Árabes revoltados com mulher vista num estádio de futebol

Uma adepta de futebol saudita lançou a revolta nos homens do seu país. Motivo: ter estado presente num estádio de futebol.

Num vídeo publicado no YouTube, a mulher, vestida com um niqab – uma túnica e um véu a cobrir o rosto, que deixa ver apenas os olhos – aparece nas bancadas, a gesticular para o relvado, irritada com uma falta cometida sobre um jogador da sua equipa favorita, o Al Hilal.

O jogo era a semifinal da Liga dos Campeões da Ásia entre o Al Hilal, da Arábia Saudita, e o Al Ain nos Emirados Árabes. A equipa da adepta árabe perdeu o jogo por 2-1.

O vídeo já foi visto mais de 400 mil vezes no YouTube e tem mais de 1.500 comentários – a maior parte deles de homens indignados que criticam a mulher não identificada por estar num estádio repleto de homens.

“As mulheres não se interessam por futebol, então por que vão a um estádio para ver um jogo ao vivo?”, escreveu um deles.

“Esta mulher não tem um marido? O lugar dela é em casa”, diz outro.

Vários outros utilizadores, que são contra a presença de mulheres nos estádios, comentam que a atitude da saudita “incentiva o comportamento imoral e pecaminoso“.

E outros referem ainda que a atitude coloca as mulheres em risco de serem assediadas.

Críticas

Na Arábia Saudita, as mulheres não podem frequentar jogos de futebol, mas a partida em questão decorria nos Emirados Árabes Unidos. Várias mulheres sauditas estavam no estádio a apoiar a equipa da casa, o Al Hilal.

arabsaga / blogspot

A ex-atleta saudita Lina Al Maeena

A ex-atleta saudita Lina Al Maeena

Citada pela BBC, Lina Al Maeena, ex-atleta que defende o direito das mulheres praticarem desporto na Arábia Saudita, lembra que “as mulheres são assediadas todos os dias, nos shoppings, nas ruas.

“Então, não entendo por que no estádio seria diferente”, diz Maeena.

Apesar das críticas à atitude da mulher apanhada em flagrante no estádio, Lina Al Maeena acredita que começa a haver um pouco de abertura no mundo do desporto na Arábia Saudita.

“Hoje há muito mais aceitação da participação das mulheres no desporto do que havia há uma década atrás”, diz Maeena.

Segundo a imprensa saudita, o governo do país está a considerar a possibilidade de construir sectores separados no estádio para mulheres.

E um dia, as mulheres sauditas talvez até possam conduzir até ao estádio para ir ver um jogo da sua equipa favorita.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E um absurdo as mulheres não poder ver futebol no campo !!!! como diz o outro as mulheres é em casa .e por que não os dois para compartilharem as tarefas !!

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …