/

Arqueólogos descobrem cemitério filisteu em Israel

1

Big Fat Baby / Flickr

-

Investigadores afirmam ter descoberto em Israel um cemitério filisteu que poderá ser o primeiro a ser encontrado em toda a história da Humanidade.

O resultado das escavações, que duraram 30 anos, foram tornadas públicas no passado domingo e podem confirmar a existência de um dos povos mais misteriosos referidos na Bíblia, escreve a BBC.

Arqueólogos norte-americanos descobriram um cemitério filisteu, na cidade israelita de Ashkelon, com os restos mortais de mais de 200 pessoas, correspondentes ao período entre os séculos 11 a.C. e 8 a.C.

Os líderes da expedição, conhecida por Leon Levy, relatam que os restos encontrados estavam em várias câmaras fúnebres, algumas cercadas por perfume, comida, joias e armas.

Os filisteus são mencionados na Bíblia como arqui-inimigos dos antigos israelitas, isto por se terem estabelecido em terras de Israel por volta do século 12 a.C.

Este povo terá ocupado cinco das principais cidades da Filisteia, agora representadas pelo território atual do sul do país e da Faixa de Gaza.

O filisteu mais famoso nos dias que correm é Golias, um guerreiro gigante que, segundo o livro sagrado, foi vencido pelo jovem David antes de se tornar rei.

“Depois de décadas a estudar o que os filisteus deixaram para trás, finalmente conseguimos ficar cara a cara com estas pessoas”, afirmou Daniel M. Master, um dos líderes da investigação.

“Com esta descoberta, estamos próximos de desvendar o segredo em torno das suas origens”, explica o arqueólogo.

A descoberta foi mantida em segredo durante três anos até que os trabalhos fossem definitivamente concluídos. O objetivo era evitar a atenção de ativistas judeus ultra-ortodoxos, que já tinham feito protestos contra as escavações.

Os manifestantes acusavam os arqueólogos de perturbar locais de sepultamento. “Tivemos que segurar as nossas línguas durante um longo período de tempo”, admitiu Master.

A equipa está agora a fazer exames de ADN, de datação por radio carbono e outros testes nos restos mortais numa tentativa de apontar a sua ascendência.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. “Os filisteus são mencionados na Bíblia como arqui-inimigos dos antigos israelitas, isto por se terem estabelecido em terras de Israel por volta do século 12 a.C.”

    NÃO!

    o problema é explicado por Enoch, os filisteus são descendentes do watchers, os anjos caídos que haviam antes estado na Terra para irem seguindo o Homem, uma espécie de guardiões que depois se rebelaram contra Deus…Genesis 6 explica a criação dos nephilim os descentes hibridos desses watchers com as mulheres que eles tomaram para si.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.