John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de origem, os Estados Unidos, informou uma porta-voz oficial.

O empresário norte-americano, de 75 anos, foi encontrado morto em sua cela na prisão de Brians 2, na região de Barcelona. “John McAfee foi encontrado morto na sua cela, aparentemente por suicídio“, adiantou a porta-voz do sistema penitenciário da Catalunha, sem acrescentar detalhes

John McAfee era acusado de fraude fiscal nos Estados Unidos, e a sua extradição para o país de origem tinha sido solicitada pela justiça dos EUA,

Depois de ter feito fortuna na década de 1980 com o seu conhecido antivírus, McAfee tornou-se um guru das criptomoedas e era seguido por quase um milhão de pessoas no Twitter.

McAfee foi detido em outubro de 2020 no aeroporto de Barcelona, depois de ter sido acusado por um procurador norte-americano de não ter declarado milhões de dólares de rendimentos com a promoção de criptomoedas, serviços de consultoria, conferências e direitos vendidos para um documentário sobre a sua vida.

As autoridades norte-americanas emitiram na altura um mandado de prisão pela Interpol e pediram a sua extradição. A autorização do juiz espanhol para a sua extradição era ainda passível de recurso, e teria que ser aprovada pelo governo espanhol.

John McAfee, que chegou a anunciar a intenção de se candidatar à presidência dos EUA, esteve no centro de uma controvérsia em 2012, quando um seu vizinho em Belize, pequeno país da América Central, foi encontrado misteriosamente assassinado, num caso que ainda não foi resolvido.

A polícia descobriu na altura que o vizinho de McAfee vivia com uma menor, de 17 anos, e que tinha armas de fogo em casa.

McAfee esteve fugido à justiça durante vários meses. Em 2019, o milionário deixou novamente os Estados Unidos, alegando que “a CIA estava a tentar prendê-lo por delitos fiscais”, acabando por ser detido o ano passado em Barcelona, quando se preparava para apanhar um voo para Istambul, na Turquia.

A McAfee, empresa norte-americana de software de segurança para computadores sediada na Califórnia, foi fundada em 1986 por John McAfee, e durante as décadas de 1980 e 1990 o seu McAfee Antivirus disputou com o Norton Antivirus o domínio do segmento de software antivírus.

  ZAP // AFP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “e durante as décadas de 1908 e 1990”

    Já existiam antivírus para os computadores antes ainda de haverem computadores… muito bom!

  2. “O empresário norte-americano, de 75 anos, foi encontrado morto em sua cela na prisão de Brians 2”

    Isto parece-me um bocado Português do Brasil, irmão!

  3. Podiam incluir o tweet que ele escreveu no ano passado, já na prisão, em que disse estar bem e que se no futuro fosse encontrado morto na sua cela, não seria certamente por suicídio.

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …