/

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado.

O CAES é um tipo de bateria que usa eletricidade fora do pico ou excedente da rede para produzir energia, usando essa eletricidade extra para fazer funcionar um compressor que, por sua vez, gera ar comprimido aquecido.

Esse ar é armazenado dentro de uma cavidade subterrânea construída para esse fim, onde a pressão hidrostática o empurra de volta à superfície.

No local, é reaquecido pelo acumulador térmico e direcionado através de uma turbina que gera eletricidade.

Os sistemas CAES estão a ganhar cada vez mais popularidade porque, em comparação com as baterias convencionais, podem armazenar energia durante mais tempo e têm menos custos de manutenção.

Em breve, estes sistemas irão ajudar os californianos a aproveitar ao máximo a sua energia limpa e renovável, escreve o Interesting Engeneering.

As novas instalações da Hydrostor irão usar uma versão atualizada da tecnologia CAES, também conhecida como Armazenamento Avançado de Energia de Ar Comprimido (A-CAES), que incorpora componentes de sistemas de energia existentes para produzir um sistema avançado de armazenamento livre de emissões.

Os dois principais projetos da Hydrostor, agora em desenvolvimento ativo, estão localizados no sul do condado de Kern e no centro da Califórnia.

As baterias do Hydrostor serão capazes de fornecer entre 8 e 12 horas de armazenamento de energia, o que é bastante mais do que a média de 2 horas que as tecnologias de bateria atuais fornecem.

Além disso, os sistemas de armazenamento de ar comprimido normalmente oferecem eficiências de ida e volta entre 40 e 52%, mas este sistema, andará em torno dos 60%, por quartzo.

Estes sistemas também podem ajudar a melhorar a estabilidade da rede elétrica durante os horários de picos de uso elétrico e exigem muito pouca manutenção. Também reduzem o desgaste geral do compressor, estendendo a sua vida útil significativamente, uma vez que as instalações do Hydrostor devem durar mais de 50 anos.

Já foram construídos dois projetos piloto em Ontário, no Canadá. Os novos projetos irão agora ajudar o estado da Califórnia a atingir as suas ambiciosas metas de descarbonização.

Os dois novos projetos serão, cada um, os maiores sistemas de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.