Aquecer arroz no micro-ondas pode causar intoxicação alimentar?

Aquecer arroz no micro-ondas pode mesmo causar intoxicação alimentar. No entanto, tudo depende da forma como ele foi guardado.

O arroz é um alimento básico em muitas cozinhas por todo o mundo e Portugal não é exceção. Mas sabia que reaquecer o arroz pode causar intoxicação alimentar? Não é o ato de reaquecer em si que representa um risco, mas sim a forma como o arroz foi armazenado antes de ser reaquecido.

O arroz cru pode ser a casa de Bacillus cereus, um tipo de bactéria que pode causar intoxicação alimentar. Estes esporos podem sobreviver ao processo de cozedura e permanecer no arroz cozinhado.

Se o arroz cozinhado for deixado em temperatura ambiente por um longo período de tempo, os esporos podem multiplicar-se e produzir toxinas que podem causar vómitos ou diarreia.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, os sintomas de intoxicação alimentar causada por Bacillus cereus normalmente ocorrem dentro de 1 a 5 horas após o consumo de arroz contaminado e podem incluir sintomas relativamente leves, como vómitos e diarreia, que regra geral duram cerca de 24 horas.

Então, como é que pode servir arroz com segurança para evitar o risco de intoxicação alimentar?

  • Sirva o arroz assim que estiver cozinhado: Idealmente, o arroz deve ser servido imediatamente após ter acabo de cozinhar. Isto minimiza o tempo que o arroz fica em temperatura ambiente, reduzindo o risco de crescimento bacteriano.
  • Ponha o arroz rapidamente no frigorífico: se tiver sobras de arroz que não planeia comer imediatamente, é importante colocá-lo o mais rápido possível no frigorífico, de preferência dentro de uma hora. Isto ajuda a prevenir o crescimento de bactérias.
  • Reaqueça o arroz completamente: Ao reaquecer o arroz, certifique-se de que ele atinge uma temperatura quente durante todo o tempo. Isto ajuda a matar quaisquer bactérias ou toxinas que se possam ter formado durante o armazenamento.
  • Evite reaquecer o arroz várias vezes: é importante observar que o arroz não deve ser reaquecido mais de uma vez. Reaquecer o arroz várias vezes pode aumentar o risco de crescimento bacteriano e transmissão de doenças.

É importante lidar com o arroz e quaisquer sobras com práticas adequadas de segurança alimentar para minimizar o risco de intoxicação alimentar. Garantir que o arroz seja armazenado, arrefecido e reaquecido adequadamente pode ajudar a prevenir o crescimento de bactérias e toxinas nocivas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.