“Ar abençoado de Fátima” à venda por 3 euros

Sergiy Pankovets / Facebook

Um ucraniano a viver em Portugal há 16 anos abriu um negócio de enlatar e vender ar de Portugal. Há o de Fátima – que é abençoado – e o de Lisboa, mas em breve poderá haver mais.

A latinha, com pouco mais de meio palmo de comprimento, vem embrulhada em papel celofane transparente e está à venda em algumas lojas de recordações e artigos turísticos.

Na embalagem, as letras impressas anunciam: “Ar abençoado de Fátima“. Cada unidade custa três euros.

O produto foi posto no mercado há poucos meses e a ideia, que vem de Moscovo, na Rússia, está a ter muito sucesso em Portugal, sobretudo junto dos turistas asiáticos e sul-americanos, afirma Sergey Pankovets, um ucraniano a viver em Portugal há 16 anos, ao Jornal de Notícias.

O imigrante garante que “todas as latas passam pelos locais para encher e só depois são seladas”, têm validade de 99 anos e são “uma experiência sensorial única”.

O empresário quer enlatar o ar do Estádio da Luz, do Porto, da ilha da Madeira e do Algarve. E em Lisboa, quer abrir um quiosque em forma de lata para vender os seus produtos.

“Os estrangeiros é que acham mais piada, porque é um artigo bonito, transporta-se bem e é simbólico”, conta Eduardo Jordão, proprietário do café Mestre Afonso, na Batalha, um dos locais onde se pode adquirir a lembrança.

A iniciativa não é única em Portugal. Em 2011, o Teatro Municipal da Guarda apregoava a venda de “ar puro da Guarda“, “o ar da cidade mais alta de Portugal, de elevada pureza e com benefícios para a saúde cientificamente comprovados”.

O ar da Serra da Estrela era embalado em frascos de vidro, e “disponibilizado ao público em doses individuais, para respirar em qualquer parte e a qualquer hora”.

O “ar puro da Guarda”, lançado numa edição exclusiva e limitada a 200 frascos, inclui ainda um galardão onde se pode ler “Best Air in the World”.

ZAP

3 COMENTÁRIOS

  1. Só sei que na China estão também a comprar ar enlatado mas para puderem respirar ar saudável, porque aquilo que lá respiram já não é ar, é um fumo sujo…

  2. Ainda a Santa Sé manda fazer umas latas com o cheiro das velas do tocheiro do santuário.
    Pois se agora só em cera aquilo rende uma pipa de massa onde as velas são compradas sem recibo nem factura, vão a derreter e são novamente feitas com a mesma cera. A mesma cera é vendida eternamente sem factura nem contas ao estado, mas depois a igreja para restaurações, pagar ordenados a padres e freiras isentando-os de impostos, etc por ai fora já sabe vir pedir ao estado até nas manifes dos amarelos a igreja andou metida.

  3. É preciso é haver parolos dispostos a comprar e certamente aparecem sempre porque chicos-espertos para o negócio não faltam, é mais ou menos como aquelas romenas que passam pelo recinto do Santuário com uma imagem em papel creio que de uma criança e depois voltam atrás a recolher o papel mais uns trocos que alguns sempre vão caindo em lhes dar.

RESPONDER

Governo de Passos investigado por suspeitas de corrupção no projecto do TGV

O Ministério Público está a investigar eventuais crimes de corrupção durante o Governo de Passos Coelho, visando em concreto o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro e o projecto do TGV. O Público avança que um dos …

Governo espanhol admite suspender autonomia da Catalunha

A vice-presidente do Governo espanhol confirmou, esta quarta-feira, que Madrid admite suspender totalmente ou parcialmente a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas. "Carles Puigdemont …

Armamento roubado em Tancos encontrado na Chamusca

A Polícia Judiciária Militar informou, esta quarta-feira, que encontrou na zona da Chamusca, distrito de Santarém, o material de guerra roubado dos Paióis Nacionais de Tancos. Segundo o Público, a Polícia Judiciária Militar (PJM) fez uma …

Arquivos secretos sobre o assassinato de Kennedy estão nas mãos de Trump

O maior mistério no imaginário popular da história recente dos Estados Unidos é quem foi o verdadeiro culpado pelo assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, uma incógnita com inúmeras dúvidas que podem ser esclarecidas com …

Açúcar estimula o crescimento de tumores malignos

Uma equipa de cientistas descobriu, num estudo realizado durante nove anos, que o consumo de açúcar por doentes oncológicos ativa as células do cancro e estimula o crescimento de tumores. A ligação entre o açúcar e …

Ministra da Administração Interna exigiu demissão e Costa aceitou

António Costa aceitou esta quarta-feira a demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. Constança Urbano de Sousa apresentou na noite desta terça-feira a sua demissão ao primeiro ministro António Costa que, numa nota …

Os africanos tiveram antepassados de pele clara

Segundo um novo estudo, as teorias científicas que diziam que os hominídeos só começaram a ter pele clara quando saíram de África estão erradas. Uma equipa de geneticistas da Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia, nos EUA, …

Misteriosos "portões" antigos descobertos na Arábia Saudita

A descoberta de 400 estruturas de pedra antigas, na Arábia Saudita, está a intrigar os arqueólogos que ainda não conseguiram determinar de quando datam, nem para que foram construídas ou que fim tiveram. Estas estruturas de …

Propulsor elétrico da NASA bate recordes e pode levar-nos a Marte

Um propulsor que está a ser desenvolvido para uma futura missão da NASA para Marte quebrou vários recordes durante os testes, sugerindo que a tecnologia está no caminho para levar os humanos ao planeta vermelho …

Marcelo dá "última oportunidade" a Costa (com peso na consciência e no mandato)

Naquele que já foi considerado o discurso mais duro do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa ameaçou "usar todos os poderes" contra a "fragilidade do Estado". Em Oliveira do Hospital, local que escolheu para …