Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado.

O CAES é um tipo de bateria que usa eletricidade fora do pico ou excedente da rede para produzir energia, usando essa eletricidade extra para fazer funcionar um compressor que, por sua vez, gera ar comprimido aquecido.

Esse ar é armazenado dentro de uma cavidade subterrânea construída para esse fim, onde a pressão hidrostática o empurra de volta à superfície.

No local, é reaquecido pelo acumulador térmico e direcionado através de uma turbina que gera eletricidade.

Os sistemas CAES estão a ganhar cada vez mais popularidade porque, em comparação com as baterias convencionais, podem armazenar energia durante mais tempo e têm menos custos de manutenção.

Em breve, estes sistemas irão ajudar os californianos a aproveitar ao máximo a sua energia limpa e renovável, escreve o Interesting Engeneering.

As novas instalações da Hydrostor irão usar uma versão atualizada da tecnologia CAES, também conhecida como Armazenamento Avançado de Energia de Ar Comprimido (A-CAES), que incorpora componentes de sistemas de energia existentes para produzir um sistema avançado de armazenamento livre de emissões.

Os dois principais projetos da Hydrostor, agora em desenvolvimento ativo, estão localizados no sul do condado de Kern e no centro da Califórnia.

As baterias do Hydrostor serão capazes de fornecer entre 8 e 12 horas de armazenamento de energia, o que é bastante mais do que a média de 2 horas que as tecnologias de bateria atuais fornecem.

Além disso, os sistemas de armazenamento de ar comprimido normalmente oferecem eficiências de ida e volta entre 40 e 52%, mas este sistema, andará em torno dos 60%, por quartzo.

Estes sistemas também podem ajudar a melhorar a estabilidade da rede elétrica durante os horários de picos de uso elétrico e exigem muito pouca manutenção. Também reduzem o desgaste geral do compressor, estendendo a sua vida útil significativamente, uma vez que as instalações do Hydrostor devem durar mais de 50 anos.

Já foram construídos dois projetos piloto em Ontário, no Canadá. Os novos projetos irão agora ajudar o estado da Califórnia a atingir as suas ambiciosas metas de descarbonização.

Os dois novos projetos serão, cada um, os maiores sistemas de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Partilha de dados com a Rússia. Medina ouvido hoje no parlamento

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), é hoje ouvido no parlamento, a requerimento de PSD e CDS-PP, sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos com a embaixada …

Cientistas descobrem como é que o cérebro nos faz espirrar

Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, identificou, em ratos de laboratório, células e proteínas específicas que controlam o reflexo do espirro. "Compreender melhor o que nos faz espirrar - de que …

Casa Branca prevê falha na meta de vacinação de 70% da população até 4 de Julho

A previsão foi avançada esta terça-feira por Jeff Zients, coordenador da resposta norte-americana à pandemia do novo coronavírus. O atraso, ainda que residual, representa um percalço no plano inicialmente proposto pela Administração Biden e justifica-se, …

Revelados segredos da invasão da malária

Como é que os parasitas da malária invadem os glóbulos vermelhos? A microscopia de vídeo de última geração permitiu à equipa do WEHI, na Austrália, ver estes detalhes moleculares essenciais para tratar a doença. Kelly Rogers, …

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …