“Ar abençoado de Fátima” à venda por 3 euros

Sergiy Pankovets / Facebook

Um ucraniano a viver em Portugal há 16 anos abriu um negócio de enlatar e vender ar de Portugal. Há o de Fátima – que é abençoado – e o de Lisboa, mas em breve poderá haver mais.

A latinha, com pouco mais de meio palmo de comprimento, vem embrulhada em papel celofane transparente e está à venda em algumas lojas de recordações e artigos turísticos.

Na embalagem, as letras impressas anunciam: “Ar abençoado de Fátima“. Cada unidade custa três euros.

O produto foi posto no mercado há poucos meses e a ideia, que vem de Moscovo, na Rússia, está a ter muito sucesso em Portugal, sobretudo junto dos turistas asiáticos e sul-americanos, afirma Sergey Pankovets, um ucraniano a viver em Portugal há 16 anos, ao Jornal de Notícias.

O imigrante garante que “todas as latas passam pelos locais para encher e só depois são seladas”, têm validade de 99 anos e são “uma experiência sensorial única”.

O empresário quer enlatar o ar do Estádio da Luz, do Porto, da ilha da Madeira e do Algarve. E em Lisboa, quer abrir um quiosque em forma de lata para vender os seus produtos.

“Os estrangeiros é que acham mais piada, porque é um artigo bonito, transporta-se bem e é simbólico”, conta Eduardo Jordão, proprietário do café Mestre Afonso, na Batalha, um dos locais onde se pode adquirir a lembrança.

A iniciativa não é única em Portugal. Em 2011, o Teatro Municipal da Guarda apregoava a venda de “ar puro da Guarda“, “o ar da cidade mais alta de Portugal, de elevada pureza e com benefícios para a saúde cientificamente comprovados”.

O ar da Serra da Estrela era embalado em frascos de vidro, e “disponibilizado ao público em doses individuais, para respirar em qualquer parte e a qualquer hora”.

O “ar puro da Guarda”, lançado numa edição exclusiva e limitada a 200 frascos, inclui ainda um galardão onde se pode ler “Best Air in the World”.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só sei que na China estão também a comprar ar enlatado mas para puderem respirar ar saudável, porque aquilo que lá respiram já não é ar, é um fumo sujo…

  2. Ainda a Santa Sé manda fazer umas latas com o cheiro das velas do tocheiro do santuário.
    Pois se agora só em cera aquilo rende uma pipa de massa onde as velas são compradas sem recibo nem factura, vão a derreter e são novamente feitas com a mesma cera. A mesma cera é vendida eternamente sem factura nem contas ao estado, mas depois a igreja para restaurações, pagar ordenados a padres e freiras isentando-os de impostos, etc por ai fora já sabe vir pedir ao estado até nas manifes dos amarelos a igreja andou metida.

  3. É preciso é haver parolos dispostos a comprar e certamente aparecem sempre porque chicos-espertos para o negócio não faltam, é mais ou menos como aquelas romenas que passam pelo recinto do Santuário com uma imagem em papel creio que de uma criança e depois voltam atrás a recolher o papel mais uns trocos que alguns sempre vão caindo em lhes dar.

RESPONDER

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …

Arbitragem, relvado e azar. Sérgio Conceição explica deslize com o Belenenses

Desde a arbitragem ao relvado e de o azar à falta de discernimento, Sérgio Conceição explicou o empate contra o emblema de Belém. A equipa de arbitragem foi a principal visada. O FC Porto não foi …

A nova primeira-ministra da Finlândia é a pessoa mais nova de sempre a ocupar o cargo

A ministra dos Transportes da Finlândia, de 34 anos, foi escolhida para ser a próxima primeira-ministra do país, o que fará dela a pessoa mais nova de sempre — e terceira mulher — a ocupar …

Flamengo de Jesus goleado pelo Santos na despedida do "Brasileirão"

O já campeão Flamengo sofreu, este domingo, a primeira derrota depois de quatro meses, na visita ao Santos, por 4-0, na última jornada do campeonato brasileiro. Na Vila Belmiro, a formação do Rio de Janeiro, já …