/

Artistas de guerrilha instalam busto de Snowden em parque de Nova Iorque

Aymann Ismail / ANIMALNewYork

Um grupo de artistas instalou hoje um busto de Edward Snowden num parque de Brooklyn, em Nova Iorque, à revelia das autoridades, que ordenaram a sua remoção imediata.

O busto foi inicialmente coberto por um plástico azul, para o esconder do público. A inscrição “Snowden” inserida na coluna onde tinha sido instalado o busto, no parque de Fort Green, também foi coberta.

Alguns turistas e nova-iorquinos fotografaram o busto em gesso, com cerca de 40 quilos, antes de ser retirado pelos empregados do parque.

Segundo o ANIMALNewYork, que originalmente divulgou a acção, o busto foi instalado antes do nascer do dia numa coluna do “Prison Ship Martyrs’ Monument”, um memorial em honra de 11.500 prisioneiros de guerra norte-americanos mortos em cativeiro em barcos ingleses durante a guerra da independência (1775-1783).

Os artistas anónimos explicaram ao Mashable que o local foi escolhido para posicionar Snowden “na continuação da história que começou no início deste país, construída pelos ideais de viver em liberdade, não estar detido nem ser vigiado pelo vosso governo”.

Edward Snowden, um informático norte-americano de 31 anos, antigo consultor da NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana), e que em 2013 revelou os pormenores sobre diversos programas norte-americanos de vigilância em massa, foi acusado de espionagem e vive atualmente exilado na Rússia.

Aymann Ismail / ANIMALNewYork

-

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.