/

Maior aquário da Europa vai ser processado após morte de 30 tubarões-martelo em 8 anos

1

A associação protetora de animais Sea Shepherd France anunciou que ia processar o aquário francês Nausicaá depois do último de 30 tubarões-martelo, introduzidos entre 2011 e 2018, com origem na Austrália, ter morrido na passada quinta feira.

O aquário, de acordo com o jornal francês Le Figaro, está a ser processado de “maus tratos graves” aos animais e por “violar a lei ambiental.”

O diretor do Nausicaá, Phiilippe Vallete, rejeitou estas acusações e as alegações de que os animais tinham morrido porque estavam a viver em cativeiro. Vallete insiste que os tubarões morreram devido “a um fungo, latente no organismo dos tubarões e que se espalha quando estão num estado mais fragilizado” e que, mesmo em liberdade, este fungo costuma ser fatal na maior parte destes espécimes.

Os responsáveis pelo aquário estão a investigar as causas para estas mortes prematuras. Segundo cientistas, esta espécie pode viver até 20 ou 30 anos.

Vallete defendeu a sua coleção de tubarões martelo afirmando que esta é vital para a proteção da espécie que está em vias de extinção: “Todos os anos cerca de cem milhões de tubarões são mortos por causa das suas barbatanas, que são uma iguaria muito procurada na Ásia.”

O tubarão-martelo é um dos animais mais complexos de manter em cativeiro e a associação protetora de animais Trente Millions d’Amis acusa o Nausicaá de “sacrificar vidas animais para o entretenimento do público“, mas o diretor do aquário diz que, para além da proteção, este cativeiro serve para “investigadores observarem o seu comportamento.”

“Se quisermos conhecer melhor esta espécie, temos que os observar 24 horas por dia. Não o podemos fazer no oceano.”

Em comunicado o aquário disse ainda que “a presença dos tubarões martelos no Nausicaá tinha como intenção dar a conhecer aos seus visitantes a beleza e fragilidade deste animal e para dar a conhecer e observar o comportamento dos animais de forma a aprender a protegê-lo no seu habitat natural.”

ZAP //

1 Comment

  1. Mais dessa forma presso os tubarões martelos não teria como sobre viver por muito tempo,eles precisam nadar pelos mares por quilômetro de distância e está com outras espécies.vamos ter consciência em cuidar sem prejudicar o meio ambiente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.