/

Trabalho não remunerado na Web Summit? Brandão Rodrigues foi voluntário na Expo98 e fez-lhe bem, diz Costa

2

O primeiro-ministro, António Costa, dedicou a tarde desta quarta-feira à Web Summit, tendo feito uma ronda por várias startups que marcam presença conferência tecnológica que decorre em Lisboa até esta quinta-feira.

Entre visitas a startups, conversas com empreendedores, selfies e pitch de empresas como a Microsoft, António Costa protagonizou uma espécie de arruada pela Web Summit, tal como descreve o jornal Observador, tendo sido recebido pelo fundador e presidente executivo da cimeira Paddy Cosgrave.

O evento “mantém-se muito forte, o nosso ecossistema continua vibrante e a Web Summit é uma enorme montra, para que no mundo inteiro se veja Portugal como grande local para criação de tecnologia e a excelência da qualidade dos nossos recursos humanos”, disse, citado pelo semanário Expresso, enquanto visitava duas dezenas de startups.

Durante a visita, o socialista foi confrontado com os 2.700 voluntários da Web Summit, que fazem um trabalho avaliado em quase um milhão de euros. Questionado pelos jornalistas, António Costa responde que muitos jovens são voluntários para conhecerem um grande evento por dentro e para reforçarem a sua formação.

“Este evento, como grande parte dos eventos, vive de diversas formas e também de muitos voluntários. E por que é que são voluntários? Muitos deles são voluntários porque acham que é uma excelente oportunidade para poderem conhecer o evento por dentro, participarem por dentro nesta experiência, terem contacto com toda esta realidade e isso também contribui para a sua própria formação”, defende António Costa.

“Temos um programa específico de apoio às startups portuguesas, que é um concurso que abrimos todos os anos, que designamos ‘Road to Web Summit’, para apoiar startups portuguesas a estarem aqui, apresentaram os seus projetos sem terem de costear a sua participação aqui. Muitos destes voluntários estão aqui para poderem viver esta experiência por dentro”, sublinha.

O primeiro-ministro deu mesmo o exemplo do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que foi voluntário durante a Expo98. “Há 21 anos, lembramo-nos todos do que foi a Expo98 e nessa altura houve dezenas, centenas, milhares, de voluntários. O senhor ministro da Educação foi aqui voluntário no Expo98 e foi, não porque a Expo estivesse aqui a explorar, mas porque quis viver por dentro esta experiência que também a Expo lhe proporcionou”, declarou António Costa.

Tiago Brandão Rodrigues disse não teria como participar na Expo sem ser como voluntário e o primeiro-ministro respondeu: “e fez-lhe bem essa experiência de voluntariado”.

Durante a visita, Costa contou com a companhia de outros ministros além de Brandão Rodrigues: a ministra da Cultura, Graça Fonseca e o ministro da Economia, Siza Vieira, que é também um dos quatro ministros de Estado.

ZAP // Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.