Arqueólogos mexicanos descobrem rua em cidade onde Jesus pregou

SIAME

Voluntários mexicanos do Projeto Magdala, que procuram achados arqueológicos na cidade de origem de Maria Madalena

Voluntários mexicanos do Projeto Magdala, que procuram achados arqueológicos na cidade de origem de Maria Madalena

Um grupo de arqueólogos mexicanos descobriu uma rua na cidade de Magdala, em Israel, que data do século I d.C.. A descoberta é resultado de escavações realizadas este verão por cerca de uma centena de voluntários no local, a cidade de origem de Maria Madalena e onde Jesus Cristo terá pregado.

Os arqueólogos mexicanos, membros do Projeto Magdala, descobriram na cidade uma rua do século I, pequenos edifícios, 300 moedas e vários objetos da época. De acordo com o Evangelho de Lucas, Jesus terá pregado nesta cidade.

O fundador do projeto, o padre Juan Solana, descreve que entre os achados do século I feitos pelos arqueólogos estão vários objetos de cerâmica e cristal, uma sala de banho e dois ou três quartos.

“Podemos tocar e estar numa cidade do século I que durante séculos foi sepultada por cheias. Outras cidades desta altura foram reconstruídas ao longo dos anos, mas este continua intacta. Quem visita Magdala anda pelas ruas onde Jesus pregou“, acredita o sacerdote, em declarações ao Sistema de Informação da Arquidiocese do México (SIAME).

Juan Solana descreve que “o Evangelho de Lucas (8, 1-3) afirma que Jesus ia por toda a Galileia pregando de sinagoga em sinagoga; o Evangelho afirma também que Jesus era seguido por um grupo de mulheres que tinham sido curadas de espíritos imundos, entre elas Maria Madalena – que era, precisamente, de Magdala, Maria de Magdala”.

As escavações na antiga cidade de Magdala estão a ser dirigidas por Marcela Zapata, da Universidade de Anahuac del Sur.

Trata-se de um projeto promovido pelos Legionários de Cristo, no qual participam vários arqueólogos da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), da Universidad Anahuac del Sur e da Autoridade de Antiguidades de Israel.

Ao longo dos últimos anos, cerca de 400 voluntários contribuíram para o projeto.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …