Arqueólogos descobrem cemitério filisteu em Israel

Big Fat Baby / Flickr

-

Investigadores afirmam ter descoberto em Israel um cemitério filisteu que poderá ser o primeiro a ser encontrado em toda a história da Humanidade.

O resultado das escavações, que duraram 30 anos, foram tornadas públicas no passado domingo e podem confirmar a existência de um dos povos mais misteriosos referidos na Bíblia, escreve a BBC.

Arqueólogos norte-americanos descobriram um cemitério filisteu, na cidade israelita de Ashkelon, com os restos mortais de mais de 200 pessoas, correspondentes ao período entre os séculos 11 a.C. e 8 a.C.

Os líderes da expedição, conhecida por Leon Levy, relatam que os restos encontrados estavam em várias câmaras fúnebres, algumas cercadas por perfume, comida, joias e armas.

Os filisteus são mencionados na Bíblia como arqui-inimigos dos antigos israelitas, isto por se terem estabelecido em terras de Israel por volta do século 12 a.C.

Este povo terá ocupado cinco das principais cidades da Filisteia, agora representadas pelo território atual do sul do país e da Faixa de Gaza.

O filisteu mais famoso nos dias que correm é Golias, um guerreiro gigante que, segundo o livro sagrado, foi vencido pelo jovem David antes de se tornar rei.

“Depois de décadas a estudar o que os filisteus deixaram para trás, finalmente conseguimos ficar cara a cara com estas pessoas”, afirmou Daniel M. Master, um dos líderes da investigação.

“Com esta descoberta, estamos próximos de desvendar o segredo em torno das suas origens”, explica o arqueólogo.

A descoberta foi mantida em segredo durante três anos até que os trabalhos fossem definitivamente concluídos. O objetivo era evitar a atenção de ativistas judeus ultra-ortodoxos, que já tinham feito protestos contra as escavações.

Os manifestantes acusavam os arqueólogos de perturbar locais de sepultamento. “Tivemos que segurar as nossas línguas durante um longo período de tempo”, admitiu Master.

A equipa está agora a fazer exames de ADN, de datação por radio carbono e outros testes nos restos mortais numa tentativa de apontar a sua ascendência.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Os filisteus são mencionados na Bíblia como arqui-inimigos dos antigos israelitas, isto por se terem estabelecido em terras de Israel por volta do século 12 a.C.”

    NÃO!

    o problema é explicado por Enoch, os filisteus são descendentes do watchers, os anjos caídos que haviam antes estado na Terra para irem seguindo o Homem, uma espécie de guardiões que depois se rebelaram contra Deus…Genesis 6 explica a criação dos nephilim os descentes hibridos desses watchers com as mulheres que eles tomaram para si.

RESPONDER

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …