Artista “ressuscita” 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano.

A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas ao longo do tempo, mas mesmo as mais detalhadas não conseguem transmitir como eram realmente estes homens.

Por isso, conta o site Live Science, o canadiano Daniel Voshart, diretor de fotografia e designer de realidade virtual, usou “machine learning”, ramo da Inteligência Artificial que usa algoritmos que aprendem através da experiência.



Através de uma rede neural, chamada Artbreeder, os algoritmos analisaram cerca de 800 bustos para modelar formas faciais, características, cabelo e pele mais realistas, assim como para adicionar cores vívidas.

De seguida, Voshart ajustou os modelos da Artbreeder com recurso ao Photoshop, adicionando detalhes recolhidos de moedas, obras de arte e descrições dos Imperadores escritas em textos históricos.

Em declarações ao mesmo site, Voshart explicou que encontrar todas as obras de arte e os textos de referência sobre os Imperadores demorou aproximadamente dois meses, e montar cada retrato demorou, em média, cerca de 15 a 16 horas.

O artista diz que começou este projeto para se distrair durante o confinamento provocado pela pandemia de covid-19 e que, inicialmente, não sabia quase nada sobre estes antigos Imperadores.

Porém, o que começou como uma forma de passar o tempo dentro de quatro paredes acabou com um trabalho alargado que inclui 54 Imperadores e que abrange um período do Império Romano chamado de Principado, desde 27 A.C. até 285 D.C.

É possível ver todas as reconstruções no site oficial de Voshart.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …

Turismo só usou um terço das linhas de crédito criadas para o setor

A utilização das linhas de crédito destinadas especificamente ao turismo ficou aquém do esperado. Até agora, as empresas só utilizaram cerca de 30% destas linhas, que disponibilizam um valor conjunto de 400 milhões de euros. Rita …

Carla Tavares reeleita na Amadora. Suzana Garcia assume responsabilidade da derrota

 A socialista Carla Tavares foi reeleita, este domingo, com maioria absoluta, como presidente da Câmara Municipal da Amadora, no distrito de Lisboa. Os resultados da noite eleitoral deram o triunfo à candidatura liderada pela socialista Carla …