Arguido do caso Lava Jato detido em Portugal foi posto em liberdade

(dr) gallery.brasilenergia.com

Raul Schmidt Felippe Junior, operador financeiro luso-brasileiro detido no âmbito da Operação Lava Jato

Esta quinta-feira, o empresário Raul Schmidt, detido em Portugal a 3 de fevereiro por ser arguido na chamada operação Lava jato, no Brasil, foi libertado.

Raul Schmidt, operador financeiro luso-brasileiro detido em Portugal no âmbito da Operação Lava Jato, foi posto em liberdade pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

“O cidadão português de origem Raul Schmidt Filipe Júnior foi hoje posto em liberdade, na sequência de incidente suscitado pela sua defesa, com vista a que os tribunais portugueses não executem a sua extradição para o Brasil, sem antes apreciarem e decidirem se, enquanto nacional português de origem, o mesmo pode ser extraditado para aquele país, que não extradita brasileiros de origem”, refere um comunicado da defesa do empresário enviado à Lusa.

De acordo com o Diário de Notícias, a justiça brasileira pretende que Schmidt seja extraditado para o Brasil, onde é suspeito de branqueamento de capitais, corrupção e organização criminosa.

Por sua vez, a defesa do arguido alega que “enquanto nacional português de origem” não deve ser extraditado para o Brasil, “país que não extradita brasileiros de origem”, segundo um comunicado enviado ao jornal.

Raul Schmidt Filipe Júnior “tem nacionalidade portuguesa originária, por nascimento (nasceu neto de portugueses), por força da Lei Orgânica nº 9/2015, de 29 de julho”, norma legal que entrou em vigor apenas a 1 de julho de 2017.

Ainda assim, a “nacionalidade originária produz efeitos desde o nascimento e não somente desde o registo por averbamento da atribuição de nacionalidade”, defendem os advogados do arguido.

Raul Schmidt fica agora a aguardar a decisão da justiça portuguesa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bonito…
    Montes de bandidos brasileiros cometem crimes em Portugal e depois fogem para o Brasil ondr andam à “vontade”, e agora já há brasileiros que cometem crimes no Brasil e fogem para Portugal, fazendo-se passar por portugueses só porque o avô era português?!!
    Por muito que inventem leis manhosas, este bandido não é nem nunca foi português, por isso há que o extraditar imediatamemte para o Brasil!!

  2. Quando Portugal se recusou a extraditar Duarte Lima para pagar pelo crime lá cometido, ficámos a saber que Brasil e Portugal estão em competição para provar qual o melhor abrigo para os bandidos de ambos os países.

RESPONDER

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …