//

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

1

DR

Desenho original de Christo

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de outubro.

Na década de 1960, Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude tiveram a ideia de cobrir o Arco do Triunfo, em França, com tecido azul e prateado e corda vermelha.

Apesar de todos os pormenores terem sido pensados e desenhados, o projeto nunca saiu do papel porque o casal de artistas achou que nunca iria obter a permissão necessária para o materializar.

No entanto, passados 59 anos, a ideia vai ganhar vida.

Segundo o The Guardian, o monumento francês será revestido por 25 mil metros quadrados de tecido reciclável de polipropileno, fixado com três mil metros de corda vermelha, também reciclável.

As obras vão começar no próximo mês e “L’Arc de Triomphe, Wrapped” – assim se chama o projeto – ficará exposto durante 16 dias.

Ao The Guardian, o sobrinho de Christo, Vladimir Javacheff, confirmou agora que O Arco do Triunfo embrulhado irá seguir “em 100 por cento” o desenho que os dois artistas imaginaram no início da década de 60.

A obra deverá ficar concluída a 18 de setembro, mas, assim como a maior parte do trabalho de Christo, não será permanente, e no dia 3 de outubro irão começar os trabalhos para remover o embrulho.

O custo da iniciativa de​ 14 milhões de euros, agora avançado pelo diário britânico, ​será então pago com a venda de obras originais de Christo e Jeanne-Claude.

A produção deveria ter acontecido no ano passado, para coincidir com uma exposição do artista no Centro Pompidou de Paris, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O casal de artistas já não vai poder ver o seu sonho a ser concretizado, uma vez que ambos já faleceram. Christo morreu em novembro do ano passado e Jeanne-Claude em 2009.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

 

 

 

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.