro ataque no município de Kashgar, onde grupos armados atacaram uma esquadra e vários transeuntes em duas aldeias vizinhas.

As informações em torno do caso são confusas, já que, aparentemente, muitos dos mortos foram abatidos pela polícia para tentar travar o ataque.

Segundo ‘media’ independentes e grupos uigures no exílio, o número de vítimas mortais pode oscilar entre os 20 e os 100.

Ambos os casos se deram na mesma semana em que os muçulmanos de Xinjiang, como os de todo o mundo, celebram uma das suas principais festividades, o fim do Ramadão.

Centenas de pessoas morreram em ataques que Pequim atribui a terroristas e em confrontos entre as autoridades e grupos separatistas que atuam em Xinjiang, região habitada por minorias étnicas de religião muçulmana como os uigures.

Por estes episódios de violência — entre os quais o do passado dia 22 de maio, que fez 39 mortos e mais de 90 feridos, num atentado com viaturas armadilhadas num mercado de Urumqi, a capital regional -, a China culpa os grupos associados à Jihad e que aspiram à criação de um Turquestão Oriental independente em Xinjian.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …