/

As mulheres sauditas puseram o dedo na ferida com um “simples” videoclipe

2

O novo videoclipe da música “Hwages” quer dar um murro na mesa por todas as mulheres sauditas que continuam a ser submissas dos homens e de uma cultura que ainda não sabe o que é a igualdade de género. 

Conduzir, praticar desporto, dançar em público ou até mesmo viajar. Tudo isto são coisas que as mulheres, em Portugal ou noutro país do continente europeu, podem dar como adquirido. Infelizmente, o mesmo não se passa na Arábia Saudita (até agora).

Um novo vídeo, da autoria de Majedalesa, quis pôr o dedo na ferida sobre esta questão dos direitos das mulheres e desafiou três sauditas a quebrar totalmente as regras.

As três são as protagonistas do novo videoclipe da música “Hwages” (“Preocupações” em tradução para português) e, vestidas com o tradicional niqab, fazem coisas tão “insultuosas” como dançar, jogar basquetebol, andar de skate ou conduzir carrinhos de choque numa feira de diversões.

Na letra da música, as mulheres chegam mesmo a dar um murro na mesa com estas palavras: “Que os homens sejam extintos, provocam-nos doenças mentais”.

No vídeo, também surgem homens que representam a figura tradicional do “guardião” masculino e até um menor a conduzir um automóvel, uma chamada irónica para o facto de as mulheres não serem autorizadas a conduzir. E até Donald Trump aparece.

Desde que foi publicado, em dezembro passado, o vídeo já conquistou mais de dois milhões de visualizações no YouTube e partilhado por muitas pessoas em todo o mundo.

FM, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Têm toda a razão, não têm o dever de fazer figura de fantasmas na rua para satisfazer o mau prazer dos homens nem serem privadas dos mesmos direitos deles!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.