Arqueólogos descobrem cemitério filisteu em Israel

Big Fat Baby / Flickr

-

Investigadores afirmam ter descoberto em Israel um cemitério filisteu que poderá ser o primeiro a ser encontrado em toda a história da Humanidade.

O resultado das escavações, que duraram 30 anos, foram tornadas públicas no passado domingo e podem confirmar a existência de um dos povos mais misteriosos referidos na Bíblia, escreve a BBC.

Arqueólogos norte-americanos descobriram um cemitério filisteu, na cidade israelita de Ashkelon, com os restos mortais de mais de 200 pessoas, correspondentes ao período entre os séculos 11 a.C. e 8 a.C.

Os líderes da expedição, conhecida por Leon Levy, relatam que os restos encontrados estavam em várias câmaras fúnebres, algumas cercadas por perfume, comida, joias e armas.

Os filisteus são mencionados na Bíblia como arqui-inimigos dos antigos israelitas, isto por se terem estabelecido em terras de Israel por volta do século 12 a.C.

Este povo terá ocupado cinco das principais cidades da Filisteia, agora representadas pelo território atual do sul do país e da Faixa de Gaza.

O filisteu mais famoso nos dias que correm é Golias, um guerreiro gigante que, segundo o livro sagrado, foi vencido pelo jovem David antes de se tornar rei.

“Depois de décadas a estudar o que os filisteus deixaram para trás, finalmente conseguimos ficar cara a cara com estas pessoas”, afirmou Daniel M. Master, um dos líderes da investigação.

“Com esta descoberta, estamos próximos de desvendar o segredo em torno das suas origens”, explica o arqueólogo.

A descoberta foi mantida em segredo durante três anos até que os trabalhos fossem definitivamente concluídos. O objetivo era evitar a atenção de ativistas judeus ultra-ortodoxos, que já tinham feito protestos contra as escavações.

Os manifestantes acusavam os arqueólogos de perturbar locais de sepultamento. “Tivemos que segurar as nossas línguas durante um longo período de tempo”, admitiu Master.

A equipa está agora a fazer exames de ADN, de datação por radio carbono e outros testes nos restos mortais numa tentativa de apontar a sua ascendência.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Os filisteus são mencionados na Bíblia como arqui-inimigos dos antigos israelitas, isto por se terem estabelecido em terras de Israel por volta do século 12 a.C.”

    NÃO!

    o problema é explicado por Enoch, os filisteus são descendentes do watchers, os anjos caídos que haviam antes estado na Terra para irem seguindo o Homem, uma espécie de guardiões que depois se rebelaram contra Deus…Genesis 6 explica a criação dos nephilim os descentes hibridos desses watchers com as mulheres que eles tomaram para si.

RESPONDER

Metro do Porto compra 18 novos veículos e assegura mais 60 mil lugares por dia

A Metro do Porto assinou esta terça-feira o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a …

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …

Ex-presidente da Interpol condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno

O ex-presidente da Interpol Meng Hongwei foi condenado a 13 anos e meio de prisão por suborno, segundo uma declaração de um tribunal chinês divulgada esta terça-feira. Além da pena de prisão, foi multado em …

Condutor que atropelou mortalmente irmã de Djaló condenado a 16 anos de prisão

O Tribunal de Almada condenou, esta terça-feira, a 16 anos de prisão o condutor acusado do atropelamento mortal de uma jovem de 17 anos nas Festas da Moita, no distrito de Setúbal, em setembro de …