“Assange pode ser o próximo”. Edward Snowden faz aviso após a morte de McAfee

Edward Snowden comentou a morte de John McAfee, que supostamente se suicidou após a sua extradição para os EUA ter sido aprovada por um tribunal espanhol, e apontou Julian Assange, cofundador do WikiLeaks, como o próximo em risco.

Na rede social Twitter, Snowden teceu comentários sobre a morte do criador de software antivírus americano McAfee, John McAfee, que teria cometido suicídio depois da sua extradição para os EUA ter sido aprovada por um tribunal espanhol, apontando Julian Assange como a “próxima vítima”.

“A Europa não deveria extraditar os acusados de crimes não violentos para um sistema judicial tão injusto (…) Julian Assange pode ser o próximo. Até que o sistema seja reformado, um alargamento do prazo deve ser estabelecido”, escreveu no Twitter.

O jornal El País noticiou que McAfee, de 75 anos, foi encontrado morto na quarta-feira na sua cela de prisão em Barcelona, na Espanha. De acordo com as autoridades, existem evidências que apontam para um suicídio.

Depois de ter sido encontrado, os médicos fizeram várias tentativas de reanimação, mas sem sucesso. A morte de McAfee ocorreu depois do Tribunal Nacional da Espanha aprovar a sua extradição para os EUA, onde foi acusado de fugir aos impostos.

De recordar que McAfee foi colocado na lista dos procurados pela Interpol e foi detido num aeroporto de Barcelona quando seguia para Istambul no início de outubro de 2020.

Por sua vez, o cofundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso em Londres a 11 de abril de 2019 e condenado a 50 semanas de prisão por se ter refugiado na embaixada equatoriana na capital do Reino Unido em 2012, de modo a evitar a extradição para a Suécia, onde enfrentava acusações de agressão sexual que mais tarde foram retiradas pelo tribunal sueco.

Assange é acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA de espionagem e acusações de fraude, depois que o WikiLeaks publicou milhares de arquivos secretos e informações confidenciais que apontam para crimes de guerra cometidos por tropas americanas no Iraque e no Afeganistão.

  ZAP // Sputnik

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Que comparação mais descabida… o McAfee era apenas mais um vigarista que fugia ao fisco forte e feio, burlando o sistema – não tem nada a ver com o Assange que é um denunciante e praticamente um preso político.
    .
    Por falar nele:
    “WikiLeaks. Testemunha-chave contra Assange admite que mentiu e inventou acusações
    Sigurdur Ingi Thordarson, uma testemunha-chave no processo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o jornalista Julian Assange, confessou numa entrevista ao jornal islandês Stundin que as suas declarações usadas para construir o caso contra o fundador do WikiLeaks eram mentira. As falsas alegações, inventadas por uma das principais testemunhas do processo em troca de imunidade judicial, podem ter impacto na pena de Assange.”
    RTP, 28 Junho 2021

  2. «Que comparação mais descabida… o McAfee era apenas mais um vigarista que fugia ao fisco forte e feio, burlando o sistema – não tem nada a ver com o Assange que é um denunciante e praticamente um preso político.» Será mesmo uma comparação descabida? John McAfee era mesmo um vigarista que burlou o sistema financeiro estado-unidense? Ou por outro lado ele foi perseguido e preso e quase que extraditado para os Estados Unidos porque andava a investigar a corrupção que há no sistema financeiro desse país e isso começou a fazer ‘comichão’ nas autoridades estado-unidenses? Ele mesmo expôs num vídeo o motivo pelo qual, segundo ele, andava a ser alvo das autoridades. Ou tu achas que não há corrupção nos Estados Unidos e no resto do mundo?

RESPONDER

"Vechtpartij", quadro de Jan Steen.

Antigos jogos de bebida acabavam em vinho derramado e esfaqueamentos

Hoje vistos como jogos de diversão para jovens, na antiguidade, os drinking games (jogos de bebida) eram comuns em toda a sociedade — e, por vezes, terminavam mal. O kottabos era um antigo jogo de bebida …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conversa com o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

Marcelo pediu e Ferro esteve atento. Esquerda prefere um novo OE e Presidente tem um dilema em mãos

Marcelo Rebelo de Sousa pediu ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, para ir acompanhando e informando o chefe de Estado sobre a situação no Parlamento, face a um eventual chumbo do OE2022. …

Com novo Orçamento pendurado, Portugal pode ficar meio ano em duodécimos

António Costa diz que não se demite, nem com o chumbo do Orçamento, e admitiu governar o país em duodécimos até junho. Face a um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), avizinha-se um …

O óvulo humano é 10 milhões de vezes maior que o espermatozoide. Agora, já sabemos porquê

A evolução levou a que a maioria das espécies deixassem de ser isogâmicas — com gametas semelhantes entre os dois sexos — e passassem a ser heterogâmicas, o que ajuda a explicar a diferença nos …

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil

Senadores aprovam relatório e pedem o indiciamento de Bolsonaro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou no Senado brasileiro a gestão da covid-19, aprovou o relatório final, esta terça-feira, e pediu 80 indiciamentos por crimes durante a pandemia, entre eles do Presidente. Por sete …

PM sudanês deposto levado para casa após ter sido detido em "golpe de Estado"

Países pertencentes ao Conselho de Segurança da ONU não conseguem chegar a um consenso relativamente à condenação do golpe, já que alguns, como a Rússia, não o reconhecem. O primeiro-ministro sudanês deposto, Abdallah Hamdok, foi levado …

Marcelo defende que "a força das democracias está nos moderados" e pede convergências

Chefe de Estado quer evitar cenários como os vividos no final da I Guerra Mundial e após a Gripe Espanhola, onde, entende, se quis viver em pouco tempo e de forma eufórica o que se …

Um tubo de lava incandescente de um vulcão submarino

A maior erupção subaquática já registada deu à luz um enorme vulcão

Em 2018, a maior erupção subaquática alguma vez registada deu à luz um "bebé" gigante: um enorme vulcão do tamanho de um arranha-céus. Os cientistas descobriram um vulcão de 820 metros de altura no Oceano Índico …

Encontrados sinais do primeiro planeta fora da Via Láctea

Uma equipa de astrónomos acredita ter encontrado provas da existência de um planeta em Messier 51, o primeiro fora da Via Láctea. O telescópio Chandra X-Ray, da NASA, descobriu indícios do novo planeta na galáxia Messier …

Delphi é uma Inteligência Artificial que dá conselhos éticos — mas mostrou ser racista

Delphi é uma Inteligência Artificial que responde a utilizadores, ajudando a resolver dilemas éticos. No entanto, em algumas respostas mostrou ser racista e machista. A vida é um jogo de decisões, em que nem sempre sabemos …