Arguido do caso Lava Jato detido em Portugal foi posto em liberdade

(dr) gallery.brasilenergia.com

Raul Schmidt Felippe Junior, operador financeiro luso-brasileiro detido no âmbito da Operação Lava Jato

Esta quinta-feira, o empresário Raul Schmidt, detido em Portugal a 3 de fevereiro por ser arguido na chamada operação Lava jato, no Brasil, foi libertado.

Raul Schmidt, operador financeiro luso-brasileiro detido em Portugal no âmbito da Operação Lava Jato, foi posto em liberdade pelo Tribunal da Relação de Lisboa.

“O cidadão português de origem Raul Schmidt Filipe Júnior foi hoje posto em liberdade, na sequência de incidente suscitado pela sua defesa, com vista a que os tribunais portugueses não executem a sua extradição para o Brasil, sem antes apreciarem e decidirem se, enquanto nacional português de origem, o mesmo pode ser extraditado para aquele país, que não extradita brasileiros de origem”, refere um comunicado da defesa do empresário enviado à Lusa.

De acordo com o Diário de Notícias, a justiça brasileira pretende que Schmidt seja extraditado para o Brasil, onde é suspeito de branqueamento de capitais, corrupção e organização criminosa.

Por sua vez, a defesa do arguido alega que “enquanto nacional português de origem” não deve ser extraditado para o Brasil, “país que não extradita brasileiros de origem”, segundo um comunicado enviado ao jornal.

Raul Schmidt Filipe Júnior “tem nacionalidade portuguesa originária, por nascimento (nasceu neto de portugueses), por força da Lei Orgânica nº 9/2015, de 29 de julho”, norma legal que entrou em vigor apenas a 1 de julho de 2017.

Ainda assim, a “nacionalidade originária produz efeitos desde o nascimento e não somente desde o registo por averbamento da atribuição de nacionalidade”, defendem os advogados do arguido.

Raul Schmidt fica agora a aguardar a decisão da justiça portuguesa.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Bonito…
    Montes de bandidos brasileiros cometem crimes em Portugal e depois fogem para o Brasil ondr andam à “vontade”, e agora já há brasileiros que cometem crimes no Brasil e fogem para Portugal, fazendo-se passar por portugueses só porque o avô era português?!!
    Por muito que inventem leis manhosas, este bandido não é nem nunca foi português, por isso há que o extraditar imediatamemte para o Brasil!!

  2. Quando Portugal se recusou a extraditar Duarte Lima para pagar pelo crime lá cometido, ficámos a saber que Brasil e Portugal estão em competição para provar qual o melhor abrigo para os bandidos de ambos os países.

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …