A Arábia Saudita pode ser forçada a despoletar uma nova guerra de preços do petróleo

A fraqueza contínua dos mercados globais de petróleo parece estar a alimentar tensões dentro da OPEP+.

A Rússia e a Arábia Saudita estão a sofrer economicamente as consequências da desvalorização do petróleo. De acordo com o Oilprice, perante um cenário em que a perspetiva de recuperação mundial é pouco provável, existe a possibilidade de ser desencadeada uma nova guerra de preços do petróleo.

A debilidade dos mercados de petróleo também parece estar a fomentar tensões dentro da OPEP+ – a aliança entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros países com grande produção de petróleo. Por sua vez, este “mau ambiente” dentro da organização poderia desencadear uma divisão dentro da sua liderança.

A pandemia de covid-19 manteve as diferenças internas à distância e aumentou o volume de petróleo armazenado. Apesar do otimismo provocado pelos prognósticos de valorização em 2021, a verdade é que a realidade dos mercados de petróleo é pouco promissora.

Ainda assim, a ameaça de novas restrições na Europa parece não preocupar a OPEP+, que vê oportunidades nas “válvulas de petróleo da Arábia Saudita, Rússia e outros países-membros a serem reabertas”. A verdade é que os níveis de armazenamento de petróleo cru permanecem altos, razão pela qual os corretores internacionais questionam a iniciativa atual da OPEP+ de aumentar a oferta.

Em janeiro de 2021, os cortes de aproximadamente dez milhões de barris por dia vão cair para seis milhões. Conforme declarado em maio por vários especialistas , nem mesmo os cortes serão suficientes – aliás, só vão prolongar as atuais fracas condições do mercado.

O Oilprice destaca que este é um momento alarmante, já que qualquer ação por parte da Arábia Saudita ou da Rússia pode acabar por prejudicar as economias de ambos os países, já que o marcado se encontra demasiado fraco para reagir.

Os preços estão muito baixos para sustentar a estratégia governamental de ambos os países. À medida que aumentam as suas crises internas, Moscovo e Riad podem seguir caminhos diferentes: “um enfoque mais agressivo por parte de Riad em direção à sua proporção do mercado e preços não é de todo impensável”, sugere o portal.

Se a cooperação não gerar os frutos necessários, a opção de uma nova guerra de preços do petróleo não é um cenário que possa ser descartado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento não reflete "trabalho notável" dos profissionais de saúde, diz bastonário

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 não corresponde às "expectativas dos profissionais de saúde e dos portugueses" nem investe no Serviço Nacional …

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …