/

Árabes revoltados com mulher vista num estádio de futebol

1

Uma adepta de futebol saudita lançou a revolta nos homens do seu país. Motivo: ter estado presente num estádio de futebol.

Num vídeo publicado no YouTube, a mulher, vestida com um niqab – uma túnica e um véu a cobrir o rosto, que deixa ver apenas os olhos – aparece nas bancadas, a gesticular para o relvado, irritada com uma falta cometida sobre um jogador da sua equipa favorita, o Al Hilal.

O jogo era a semifinal da Liga dos Campeões da Ásia entre o Al Hilal, da Arábia Saudita, e o Al Ain nos Emirados Árabes. A equipa da adepta árabe perdeu o jogo por 2-1.

O vídeo já foi visto mais de 400 mil vezes no YouTube e tem mais de 1.500 comentários – a maior parte deles de homens indignados que criticam a mulher não identificada por estar num estádio repleto de homens.

“As mulheres não se interessam por futebol, então por que vão a um estádio para ver um jogo ao vivo?”, escreveu um deles.

“Esta mulher não tem um marido? O lugar dela é em casa”, diz outro.

Vários outros utilizadores, que são contra a presença de mulheres nos estádios, comentam que a atitude da saudita “incentiva o comportamento imoral e pecaminoso“.

E outros referem ainda que a atitude coloca as mulheres em risco de serem assediadas.

Críticas

Na Arábia Saudita, as mulheres não podem frequentar jogos de futebol, mas a partida em questão decorria nos Emirados Árabes Unidos. Várias mulheres sauditas estavam no estádio a apoiar a equipa da casa, o Al Hilal.

arabsaga / blogspot

A ex-atleta saudita Lina Al Maeena

A ex-atleta saudita Lina Al Maeena

Citada pela BBC, Lina Al Maeena, ex-atleta que defende o direito das mulheres praticarem desporto na Arábia Saudita, lembra que “as mulheres são assediadas todos os dias, nos shoppings, nas ruas.

“Então, não entendo por que no estádio seria diferente”, diz Maeena.

Apesar das críticas à atitude da mulher apanhada em flagrante no estádio, Lina Al Maeena acredita que começa a haver um pouco de abertura no mundo do desporto na Arábia Saudita.

“Hoje há muito mais aceitação da participação das mulheres no desporto do que havia há uma década atrás”, diz Maeena.

Segundo a imprensa saudita, o governo do país está a considerar a possibilidade de construir sectores separados no estádio para mulheres.

E um dia, as mulheres sauditas talvez até possam conduzir até ao estádio para ir ver um jogo da sua equipa favorita.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. E um absurdo as mulheres não poder ver futebol no campo !!!! como diz o outro as mulheres é em casa .e por que não os dois para compartilharem as tarefas !!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.