John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de origem, os Estados Unidos, informou uma porta-voz oficial.

O empresário norte-americano, de 75 anos, foi encontrado morto em sua cela na prisão de Brians 2, na região de Barcelona. “John McAfee foi encontrado morto na sua cela, aparentemente por suicídio“, adiantou a porta-voz do sistema penitenciário da Catalunha, sem acrescentar detalhes

John McAfee era acusado de fraude fiscal nos Estados Unidos, e a sua extradição para o país de origem tinha sido solicitada pela justiça dos EUA,

Depois de ter feito fortuna na década de 1980 com o seu conhecido antivírus, McAfee tornou-se um guru das criptomoedas e era seguido por quase um milhão de pessoas no Twitter.

McAfee foi detido em outubro de 2020 no aeroporto de Barcelona, depois de ter sido acusado por um procurador norte-americano de não ter declarado milhões de dólares de rendimentos com a promoção de criptomoedas, serviços de consultoria, conferências e direitos vendidos para um documentário sobre a sua vida.

As autoridades norte-americanas emitiram na altura um mandado de prisão pela Interpol e pediram a sua extradição. A autorização do juiz espanhol para a sua extradição era ainda passível de recurso, e teria que ser aprovada pelo governo espanhol.

John McAfee, que chegou a anunciar a intenção de se candidatar à presidência dos EUA, esteve no centro de uma controvérsia em 2012, quando um seu vizinho em Belize, pequeno país da América Central, foi encontrado misteriosamente assassinado, num caso que ainda não foi resolvido.

A polícia descobriu na altura que o vizinho de McAfee vivia com uma menor, de 17 anos, e que tinha armas de fogo em casa.

McAfee esteve fugido à justiça durante vários meses. Em 2019, o milionário deixou novamente os Estados Unidos, alegando que “a CIA estava a tentar prendê-lo por delitos fiscais”, acabando por ser detido o ano passado em Barcelona, quando se preparava para apanhar um voo para Istambul, na Turquia.

A McAfee, empresa norte-americana de software de segurança para computadores sediada na Califórnia, foi fundada em 1986 por John McAfee, e durante as décadas de 1980 e 1990 o seu McAfee Antivirus disputou com o Norton Antivirus o domínio do segmento de software antivírus.

ZAP // AFP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “e durante as décadas de 1908 e 1990”

    Já existiam antivírus para os computadores antes ainda de haverem computadores… muito bom!

  2. “O empresário norte-americano, de 75 anos, foi encontrado morto em sua cela na prisão de Brians 2”

    Isto parece-me um bocado Português do Brasil, irmão!

  3. Podiam incluir o tweet que ele escreveu no ano passado, já na prisão, em que disse estar bem e que se no futuro fosse encontrado morto na sua cela, não seria certamente por suicídio.

RESPONDER

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …

Moderna admite a necessidade de terceira dose da vacina este ano

A empresa biotecnológica norte-americana Moderna admitiu esta quinta-feira que será necessária uma terceira dose da sua vacina contra a covid-19 antes do fim do ano, devido ao esperado aumento de contágios causado pela variante Delta …

Marcelo insiste na vacinação dos jovens dos 12 aos 15. "Temos de ter paciência"

O Presidente da República considerou, esta quinta-feira, que as dúvidas relativas à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos não são "tanto dúvidas de princípio, quanto de momento", afirmando que "tudo tem …

44% dos futebolistas foram alvo de ofensas no Twitter

Estudo envolveu os 400 futebolistas da Premier League que têm conta oficial naquela rede social. Quase metade dos futebolistas da Premier League que têm conta oficial no Twitter recebeu mensagens com conteúdo ofensivo ao longo da …

Juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais perde ação no TC

O juiz condenado por violência doméstica e por negar relações sexuais à ex-companheira perdeu o recurso que tinha apresentado no Tribunal Constitucional (TC). De acordo com o jornal Público, em 2017, o Tribunal da Relação de …

Novo estudo deteta centenas de variantes genéticas ligadas à idade da menopausa

Um novo estudo analisou a informação genética de mais de 200 mil mulheres e identificou 290 variantes associadas ao momento da chegada da menopausa. Um estudo publicado esta quarta-feira na revista Nature usou a informação de …

Macron confirma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"

França tenciona reforçar a vacinação contra a covid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou o Presidente francês, esta quinta-feira. "Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para …