Artistas de guerrilha instalam busto de Snowden em parque de Nova Iorque

Aymann Ismail / ANIMALNewYork

Um grupo de artistas instalou hoje um busto de Edward Snowden num parque de Brooklyn, em Nova Iorque, à revelia das autoridades, que ordenaram a sua remoção imediata.

O busto foi inicialmente coberto por um plástico azul, para o esconder do público. A inscrição “Snowden” inserida na coluna onde tinha sido instalado o busto, no parque de Fort Green, também foi coberta.

Alguns turistas e nova-iorquinos fotografaram o busto em gesso, com cerca de 40 quilos, antes de ser retirado pelos empregados do parque.

Segundo o ANIMALNewYork, que originalmente divulgou a acção, o busto foi instalado antes do nascer do dia numa coluna do “Prison Ship Martyrs’ Monument”, um memorial em honra de 11.500 prisioneiros de guerra norte-americanos mortos em cativeiro em barcos ingleses durante a guerra da independência (1775-1783).

Os artistas anónimos explicaram ao Mashable que o local foi escolhido para posicionar Snowden “na continuação da história que começou no início deste país, construída pelos ideais de viver em liberdade, não estar detido nem ser vigiado pelo vosso governo”.

Edward Snowden, um informático norte-americano de 31 anos, antigo consultor da NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana), e que em 2013 revelou os pormenores sobre diversos programas norte-americanos de vigilância em massa, foi acusado de espionagem e vive atualmente exilado na Rússia.

Aymann Ismail / ANIMALNewYork

-

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …