John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

3

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de origem, os Estados Unidos, informou uma porta-voz oficial.

O empresário norte-americano, de 75 anos, foi encontrado morto na sua cela na prisão de Brians 2, na região de Barcelona. “John McAfee foi encontrado morto na sua cela, aparentemente por suicídio“, adiantou a porta-voz do sistema penitenciário da Catalunha, sem acrescentar detalhes

John McAfee era acusado de fraude fiscal nos Estados Unidos, e a sua extradição para o país de origem tinha sido solicitada pela justiça dos EUA,

Depois de ter feito fortuna na década de 1980 com o seu conhecido antivírus, McAfee tornou-se um guru das criptomoedas e era seguido por quase um milhão de pessoas no Twitter.

McAfee foi detido em outubro de 2020 no aeroporto de Barcelona, depois de ter sido acusado por um procurador norte-americano de não ter declarado milhões de dólares de rendimentos com a promoção de criptomoedas, serviços de consultoria, conferências e direitos vendidos para um documentário sobre a sua vida.

As autoridades norte-americanas emitiram na altura um mandado de prisão pela Interpol e pediram a sua extradição. A autorização do juiz espanhol para a sua extradição era ainda passível de recurso, e teria que ser aprovada pelo governo espanhol.

John McAfee, que chegou a anunciar a intenção de se candidatar à presidência dos EUA, esteve no centro de uma controvérsia em 2012, quando um seu vizinho em Belize, pequeno país da América Central, foi encontrado misteriosamente assassinado, num caso que ainda não foi resolvido.

A polícia descobriu na altura que o vizinho de McAfee vivia com uma menor, de 17 anos, e que tinha armas de fogo em casa.

McAfee esteve fugido à justiça durante vários meses. Em 2019, o milionário deixou novamente os Estados Unidos, alegando que “a CIA estava a tentar prendê-lo por delitos fiscais”, acabando por ser detido o ano passado em Barcelona, quando se preparava para apanhar um voo para Istambul, na Turquia.

A McAfee, empresa norte-americana de software de segurança para computadores sediada na Califórnia, foi fundada em 1986 por John McAfee, e durante as décadas de 1980 e 1990 o seu McAfee Antivirus disputou com o Norton Antivirus o domínio do segmento de software antivírus.

ZAP // AFP

3 Comments

  1. “e durante as décadas de 1908 e 1990”

    Já existiam antivírus para os computadores antes ainda de haverem computadores… muito bom!

  2. Podiam incluir o tweet que ele escreveu no ano passado, já na prisão, em que disse estar bem e que se no futuro fosse encontrado morto na sua cela, não seria certamente por suicídio.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.