Árbitros admitem boicotar jogos de Serena Williams

Daniel Murphy / EPA

Os árbitros de ténis admitem boicotar os jogos de Serena Williams. A medida surge em protesto à forma como a tenista norte-americana se dirigiu ao árbitro português Carlos Ramos no final do Open dos Estados Unidos.  

De acordo com o The Times, que avançou com a notícia esta terça-feira, alguns árbitros da modalidade já estariam descontentes com a forma como o evento foi organizado este ano e a polémica com Serena Williams terá sido a gota de água.

Os árbitros terão ficado ainda mais descontentes quando quando as posições da Associação de Ténis Feminino (WTA) e da Associação de Ténis Norte-Americana (USTA) vieram a público, dando apoio à tenista norte-americana.

Segundo o jornal britânico, que cita um dirigente de arbitragem sob anonimato, “há um consenso entre os árbitros de que Carlos Ramos foi atirado aos lobos simplesmente por fazer o seu trabalho” e que “os juízes estão a debater se devem ou não tomar uma posição em defesa do seu trabalho”.

Por tudo isto, os árbitros ponderam neste momento a melhor forma de ação para demonstrarem o seu descontentamento e defenderem a sua profissão. A medida que ganha mais peso, aponta o The Times, é o boicote aos jogos de Serena Williams enquanto a tenista não se desculpar pelo seu comportamento.

A polémica com Williams, uma das mais aclamadas e vitoriosas desportistas da sua modalidade, surgiu quando Carlos Ramos a advertiu por receber indicações do treinador que estava na bancada. Furiosa com a advertência, a tenista partiu a raquete acabando por receber outra penalização.

Descontente com a situação, Serena Williams dirigiu-se ao árbitro português: “Estás a ofender o meu caráter e deves-me um pedido de desculpas. És um mentiroso. Nunca mais vais arbitrar um encontro meu na vida. Pede-me desculpa. Tu roubaste-me um ponto e és um ladrão também“.

A linguagem valeu-lhe outro advertência, a terceira, que acabaria por ditar a sua derrota na final do Open. Mais tarde, Serena usou o sexismo como escudo, acusando Carlos Ramos de só a ter advertido por ser mulher.

Toda esta polémica acabou por ofuscar a vitória da japonesa Naomi Osaka, que venceu Serena de forma inquestionável por 6-2 e 6-4.

Nesta segunda-feira, a Federação Internacional de Ténis defendeu a atuação do árbitro Carlos Ramos durante a prova. “Carlos Ramos é um dos árbitros mais experientes e respeitados no ténis. As decisões estavam de acordo com as regras pertinentes e foram reafirmadas com a decisão da organização do US Open em multar Serena Williams pelas três ofensas que fez”, considerou em comunicado.

SA, ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Extrema pouca vergonha e falta de carácter por parte da tenista e das associações que a defendem. Para além do comportamento ofensivo para com o árbitro e da falta de respeito para com a colega é gritante o oportunismo sexista que usa para se justificar.
    Muito baixo!!!

  2. Convém lembrar que existe um contexto milionário por trás do nome “Serena Williams” com poder para fazer surgir muitas opiniões aberrantes, e dar um enorme apoio àquilo que só merece repúdio.
    (Já para não falar num patriotismo doentio)
    Concordo que foi pena o arbitro não ter dado uma admoestação verbal prévia, e assim não existiria qualquer argumento, mas ele não é obrigado a isso e agiu sempre correctamente.
    Só foi lamentável ter-se perdido uma final fantástica, e ver a Serena Williams ser completamente derrotada com uma vitória indiscutível de uma jovem de 20 anos de nome Naomi Osaka, na sua primeira final de um Grand Slam, isto é que não poderia ter acontecido e tudo vale para que o protagonismo seja desviado para onde estão os milhões.

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …