O Fortnite gera mais receitas do que o PIB de dezenas de países

O fenómeno do Fortnite já se espalhou um pouco por todo o mundo e os seus números continuam a surpreender. Segundo cálculos da TechCrunch, o jogo da Epic Games gerou 3 mil milhões de dólares em 2018 – um valor surpreendente tendo em conta que foi lançado em setembro de 2017.

Para melhor compreender a dimensão deste valor, a Hipertextual recorre a dados do Banco Mundial de 2017 para evidenciar que há 29 países que não ultrapassaram durante esse o ano 3 mil milhões em bens ou serviços. Entre estes países, podemos encontrar Belize, Santa Lúcia, São Martinho ou as Ilhas Virgens Britânicas – territórios que dependem em grande parte da atividade do turismo.

Tal como nota a TechCrunch, este valor enorme foi alcançado graças ao seu modelo de micro-transações e à sua disponibilidade em todos os tipos de dispositivos. Atualmente, é possível jogar Fortnite no computador, nas consolas e até em dispositivos móveis. Todos estes dispositivos oferecem uma experiência bastante semelhante.

O Android, a última das maiores plataformas a receber o jogo, aumentou já os utilizadores ativos em vários milhões.

As receitas terão sentido um forte aumento muito impulsionado pela época de Natal, altura em que mais jogadores participaram nesta batalha virtual. Apesar de muitos considerarem o Fortnite como um fracasso anunciado, a verdade é que o jogo continua a crescer, rendendo investimentos na ordem dos milhões de dólares à Epic Games.

Recentemente, o Fortnite, que começou a ser projetado em 2011, foi avaliado em 15 mil milhões de dólares – valor que supera o produto interno bruto (PIB) da Jamaica.

O sucesso do jogo, contudo, não conseguiu travar alguns problemas legais que a empresa enfrenta atualmente. Várias pessoas conhecidas, como o ator norte-americano Alfonso Ribeiro, o rapper 2 Milly ou Backpack Kid, apresentaram processos em tribunal alegando que o Fortnite copiou os seus movimentos de dança. Estas figuras podem ser só o começo de uma tempestade legal: até maio deste ano, o jogo terá copiado 58 coreografias.

Os próximos meses serão, certamente, importantes para perceber se o sucesso do jogo se mantém e se as ações em tribunal terão impacto nas enormes receitas registadas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …