“Ar abençoado de Fátima” à venda por 3 euros

Sergiy Pankovets / Facebook

Um ucraniano a viver em Portugal há 16 anos abriu um negócio de enlatar e vender ar de Portugal. Há o de Fátima – que é abençoado – e o de Lisboa, mas em breve poderá haver mais.

A latinha, com pouco mais de meio palmo de comprimento, vem embrulhada em papel celofane transparente e está à venda em algumas lojas de recordações e artigos turísticos.

Na embalagem, as letras impressas anunciam: “Ar abençoado de Fátima“. Cada unidade custa três euros.

O produto foi posto no mercado há poucos meses e a ideia, que vem de Moscovo, na Rússia, está a ter muito sucesso em Portugal, sobretudo junto dos turistas asiáticos e sul-americanos, afirma Sergey Pankovets, um ucraniano a viver em Portugal há 16 anos, ao Jornal de Notícias.

O imigrante garante que “todas as latas passam pelos locais para encher e só depois são seladas”, têm validade de 99 anos e são “uma experiência sensorial única”.

O empresário quer enlatar o ar do Estádio da Luz, do Porto, da ilha da Madeira e do Algarve. E em Lisboa, quer abrir um quiosque em forma de lata para vender os seus produtos.

“Os estrangeiros é que acham mais piada, porque é um artigo bonito, transporta-se bem e é simbólico”, conta Eduardo Jordão, proprietário do café Mestre Afonso, na Batalha, um dos locais onde se pode adquirir a lembrança.

A iniciativa não é única em Portugal. Em 2011, o Teatro Municipal da Guarda apregoava a venda de “ar puro da Guarda“, “o ar da cidade mais alta de Portugal, de elevada pureza e com benefícios para a saúde cientificamente comprovados”.

O ar da Serra da Estrela era embalado em frascos de vidro, e “disponibilizado ao público em doses individuais, para respirar em qualquer parte e a qualquer hora”.

O “ar puro da Guarda”, lançado numa edição exclusiva e limitada a 200 frascos, inclui ainda um galardão onde se pode ler “Best Air in the World”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só sei que na China estão também a comprar ar enlatado mas para puderem respirar ar saudável, porque aquilo que lá respiram já não é ar, é um fumo sujo…

  2. Ainda a Santa Sé manda fazer umas latas com o cheiro das velas do tocheiro do santuário.
    Pois se agora só em cera aquilo rende uma pipa de massa onde as velas são compradas sem recibo nem factura, vão a derreter e são novamente feitas com a mesma cera. A mesma cera é vendida eternamente sem factura nem contas ao estado, mas depois a igreja para restaurações, pagar ordenados a padres e freiras isentando-os de impostos, etc por ai fora já sabe vir pedir ao estado até nas manifes dos amarelos a igreja andou metida.

  3. É preciso é haver parolos dispostos a comprar e certamente aparecem sempre porque chicos-espertos para o negócio não faltam, é mais ou menos como aquelas romenas que passam pelo recinto do Santuário com uma imagem em papel creio que de uma criança e depois voltam atrás a recolher o papel mais uns trocos que alguns sempre vão caindo em lhes dar.

RESPONDER

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …