Asimo, o robô mais fofinho do mundo, diz adeus

Vamos dizer adeus ao robô mais querido do mundo. A Honda vai colocar um ponto final em Asimo, tendo já anunciado a sua intenção de descontinuar o programa muito em breve.

Asimo foi o primeiro robô com personalidade real. O robô bípede da Honda fazia piadas, dançava, subia escadas e era, até, capaz de correr. Mas tudo isso chega agora ao fim.

A diversão acabou quando a Honda deu conta da sua intenção de descontinuar o programa Asimo brevemente. A decisão da empresa assenta na ausência de desenvolvimentos relevantes, como também na possibilidade de comercialização praticamente inexistente.

O desenvolvimento do robô mais fofinho do mundo começou em meados da década de 1980, com o primeiro modelo a ser lançado no início do ano 2000. Asimo não é tão jovem assim, mas foi, sem dúvida, uma façanha da engenharia.

Antes de a Boston Dynamics começar a fabricar os seus (assustadores) robôs, Asimo foi o primeiro robô livre, capaz de andar e subir escadas de forma completamente autónoma. Tornou-se o símbolo da secção de investigação da Honda e uma figura de destaque para o avanço da robótica nas últimas décadas.

A Honda nunca colocou o simpático Asimo em produção como um produto comercialmente viável, nem era esse o seu objetivo. Além de ajudar a impulsionar a indústria global no avanço da robótica, a sua tecnologia de sensores e navegação encontrou o seu próprio caminho na frota de veículos da Honda, explica o Alphr.

Mas o fim de Asimo não é sinal de que a Honda está a afastar-se da robótica. A empresa sentiu apenas que era altura de apostar em algo novo. As tecnologias de Asimo continuarão a ser aplicadas noutras áreas, nomeadamente na condução autónoma.

Segundo o Motor24, outra área em que a tecnologia do robô poderá ser bastante útil é na da criação de dispositivos para o auxílio à locomoção de pessoas ou idosos.

Até lá, Asimo vai continuar vivo nas nossas memórias e recordaremos com carinho o tanto que este robô nos proporcionou. Momentos como o jogo de futebol com o Presidente Barack Obama, ou a sua capacidade inigualável de ser um dispositivo de marketing indispensável aos anúncios da Honda, não serão esquecidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …

Barcelona está de olho em Plata (enquanto Sporting o tenta segurar)

Gonzalo Plata tem impressionado ao serviço do Sporting e, por isso, os 'leões' querem comprar a outra metade do passe do jogador. O Barcelona está de olho no jogador. O Sporting está a fazer de tudo …

Angola. Dívidas a construtoras portuguesas alarmam FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está preocupado com a dívida de Angola a fornecedores externos, nomeadamente empresas portuguesas do setor da construção. O processo de regularização de dívidas do Estado angolano às construtoras portuguesas está a …

Alex Telles é o defesa mais goleador na Europa

Alex Telles leva oito golos no campeonato e assume-se como o defesa mais goleador na Europa. O brasileiro é também o melhor marcador do FC Porto na liga. Com o golo apontado ao Portimonense na última …

Zero acusa Estado de ter permitido deposição ilegal de amianto em aterros

A associação ambientalista Zero acusa a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de ter permitido deposições ilegais de resíduos de amianto em aterros sem licença para o efeito durante mais de 10 anos e pede ao …

Bruxelas pede que Portugal e outros 21 países acabem com capturas acidentais de golfinhos

A Comissão Europeia enviou hoje cartas aos ministros do Mar de Portugal e de outros 21 Estados-membros da União Europeia (UE) a pedir solução para as capturas acidentais de golfinhos e outros animais marinhos nas …

Trump vê condenação de Harvey Weinstein como "uma grande vitória"

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que a condenação por crimes sexuais do ex-produtor Harvey Weinstein constitui uma "mensagem muito forte". "Considero que do ponto de vista das mulheres (...) é uma grande …

Viúva de Kobe Bryant avança para tribunal contra empresa que operava helicóptero

Vanessa Bryant avançou com uma ação por homicídio involuntário contra a empresa que operava o helicóptero que caiu, causando a morte do seu marido, Kobe Bryant, da filha Gianna e de outras sete pessoas. A queixa …

Covid-19: Confirmado primeiro caso de infeção na Catalunha

A Espanha anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na Catalunha, subindo assim para quatro o número de infetados em território espanhol. Os pormenores sobre este novo caso agora na comunidade catalã serão …

Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, …