O Fortnite gera mais receitas do que o PIB de dezenas de países

O fenómeno do Fortnite já se espalhou um pouco por todo o mundo e os seus números continuam a surpreender. Segundo cálculos da TechCrunch, o jogo da Epic Games gerou 3 mil milhões de dólares em 2018 – um valor surpreendente tendo em conta que foi lançado em setembro de 2017.

Para melhor compreender a dimensão deste valor, a Hipertextual recorre a dados do Banco Mundial de 2017 para evidenciar que há 29 países que não ultrapassaram durante esse o ano 3 mil milhões em bens ou serviços. Entre estes países, podemos encontrar Belize, Santa Lúcia, São Martinho ou as Ilhas Virgens Britânicas – territórios que dependem em grande parte da atividade do turismo.

Tal como nota a TechCrunch, este valor enorme foi alcançado graças ao seu modelo de micro-transações e à sua disponibilidade em todos os tipos de dispositivos. Atualmente, é possível jogar Fortnite no computador, nas consolas e até em dispositivos móveis. Todos estes dispositivos oferecem uma experiência bastante semelhante.

O Android, a última das maiores plataformas a receber o jogo, aumentou já os utilizadores ativos em vários milhões.

As receitas terão sentido um forte aumento muito impulsionado pela época de Natal, altura em que mais jogadores participaram nesta batalha virtual. Apesar de muitos considerarem o Fortnite como um fracasso anunciado, a verdade é que o jogo continua a crescer, rendendo investimentos na ordem dos milhões de dólares à Epic Games.

Recentemente, o Fortnite, que começou a ser projetado em 2011, foi avaliado em 15 mil milhões de dólares – valor que supera o produto interno bruto (PIB) da Jamaica.

O sucesso do jogo, contudo, não conseguiu travar alguns problemas legais que a empresa enfrenta atualmente. Várias pessoas conhecidas, como o ator norte-americano Alfonso Ribeiro, o rapper 2 Milly ou Backpack Kid, apresentaram processos em tribunal alegando que o Fortnite copiou os seus movimentos de dança. Estas figuras podem ser só o começo de uma tempestade legal: até maio deste ano, o jogo terá copiado 58 coreografias.

Os próximos meses serão, certamente, importantes para perceber se o sucesso do jogo se mantém e se as ações em tribunal terão impacto nas enormes receitas registadas.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …