Árbitro afastado do Euro 2020 após penálti mal assinalado no Portugal-França

9

O árbitro Mateu LahozO árbitro espanhol Mateu Lahoz não vai voltar a apitar jogos neste Euro 2020. Uma decisão que terá a ver com o penálti mal assinalado em favor da França, no jogo contra Portugal, na última jornada da fase de grupos.

A informação é avançada pelo jornal Marca que destaca que “não há nada oficial”, mas que o “chefe” da arbitragem da UEFA, Roberto Rosetti, já decidiu o seu afastamento depois do “polémico penálti” assinalado a favor da França no jogo com Portugal.

Foi a “única decisão controversa” do árbitro espanhol nos três jogos que apitou na Fase de Grupos do Euro 2020, segundo a publicação. Assim, o diário conclui que é uma decisão “injusta” depois do desempenho de Mateu Lahoz nos restantes jogos do torneio.

É “injusto porque esse erro parecia claro, mas Mateu tinha apitado antes outros dois jogos com uma boa actuação: Bélgica-Rússia e Inglaterra-Escócia”, destaca o jornal.

O penálti em causa foi assinalado por falta de Nélson Semedo sobre Mbappé e deu origem ao segundo golo da França, e ao empate final a 2-2. Foi Benzema quem marcou a grande penalidade.

Nos dois penáltis assinalados em favor de Portugal, o árbitro acertou, por falta de Lloris sobre Danilo e pela mão de Koundé. Mas “a UEFA não lhe perdoou esse terceiro penálti, polémico e seguramente erradamente assinalado“, constata a Marca.

Mateu Lahoz estava a ser um dos “melhores árbitros do continente desta temporada”, o que levou a que fosse escolhido para a final da Liga dos Campeões entre o Chelsea e o Manchester City. Mas deixa, assim, sem glória o Euro 2020.

ZAP //

 


CLASSIFICAÇÃO DO GRUPOCalendário de Jogos patrocinado por Solverde

Calendário de jogos no Especial ZAP Euro 2020


9 Comments

  1. Se este árbitro “internacional” apitasse jogos na Liga portuguesa, o benfica teria hipóteses de ganhar um campeonato em cada cinco ou seis…
    Mas na UEFA não se brinca aos corruptos!
    Um erro e lá vai mais um árbitro para a prateleira!
    Pois é… Mas em Portugal, o poder encarnado dentro do futebol não iria permitir essa decisão!
    Ministros (desde o Primeiro…), secretários de estado (a começar pelo “barco Rabelo…) e Vingadora Justiceira SLBiana, colocada pelo PS na “disciplina”, mais uns juízes bem conhecidos da nossa praça, nunca deixariam um árbitro ser julgado quando beneficiasse o clube do regime!

    • Se a UEFA estivesse mais atento ao que se passa em Portugal e às pessoas que dirigem os clubes, de certeza que muitos deles não ficava isento. E do seu?
      Aguardo uma confissão sua se assim entender.

    • Santa ignorância!
      “Perdoa-lhe, ó Pai, porque não sabe o que diz (escreve).”
      Não é por ser contada muitas vezes que uma mentira se torna numa verdade.
      O chamado “clube do regime” não teve presidentes que pertenciam à PIDE (ou eram simpatizantes do tal “regime”)… ao contrário do que sucedeu com os seus dois principais rivais…
      Quanto às grandes penalidades, fazem parte das regras do futebol…
      Se forem bem assinaladas, nada a opor…
      Mas, curiosamente, tem havido épocas em que raramente se assinala grande penalidade a favor do Benfica… e raramente se assinala grande penalidade contra um dos seus principais rivais…
      E depois ainda há distinta “lata” de vir para aqui escrever tanto disparate!

  2. Se calhar, se esse penalti não tivesse sido assinalado, os confrontos dos oitavos de final teriam sido diferentes. E, se calhar, talvez todas as equipas do “Grupo da Morte” ainda estivessem hoje em competição, em vez de terem sido todas eliminadas! Nunca saberemos!

  3. Tenho dúvidas, da forma que é criada os grupos, se o “grupo da morte” não estaria degolada à partida, ou se não seria para beneficiar esta … “outra””s” seleções . . .

  4. Quando isto for oficial, então nessa altura poderia haver uma queixa justificada para invalidar todos os jogos no nosso grupo a partir daquele 🙂

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.