Arqueólogos mexicanos descobrem rua em cidade onde Jesus pregou

SIAME

Voluntários mexicanos do Projeto Magdala, que procuram achados arqueológicos na cidade de origem de Maria Madalena

Voluntários mexicanos do Projeto Magdala, que procuram achados arqueológicos na cidade de origem de Maria Madalena

Um grupo de arqueólogos mexicanos descobriu uma rua na cidade de Magdala, em Israel, que data do século I d.C.. A descoberta é resultado de escavações realizadas este verão por cerca de uma centena de voluntários no local, a cidade de origem de Maria Madalena e onde Jesus Cristo terá pregado.

Os arqueólogos mexicanos, membros do Projeto Magdala, descobriram na cidade uma rua do século I, pequenos edifícios, 300 moedas e vários objetos da época. De acordo com o Evangelho de Lucas, Jesus terá pregado nesta cidade.

O fundador do projeto, o padre Juan Solana, descreve que entre os achados do século I feitos pelos arqueólogos estão vários objetos de cerâmica e cristal, uma sala de banho e dois ou três quartos.

“Podemos tocar e estar numa cidade do século I que durante séculos foi sepultada por cheias. Outras cidades desta altura foram reconstruídas ao longo dos anos, mas este continua intacta. Quem visita Magdala anda pelas ruas onde Jesus pregou“, acredita o sacerdote, em declarações ao Sistema de Informação da Arquidiocese do México (SIAME).

Juan Solana descreve que “o Evangelho de Lucas (8, 1-3) afirma que Jesus ia por toda a Galileia pregando de sinagoga em sinagoga; o Evangelho afirma também que Jesus era seguido por um grupo de mulheres que tinham sido curadas de espíritos imundos, entre elas Maria Madalena – que era, precisamente, de Magdala, Maria de Magdala”.

As escavações na antiga cidade de Magdala estão a ser dirigidas por Marcela Zapata, da Universidade de Anahuac del Sur.

Trata-se de um projeto promovido pelos Legionários de Cristo, no qual participam vários arqueólogos da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), da Universidad Anahuac del Sur e da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Ao longo dos últimos anos, cerca de 400 voluntários contribuíram para o projeto.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …

Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para "estudar a viabilidade" de incorporar veículos voadores …