Arqueólogos mexicanos descobrem rua em cidade onde Jesus pregou

SIAME

Voluntários mexicanos do Projeto Magdala, que procuram achados arqueológicos na cidade de origem de Maria Madalena

Voluntários mexicanos do Projeto Magdala, que procuram achados arqueológicos na cidade de origem de Maria Madalena

Um grupo de arqueólogos mexicanos descobriu uma rua na cidade de Magdala, em Israel, que data do século I d.C.. A descoberta é resultado de escavações realizadas este verão por cerca de uma centena de voluntários no local, a cidade de origem de Maria Madalena e onde Jesus Cristo terá pregado.

Os arqueólogos mexicanos, membros do Projeto Magdala, descobriram na cidade uma rua do século I, pequenos edifícios, 300 moedas e vários objetos da época. De acordo com o Evangelho de Lucas, Jesus terá pregado nesta cidade.

O fundador do projeto, o padre Juan Solana, descreve que entre os achados do século I feitos pelos arqueólogos estão vários objetos de cerâmica e cristal, uma sala de banho e dois ou três quartos.

“Podemos tocar e estar numa cidade do século I que durante séculos foi sepultada por cheias. Outras cidades desta altura foram reconstruídas ao longo dos anos, mas este continua intacta. Quem visita Magdala anda pelas ruas onde Jesus pregou“, acredita o sacerdote, em declarações ao Sistema de Informação da Arquidiocese do México (SIAME).

Juan Solana descreve que “o Evangelho de Lucas (8, 1-3) afirma que Jesus ia por toda a Galileia pregando de sinagoga em sinagoga; o Evangelho afirma também que Jesus era seguido por um grupo de mulheres que tinham sido curadas de espíritos imundos, entre elas Maria Madalena – que era, precisamente, de Magdala, Maria de Magdala”.

As escavações na antiga cidade de Magdala estão a ser dirigidas por Marcela Zapata, da Universidade de Anahuac del Sur.

Trata-se de um projeto promovido pelos Legionários de Cristo, no qual participam vários arqueólogos da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), da Universidad Anahuac del Sur e da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Ao longo dos últimos anos, cerca de 400 voluntários contribuíram para o projeto.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …

43% dos restaurantes pondera avançar para insolvência

Cerca de 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderam avançar para insolvência, informa o mais recente inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). "No …

António Mexia investe 25 mil euros no aumento de capital da EDP

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, que se encontra com funções suspensas, subscreveu 7738 ações, num investimento de 24.535 euros, no aumento de capital de mais de mil milhões de euros do …