/

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo.

As empresas estão a travar um braço-de-ferro com a Epic Games, proprietária do Fortnite, por causa da criação de uma nova modalidade de pagamento.

Tal como explica o semanário Expresso, a Epic Games criou recentemente uma nova modalidade de pagamentos para o jogo em causa, baixando em cerca de 30% a moeda de jogo, tendo o pagamento de ser feito diretamente na aplicação do Fortnite.

Na prática, a Epic Games criou uma forma direta de pagamento na aplicação, fazendo com que os seus utilizadores não tenham de utilizar os sistemas de pagamento da App Store, Google Play Store ou de outras plataformas para adquirir as moedas.

Recorrendo a esta forma de pagamento, os utilizadores pode usufruir de um desconto permanente de até 20% na compra, com dinheiro real, de acessórios para jogo, bem como na aquisição da moeda virtual do Fortnite.

“Atualmente, ao utilizar as opções de pagamento oferecidas pela Apple e Google, estas empresas cobram uma comissão de 30%” nas transações feitas através das suas plataformas, e através das mesmas “o nosso desconto de 20% não se aplica”, disse a Epic.

A Apple e a Google entendem que a nova modalidade de pagamento viola as suas diretrizes, uma vez que vender conteúdos na App Store as empresas produtoras são obrigadas a pagar uma taxa de 30% à Apple.

Também a Google exige que a Epic utilize o habitual sistema de pagamento da Play Store.

Em resposta à remoção do jogo, a Epic Games moveu um processo contra a Apple.

“A Epic Games desafiou o monopólio da App Store, em retaliação a Apple está a bloquear o Fortnite num bilião de dispositivos. Junte-se à luta para impedir que 2020 se torne 1984″, disse, referindo-se ao livro da autoria George Orwell em que a sociedade é controlada por uma só entidade, e também o ano em que a Apple lançou o computador Macintosh para desafiar o monopólio da IBM, contextualiza o mesmo jornal.

O Fortnite é um dos jogos mais populares do mundo, gerando receitas  de3 mil milhões de dólares em 2018 – um valor surpreendente tendo em conta que foi lançado em setembro de 2017. É superior ao PIB de vários países.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.