Arqueólogos descobrem cemitério filisteu em Israel

Big Fat Baby / Flickr

-

Investigadores afirmam ter descoberto em Israel um cemitério filisteu que poderá ser o primeiro a ser encontrado em toda a história da Humanidade.

O resultado das escavações, que duraram 30 anos, foram tornadas públicas no passado domingo e podem confirmar a existência de um dos povos mais misteriosos referidos na Bíblia, escreve a BBC.

Arqueólogos norte-americanos descobriram um cemitério filisteu, na cidade israelita de Ashkelon, com os restos mortais de mais de 200 pessoas, correspondentes ao período entre os séculos 11 a.C. e 8 a.C.

Os líderes da expedição, conhecida por Leon Levy, relatam que os restos encontrados estavam em várias câmaras fúnebres, algumas cercadas por perfume, comida, joias e armas.

Os filisteus são mencionados na Bíblia como arqui-inimigos dos antigos israelitas, isto por se terem estabelecido em terras de Israel por volta do século 12 a.C.

Este povo terá ocupado cinco das principais cidades da Filisteia, agora representadas pelo território atual do sul do país e da Faixa de Gaza.

O filisteu mais famoso nos dias que correm é Golias, um guerreiro gigante que, segundo o livro sagrado, foi vencido pelo jovem David antes de se tornar rei.

“Depois de décadas a estudar o que os filisteus deixaram para trás, finalmente conseguimos ficar cara a cara com estas pessoas”, afirmou Daniel M. Master, um dos líderes da investigação.

“Com esta descoberta, estamos próximos de desvendar o segredo em torno das suas origens”, explica o arqueólogo.

A descoberta foi mantida em segredo durante três anos até que os trabalhos fossem definitivamente concluídos. O objetivo era evitar a atenção de ativistas judeus ultra-ortodoxos, que já tinham feito protestos contra as escavações.

Os manifestantes acusavam os arqueólogos de perturbar locais de sepultamento. “Tivemos que segurar as nossas línguas durante um longo período de tempo”, admitiu Master.

A equipa está agora a fazer exames de ADN, de datação por radio carbono e outros testes nos restos mortais numa tentativa de apontar a sua ascendência.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Os filisteus são mencionados na Bíblia como arqui-inimigos dos antigos israelitas, isto por se terem estabelecido em terras de Israel por volta do século 12 a.C.”

    NÃO!

    o problema é explicado por Enoch, os filisteus são descendentes do watchers, os anjos caídos que haviam antes estado na Terra para irem seguindo o Homem, uma espécie de guardiões que depois se rebelaram contra Deus…Genesis 6 explica a criação dos nephilim os descentes hibridos desses watchers com as mulheres que eles tomaram para si.

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …