/

Federação Internacional de Ténis defende árbitro português Carlos Ramos

2

Brian Hirschfeld / EPA

O árbitro português Carlos Ramos (e) com a tenista norte-americana Serena Williams

A Federação Internacional de Ténis (ITF) respaldou esta segunda-feira a atuação do árbitro Carlos Ramos no incidente protagonizado pela norte-americana Serena Williams, na final feminina do Open dos Estados Unidos.

Em comunicado, a ITF destaca o trajeto e a correta atuação do árbitro português, face à atitude daquela tenista, na final que veio a perder ante a japonesa Naomi Osaka.

“Carlos Ramos é um dos árbitros mais experientes e respeitados no ténis. As decisões estavam de acordo com as regras pertinentes e foram reafirmadas com a decisão da organização do US Open em multar Serena Williams pelas três ofensas que fez”, refere.

De acordo com a Federação Internacional de Ténis, “é compreensível que este incidente grave e lamentável deva provocar um debate”.

“Ao mesmo tempo, é importante recordar que o senhor Ramos assumiu as suas funções como funcionário de acordo com o regulamento correspondente e atuou sempre com profissionalismo e integridade“, reforçou a ITF.

Serena Williams, recordista de títulos em Grand Slams (com 23), provocou um incidente polémico na final feminina, protestando de forma intensa e reiterada e insultou mesmo Carlos Ramos, a quem chamou “ladrão e mentiroso”.

No sábado, a japonesa Naomi Osaka conquistou o seu primeiro título do Grand Slam, ao vencer Serena Williams por 6-2 e 6-4, na final do Open dos Estados Unidos.

Carlos Ramos construiu a fama de “rigoroso”, independentemente de quem tem pela frente – seja mais poderoso, seja homem, seja mulher.

“Ele já arbitrou as finais de todos os Grand Slam, da Taça Davis e da Fed Cup. Tem de ser rigoroso, ou não o nomeavam para finais dos mais importantes torneios do mundo”, referiu Vasco Costa, próximo da modalidade.

Com efeito, Carlos Ramos já mostrou pulso firme em outras ocasiões, em encontros do circuito masculino, e com nomes bem sonantes do ténis mundial, como Rafael Nadal, Andy Murray ou Novak Djokovic.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. …Não precisa de ser defendido, sequer !!! é um dos melhores árbitros do Mundo…
    …e claro !!! só podia… a senhora foi, mal criada, arrogante e racista (porque o Arbitro era Português… e deve ser castigada porque ameaçou o Juiz da partida…) !!! nada que nós não saibamos… se fosse outra qualquer jogadora era castigada !!! mas de certeza… além da enorme falta de respeito para com a Adversária… que ganhou em campo e bem !!! todo a gente falda da coitadinha e ninguém valorizou a brilhante Vitória da… nem o nome sabemos…

  2. Aquela senhora parece sofrer de complexo de superioridade notada nalguns humanos de raça negra sempre dispostos a condenar o racismo mas que mal conseguem disfarçar eles próprios o quanto são racistas ou então se sentirão mal na pele que têm e então quando não conseguem controlar os seus instintos em vez de reconhecerem o erro logo condenam os outros de racistas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.