Aprovado fim do abate nos canis municipais

SXC

-

O Parlamento aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, o fim do abate nos canis municipais. O PAN viu concretizada uma das maiores ações de mobilização do partido.

O projeto final, aprovado esta manhã com 209 votos a favor, prevê o fim generalizado do abate indiscriminado em canis e gatis municipais.

Em resposta à sobre-população de animais de companhia, o decreto-lei prevê que haja a promoção de campanhas de esterilização. Depois de esterilizados os animais devem ser encaminhados para o processo de adoção.

O documento preconiza ainda a integração da preocupação com o bem-estar animal no âmbito da educação ambiental desde o 1º Ciclo do Ensino Básico.

O abate só vai ser permitido por motivos de saúde ou comportamento e só será executado em Centros de Recolha Oficial de Animais (CROAS) ou por Centros Médicos Veterinários (CMV).

Com esta aprovação, culminou esta quinta-feira a vontade de longa data de várias associações e cidadãos e da mais recente Iniciativa Legislativa de Cidadãos (ILC) para o fim dos canis de abate.

Em dezembro de 2015, o ILC foi lançado e desde então conseguiu recolher mais de 60 mil assinaturas, das quais 47 mil foram validadas e posteriormente entregues na Assembleia da República.

Todos os anos são abatidos em Portugal dezenas de milhares de animais que chegam aos Centros de Recolha Oficial.

O diploma tem um prazo de 30 dias para ser promulgado pelo Presidente da República que concede um período de transição de dois anos para adaptação.

Os canis têm seis meses para começar o processo de esterilização e o fim do abate só será concretizado em pleno em 2018.

Jornalismo Porto Net

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. No tempo da “falta de liberdade” tinha+se a liberdade de se adoptar os animais que se quisesse ;agora na liberdade da “democracia” na

RESPONDER

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …

Espanha. Jovem é esfaqueado após alertar para o uso de máscara

Três homens foram detidos em Madrid sob suspeita de terem esfaqueado um jovem que chamou a atenção de um deles por não usar máscara no interior de uma mercearia. Espanha é dos países do mundo mais …

Dez apostas que podem despontar o seu talento na Liga NOS

Nos últimos anos, dificilmente se encontra um mercado de Verão tão interessante como este. Contra todas as expectativas, dado que a pandemia trouxe alguma incerteza, os clubes portugueses têm investido mais e melhor, desde o …

Mulher morre devido a um ataque de ransomware a um hospital na Alemanha

Uma mulher morreu esta semana devido a um ataque de ransomware direcionado ao sistema operativo de um hospital em Duesseldorf, na Alemanha. Segundo as autoridades alemãs, a mulher precisava de cuidados médicos urgentes e foi encaminhada …

Portugal está "numa terceira fase de crescimento" da pandemia, avisa epidemiologista

"Estamos numa terceira fase de crescimento" de novos casos de covid-19, garante Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. O número de novos casos voltou a aumentar esta sexta-feira, batendo o recorde …

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …