Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado.

O CAES é um tipo de bateria que usa eletricidade fora do pico ou excedente da rede para produzir energia, usando essa eletricidade extra para fazer funcionar um compressor que, por sua vez, gera ar comprimido aquecido.

Esse ar é armazenado dentro de uma cavidade subterrânea construída para esse fim, onde a pressão hidrostática o empurra de volta à superfície.

No local, é reaquecido pelo acumulador térmico e direcionado através de uma turbina que gera eletricidade.

Os sistemas CAES estão a ganhar cada vez mais popularidade porque, em comparação com as baterias convencionais, podem armazenar energia durante mais tempo e têm menos custos de manutenção.

Em breve, estes sistemas irão ajudar os californianos a aproveitar ao máximo a sua energia limpa e renovável, escreve o Interesting Engeneering.

As novas instalações da Hydrostor irão usar uma versão atualizada da tecnologia CAES, também conhecida como Armazenamento Avançado de Energia de Ar Comprimido (A-CAES), que incorpora componentes de sistemas de energia existentes para produzir um sistema avançado de armazenamento livre de emissões.

Os dois principais projetos da Hydrostor, agora em desenvolvimento ativo, estão localizados no sul do condado de Kern e no centro da Califórnia.

As baterias do Hydrostor serão capazes de fornecer entre 8 e 12 horas de armazenamento de energia, o que é bastante mais do que a média de 2 horas que as tecnologias de bateria atuais fornecem.

Além disso, os sistemas de armazenamento de ar comprimido normalmente oferecem eficiências de ida e volta entre 40 e 52%, mas este sistema, andará em torno dos 60%, por quartzo.

Estes sistemas também podem ajudar a melhorar a estabilidade da rede elétrica durante os horários de picos de uso elétrico e exigem muito pouca manutenção. Também reduzem o desgaste geral do compressor, estendendo a sua vida útil significativamente, uma vez que as instalações do Hydrostor devem durar mais de 50 anos.

Já foram construídos dois projetos piloto em Ontário, no Canadá. Os novos projetos irão agora ajudar o estado da Califórnia a atingir as suas ambiciosas metas de descarbonização.

Os dois novos projetos serão, cada um, os maiores sistemas de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …