Apple terá criado um iPod secreto (que media radiação) para o Governo dos EUA

Um ex-engenheiro da Apple revelou que o Governo dos Estados Unidos transformou um iPod num contador Geiger secreto. Apenas quatro pessoas da empresa sabiam do negócio.

Em 2005, David Shayer, então engenheiro na Apple, recebeu uma visita de duas pessoas do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) para um pedido: desenvolver um iPod especial secreto para o Governo norte-americano. A história é contada pelo próprio Shayer no portal TidBIT.

“Estava sentado na minha secretária, a escrever código para o iPod do ano seguinte. Sem bater, o diretor do iPod Software – o chefe do meu chefe – entrou abruptamente e fechou a porta atrás de si. Foi direto ao ponto. ‘Tenho uma tarefa especial para ti. O teu chefe não sabe sobre isto. Vais ajudar dois engenheiros do Departamento de Energia dos Estados Unidos a construir um iPod especial. Informa-me apenas a mim”, escreveu Shayer.

Segundo Shayer, os engenheiros “queriam adicionar algum hardware personalizado a um iPod e registrar dados desse hardware personalizado no disco do iPod de uma forma que não pudesse ser facilmente detetada. Mas ainda precisava de ter a aparência e funcionar como um iPod normal”.

“Adicionaram um hardware especial ao iPod, que gerou dados que queriam gravar secretamente. Tiveram o cuidado de garantir que eu nunca via o hardware, e nunca vi”, contou Shayer.

“Discutimos a melhor forma de ocultar os dados que registaram. Como engenheiro de disco, sugeri que fizessem outra partição no disco para armazenar os seus dados. Dessa forma, mesmo se alguém conectasse o iPod modificado a um Mac ou PC, o iTunes o trataria como um iPod normal e pareceria um iPod normal no Mac Finder ou no Windows Explorer. Eles gostaram disso e era uma partição oculta”, escreveu. “Em seguida, queriam uma forma simples de iniciar e parar a gravação. Escolhemos o caminho de menu de preferências mais profundo e adicionamos um menu de som inócuo ao final”.

O iPod em questão era supostamente um “iPod com vídeo” de quinta geração, popular entre a comunidade de hackers porque podia ser facilmente modificado.

Segundo Shayer, o trabalho durou alguns meses e, quando deixaram o campus da Apple, “nunca mais os viu”.

Embora não soubesse ao certo que hardware foi instalado no iPod modificado, Shayer acredita que era um contador Geiger usado para detetar radiação.

“O meu palpite é que estavam a construir algo como um contador Geiger furtivo. Algo que os agentes do DOE pudessem usar sem escondê-lo furtivamente. Algo que parecia inócuo, tocava música e funcionava exatamente como um iPod normal. Pode-se andar pela cidade, ouvindo casualmente música, enquanto se grava evidências de radioatividade – procurando urânio contrabandeado ou roubado, por exemplo, ou evidências de um programa de desenvolvimento de bomba suja”, escreveu.

Segundo Shayer, apenas quatro pessoas na empresa tinham conhecimento do projeto, mas nenhuma trabalha para a empresa atualmente. Além disso, como toda a comunicação era feita pessoalmente, não havia nenhum registo de papel que pudesse provar a existência do iPod com o contador Geiger integrado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …

Estas são as dez profissões mais bem pagas em Portugal

O ManpowerGroup fez o levantamento das das dez profissões mais bem pagas do país. Esses profissionais recebem até 150 mil euros por ano. Com base no levantamento das dez profissões mais bem pagas do país, fornecido …

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …