Árabes revoltados com mulher vista num estádio de futebol

Uma adepta de futebol saudita lançou a revolta nos homens do seu país. Motivo: ter estado presente num estádio de futebol.

Num vídeo publicado no YouTube, a mulher, vestida com um niqab – uma túnica e um véu a cobrir o rosto, que deixa ver apenas os olhos – aparece nas bancadas, a gesticular para o relvado, irritada com uma falta cometida sobre um jogador da sua equipa favorita, o Al Hilal.

O jogo era a semifinal da Liga dos Campeões da Ásia entre o Al Hilal, da Arábia Saudita, e o Al Ain nos Emirados Árabes. A equipa da adepta árabe perdeu o jogo por 2-1.

O vídeo já foi visto mais de 400 mil vezes no YouTube e tem mais de 1.500 comentários – a maior parte deles de homens indignados que criticam a mulher não identificada por estar num estádio repleto de homens.

“As mulheres não se interessam por futebol, então por que vão a um estádio para ver um jogo ao vivo?”, escreveu um deles.

“Esta mulher não tem um marido? O lugar dela é em casa”, diz outro.

Vários outros utilizadores, que são contra a presença de mulheres nos estádios, comentam que a atitude da saudita “incentiva o comportamento imoral e pecaminoso“.

E outros referem ainda que a atitude coloca as mulheres em risco de serem assediadas.

Críticas

Na Arábia Saudita, as mulheres não podem frequentar jogos de futebol, mas a partida em questão decorria nos Emirados Árabes Unidos. Várias mulheres sauditas estavam no estádio a apoiar a equipa da casa, o Al Hilal.

arabsaga / blogspot

A ex-atleta saudita Lina Al Maeena

A ex-atleta saudita Lina Al Maeena

Citada pela BBC, Lina Al Maeena, ex-atleta que defende o direito das mulheres praticarem desporto na Arábia Saudita, lembra que “as mulheres são assediadas todos os dias, nos shoppings, nas ruas.

“Então, não entendo por que no estádio seria diferente”, diz Maeena.

Apesar das críticas à atitude da mulher apanhada em flagrante no estádio, Lina Al Maeena acredita que começa a haver um pouco de abertura no mundo do desporto na Arábia Saudita.

“Hoje há muito mais aceitação da participação das mulheres no desporto do que havia há uma década atrás”, diz Maeena.

Segundo a imprensa saudita, o governo do país está a considerar a possibilidade de construir sectores separados no estádio para mulheres.

E um dia, as mulheres sauditas talvez até possam conduzir até ao estádio para ir ver um jogo da sua equipa favorita.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E um absurdo as mulheres não poder ver futebol no campo !!!! como diz o outro as mulheres é em casa .e por que não os dois para compartilharem as tarefas !!

RESPONDER

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …