Arranha-céus de Nova York obrigados a reduzirem emissões poluentes

Gerardo Pesantez / World Bank

O presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, assinou na segunda-feira um conjunto de leis que se pretendem exemplares para combater as alterações climáticas.

Esta série de medidas, que pretendem ser a versão nova-iorquina do Novo Acordo Verde defendido por jovens estrelas democratas ao nível nacional, obriga os arranha-céus e os edifícios com mais de 2.300 metros quadrados a reduzir as suas emissões em 40% até 2030, com referência aos níveis de 2005.

Em caso de incumprimento, os proprietários estão sujeitos a pesadas multas, que podem ultrapassar um milhão de dólares (quase 900 mil euros), salientou Bill de Blasio, citado pelo Público.

A construção de imóveis com fachada de vidro, aparecidos nos anos 1960 e apreciados pelas suas vistas panorâmicas, só vai ser autorizada se responder a critérios energéticos muito estritos.

“Cada dia que passa, o nosso planeta aproxima-se de um ponto de não retorno. O Novo Acordo Verde nova-iorquino pega o touro pelos cornos”, declarou De Blasio, depois de ter assinado este pacote legislativo aprovado na quinta-feira pelo conselho municipal.

Este autarca tem apresentado nas últimas semanas várias iniciativas nova-iorquinas sintonizadas com as pretensões dos situados mais à esquerda dos candidatos democratas às eleições presidenciais, como um sistema de cobertura de saúde para todos os nova-iorquinos.

Há várias semanas que De Blasio disse que está a ponderar lançar-se na corrida para a nomeação pelos democratas para a eleição presidencial de 2020, que já conta com 19 candidatos, enquanto se espera pela decisão do antigo vice-presidente Joe Biden.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …