Artista “ressuscita” 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano.

A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas ao longo do tempo, mas mesmo as mais detalhadas não conseguem transmitir como eram realmente estes homens.

Por isso, conta o site Live Science, o canadiano Daniel Voshart, diretor de fotografia e designer de realidade virtual, usou “machine learning”, ramo da Inteligência Artificial que usa algoritmos que aprendem através da experiência.

Através de uma rede neural, chamada Artbreeder, os algoritmos analisaram cerca de 800 bustos para modelar formas faciais, características, cabelo e pele mais realistas, assim como para adicionar cores vívidas.

De seguida, Voshart ajustou os modelos da Artbreeder com recurso ao Photoshop, adicionando detalhes recolhidos de moedas, obras de arte e descrições dos Imperadores escritas em textos históricos.

Em declarações ao mesmo site, Voshart explicou que encontrar todas as obras de arte e os textos de referência sobre os Imperadores demorou aproximadamente dois meses, e montar cada retrato demorou, em média, cerca de 15 a 16 horas.

O artista diz que começou este projeto para se distrair durante o confinamento provocado pela pandemia de covid-19 e que, inicialmente, não sabia quase nada sobre estes antigos Imperadores.

Porém, o que começou como uma forma de passar o tempo dentro de quatro paredes acabou com um trabalho alargado que inclui 54 Imperadores e que abrange um período do Império Romano chamado de Principado, desde 27 A.C. até 285 D.C.

É possível ver todas as reconstruções no site oficial de Voshart.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …