/

“Assange pode ser o próximo”. Edward Snowden faz aviso após a morte de McAfee

2

Edward Snowden comentou a morte de John McAfee, que supostamente se suicidou após a sua extradição para os EUA ter sido aprovada por um tribunal espanhol, e apontou Julian Assange, cofundador do WikiLeaks, como o próximo em risco.

Na rede social Twitter, Snowden teceu comentários sobre a morte do criador de software antivírus americano McAfee, John McAfee, que teria cometido suicídio depois da sua extradição para os EUA ter sido aprovada por um tribunal espanhol, apontando Julian Assange como a “próxima vítima”.

“A Europa não deveria extraditar os acusados de crimes não violentos para um sistema judicial tão injusto (…) Julian Assange pode ser o próximo. Até que o sistema seja reformado, um alargamento do prazo deve ser estabelecido”, escreveu no Twitter.

O jornal El País noticiou que McAfee, de 75 anos, foi encontrado morto na quarta-feira na sua cela de prisão em Barcelona, na Espanha. De acordo com as autoridades, existem evidências que apontam para um suicídio.

Depois de ter sido encontrado, os médicos fizeram várias tentativas de reanimação, mas sem sucesso. A morte de McAfee ocorreu depois do Tribunal Nacional da Espanha aprovar a sua extradição para os EUA, onde foi acusado de fugir aos impostos.

De recordar que McAfee foi colocado na lista dos procurados pela Interpol e foi detido num aeroporto de Barcelona quando seguia para Istambul no início de outubro de 2020.

Por sua vez, o cofundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi preso em Londres a 11 de abril de 2019 e condenado a 50 semanas de prisão por se ter refugiado na embaixada equatoriana na capital do Reino Unido em 2012, de modo a evitar a extradição para a Suécia, onde enfrentava acusações de agressão sexual que mais tarde foram retiradas pelo tribunal sueco.

Assange é acusado pelo Departamento de Justiça dos EUA de espionagem e acusações de fraude, depois que o WikiLeaks publicou milhares de arquivos secretos e informações confidenciais que apontam para crimes de guerra cometidos por tropas americanas no Iraque e no Afeganistão.

ZAP // Sputnik

 

2 Comments

  1. Que comparação mais descabida… o McAfee era apenas mais um vigarista que fugia ao fisco forte e feio, burlando o sistema – não tem nada a ver com o Assange que é um denunciante e praticamente um preso político.
    .
    Por falar nele:
    “WikiLeaks. Testemunha-chave contra Assange admite que mentiu e inventou acusações
    Sigurdur Ingi Thordarson, uma testemunha-chave no processo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o jornalista Julian Assange, confessou numa entrevista ao jornal islandês Stundin que as suas declarações usadas para construir o caso contra o fundador do WikiLeaks eram mentira. As falsas alegações, inventadas por uma das principais testemunhas do processo em troca de imunidade judicial, podem ter impacto na pena de Assange.”
    RTP, 28 Junho 2021

  2. «Que comparação mais descabida… o McAfee era apenas mais um vigarista que fugia ao fisco forte e feio, burlando o sistema – não tem nada a ver com o Assange que é um denunciante e praticamente um preso político.» Será mesmo uma comparação descabida? John McAfee era mesmo um vigarista que burlou o sistema financeiro estado-unidense? Ou por outro lado ele foi perseguido e preso e quase que extraditado para os Estados Unidos porque andava a investigar a corrupção que há no sistema financeiro desse país e isso começou a fazer ‘comichão’ nas autoridades estado-unidenses? Ele mesmo expôs num vídeo o motivo pelo qual, segundo ele, andava a ser alvo das autoridades. Ou tu achas que não há corrupção nos Estados Unidos e no resto do mundo?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.