Arábia Saudita interceta 7 mísseis lançados por rebeldes

Os sistemas de defesa antiaérea da Arábia Saudita intercetaram sete mísseis lançados pelos rebeldes hutis do Iémen no noroeste da capital saudita, segundo a coligação árabe liderada por Riad, que informou que os estilhaços de um dos morteiros destruídos causou a morte de um residente egípcio.

O incidente aconteceu no domingo, dia que marca três anos do início da intervenção da coligação liderada pelos sauditas na guerra do Iémen, segundo o Expresso.

Segundo o porta-voz da coligação, Turki al Maliki, que responsabilizou o Irão pelo ataque, três dos projéteis dirigiam-se a Riad, um a Khamis Mashit, na província de Asir, outro a Nachran e dois a Yazan.

Os rebeldes iemenitas já assumiram a autoria dos ataques, dizendo que um dos mísseis tinha como alvo o aeroporto internacional de Riade.

De acordo com Al Malki, os foguetes foram lançados “aleatoriamente contra áreas civis e povoadas”.

“Esta ação inimiga e aleatória por parte do grupo dos hutis apoiados pelo Irão demonstra a continuação do apoio do regime iraniano à associação armada dos hutis, com o objetivo de ameaçar a segurança do reino saudita e a segurança da região e internacional”, ressaltou o porta-voz militar.

“O que as milícias hutis fizeram representa um perigoso desenvolvimento da guerra das organizações terroristas e dos países que patrocinam o terrorismo, como o regime iraniano”, concluiu.

O ataque coincide com o terceiro aniversário da intervenção da coligação árabe liderada pela Arábia Saudita na guerra do Iémen, que generalizou o conflito e provocou a pior crise humanitária do mundo no ano passado.

Nos últimos meses, o lançamento de mísseis por parte dos rebeldes contra o território saudita tornou-se uma prática habitual, mas foram poucas as ocasiões em que os projéteis chegaram até Riad.

A Arábia Saudita culpa o Irão pelas ações dos hutis, acusando o país de ameaçar a segurança nacional saudita e de apoiar grupos xiitas armados na região.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …