As mulheres sauditas puseram o dedo na ferida com um “simples” videoclipe

O novo videoclipe da música “Hwages” quer dar um murro na mesa por todas as mulheres sauditas que continuam a ser submissas dos homens e de uma cultura que ainda não sabe o que é a igualdade de género. 

Conduzir, praticar desporto, dançar em público ou até mesmo viajar. Tudo isto são coisas que as mulheres, em Portugal ou noutro país do continente europeu, podem dar como adquirido. Infelizmente, o mesmo não se passa na Arábia Saudita (até agora).

Um novo vídeo, da autoria de Majedalesa, quis pôr o dedo na ferida sobre esta questão dos direitos das mulheres e desafiou três sauditas a quebrar totalmente as regras.

As três são as protagonistas do novo videoclipe da música “Hwages” (“Preocupações” em tradução para português) e, vestidas com o tradicional niqab, fazem coisas tão “insultuosas” como dançar, jogar basquetebol, andar de skate ou conduzir carrinhos de choque numa feira de diversões.

Na letra da música, as mulheres chegam mesmo a dar um murro na mesa com estas palavras: “Que os homens sejam extintos, provocam-nos doenças mentais”.

No vídeo, também surgem homens que representam a figura tradicional do “guardião” masculino e até um menor a conduzir um automóvel, uma chamada irónica para o facto de as mulheres não serem autorizadas a conduzir. E até Donald Trump aparece.

Desde que foi publicado, em dezembro passado, o vídeo já conquistou mais de dois milhões de visualizações no YouTube e partilhado por muitas pessoas em todo o mundo.

FM, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Têm toda a razão, não têm o dever de fazer figura de fantasmas na rua para satisfazer o mau prazer dos homens nem serem privadas dos mesmos direitos deles!

RESPONDER

A consciência pode ser o resultado de física básica

Porque é que a minha consciência está aqui? Porque é que algumas coisas são conscientes e outras aparentemente não? Estas questões são todas aspetos do velho "problema mente-corpo". Em 1996, no livro "The Counscious Mind: In …

Carlos César é o "primeiro apoiante do Governo e do primeiro-ministro"

O líder parlamentar socialista rejeitou esta sexta-feira que a sua proposta para reduzir o IVA da tauromaquia represente uma desautorização do executivo, acentuando que é por convicção e posição institucional o primeiro apoiante do …

NASA acaba de divulgar novos dados sobre o misterioso Oumuamua

A NASA acaba de revelar novas informações sobre Oumuamua, o primeiro asteróide não oriundo do Sistema Solar já detetado. De acordo com uma nova publicação, o corpo interestelar é um "objeto relativamente pequeno e reflexivo.  Oumuamua, …

Espanha está a envenenar o Rio Tejo (é uma "indecência ecológica")

É um "cocktail de desastre" que está a sufocar o rio Tejo. Análises efectuadas à água do rio, desde a nascente em Espanha, até à foz em Portugal, revelam uma situação preocupante, e do outro …

Portuguesa que escondeu filha na mala do carro condenada a 5 anos de prisão

A mulher portuguesa que escondeu a filha na mala do carro, durante os seus primeiros 23 meses de vida, foi condenada a 5 anos de prisão, com 3 anos de pena suspensa, por ter causado …

Ex-primeiro-ministro da Macedónia fugiu do país num carro diplomático húngaro

O ex-primeiro-ministro macedónio Nikola Gruevski, condenado no seu país a dois anos de prisão por corrupção, passou pela Albânia em direção ao Montenegro no passado domingo num carro diplomático húngaro. A Hungria já garantiu não …

Governo avança com mais medidas para incentivar regresso de emigrantes

O Governo vai avançar com medidas “de caráter multidimensional” para apoiar o regresso de portugueses que emigraram e queiram regressar ao país, avançou esta quinta-feira o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro. À margem …

Sete em cada dez quedas de idosos acontecem em casa (mas é possível evitá-las)

A expressão “lar, doce lar” parece perder algum sentido quando o último relatório da Organização Mundial de Saúde sobre quedas comprova que estas são a principal causa de morte acidental dos idosos e acontecem, maioritariamente, …

Armas, carros, fatos. 90 milhões de euros para equipar polícias

Os polícias vão receber, em 2019, armas, carros, coletes balísticos e fatos de proteção, bem como obras em instalações, no valor de 90,9 milhões de euros. Esta sexta-feira, em Cascais, o ministro da Administração Interna entrega …

Zero oferece galinha ao Governo para reciclar resíduos orgânicos

A associação ambientalista Zero vai oferecer ao Governo a galinha Balbina, um animal reciclador, chamando a atenção para a necessidade de investir em soluções para que cada cidadão possa reciclar os resíduos orgânicos em casa. “A …