Arábia Saudita interceta 7 mísseis lançados por rebeldes

Os sistemas de defesa antiaérea da Arábia Saudita intercetaram sete mísseis lançados pelos rebeldes hutis do Iémen no noroeste da capital saudita, segundo a coligação árabe liderada por Riad, que informou que os estilhaços de um dos morteiros destruídos causou a morte de um residente egípcio.

O incidente aconteceu no domingo, dia que marca três anos do início da intervenção da coligação liderada pelos sauditas na guerra do Iémen, segundo o Expresso.

Segundo o porta-voz da coligação, Turki al Maliki, que responsabilizou o Irão pelo ataque, três dos projéteis dirigiam-se a Riad, um a Khamis Mashit, na província de Asir, outro a Nachran e dois a Yazan.

Os rebeldes iemenitas já assumiram a autoria dos ataques, dizendo que um dos mísseis tinha como alvo o aeroporto internacional de Riade.

De acordo com Al Malki, os foguetes foram lançados “aleatoriamente contra áreas civis e povoadas”.

“Esta ação inimiga e aleatória por parte do grupo dos hutis apoiados pelo Irão demonstra a continuação do apoio do regime iraniano à associação armada dos hutis, com o objetivo de ameaçar a segurança do reino saudita e a segurança da região e internacional”, ressaltou o porta-voz militar.

“O que as milícias hutis fizeram representa um perigoso desenvolvimento da guerra das organizações terroristas e dos países que patrocinam o terrorismo, como o regime iraniano”, concluiu.

O ataque coincide com o terceiro aniversário da intervenção da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita na guerra do Iémen, que generalizou o conflito e provocou a pior crise humanitária do mundo no ano passado.

Nos últimos meses, o lançamento de mísseis por parte dos rebeldes contra o território saudita tornou-se uma prática habitual, mas foram poucas as ocasiões em que os projéteis chegaram até Riad.

A Arábia Saudita culpa o Irão pelas ações dos hutis, acusando o país de ameaçar a segurança nacional saudita e de apoiar grupos xiitas armados na região.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Porfírio Silva vê “papel positivo” na candidatura de Ana Gomes, mas critica farpas a Costa

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a candidatura presidencial de Ana Gomes pode ser positiva se não cair na "armadilha" de se centrar no ataque a António Costa e se não "atropelar" o Estado …

Operação Lex. Três juízes acusados de corrupção. Luís Filipe Vieira vai ser julgado por um crime

Os juízes Rui Rangel, Fátima Galante e Vaz das Neves e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, estão entre os 17 acusados da Operação Lex. Em causa estão crimes de corrupção, abuso de poder, …

Em tempos difíceis, Von der Leyen diz que “sempre vi em Portugal um forte aliado"

Numa entrevista, Ursula von der Leyen disse que Portugal terá “a tarefa de liderar” com a recuperação da pandemia quando chegar à presidência do Conselho da UE em 2021. E promete uma proposta “mais humana …

Caso Eurofin. Salgado recebe coima de 4 milhões de euros do Banco de Portugal

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar mais uma coima, no valor de quatro milhões de euros, no processo sobre o veículo suíço Eurofin e por operações que lesaram …

"Último recurso". Governo britânico admite novo confinamento no Reino Unido

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, admitiu esta sexta-feira que o Governo conservador não descarta decretar um segundo confinamento nacional para conter a pandemia de covid-19, embora considere esta opção um "último recurso" “Faremos …

Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também …

A segunda vaga já chegou a Portugal (e há "uma diferença muito importante")

Os especialistas não duvidam que a segunda vaga de covid-19 já chegou a Portugal, mas apontam que há diferenças significativas relativamente ao início da pandemia, em Março. "Há uma diferença muito importante nesta segunda vaga que …

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …