Apoio a rendas chega a poucos e com atrasos (que quase resultam em despejos)

José Sena Goulão / Lusa

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos

O apoio criado pelo Governo para ajudar a pagar as rendas habitacionais chegou apenas a 769 famílias, com atrasos que quase resultam em despejos.

Face às consequências da pandemia de covid-19, o Governo criou um “regime excecional para as situações de mora no pagamento da renda no mercado habitacional”, para ajudar a pagar as rendas.

Quase um ano e meio depois, o valor dos empréstimos fica-se pelos dois milhões de euros para apoiar apenas 769 famílias, avança o jornal Público. Não só estão abrangidas poucas famílias, como se verificam atrasos no recebimento — que, em alguns casos, quase resultam em despejos.

No total, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) recebeu 3.309 pedidos de apoio ao pagamento de renda, relativos a 2.553 famílias. O apoio chegou apenas a 769 delas. Há ainda 126 candidaturas que estão em avaliação.

Representantes de proprietários e de inquilinos consideram que o número de famílias ajudadas é baixíssimo, tendo em consideração o volume de contratos de arrendamento que existem e os casos de perda de rendimentos devido à pandemia.

O Governo justifica a fraca adesão ao apoio com a informalidade vigente e com a dificuldade de os inquilinos fazerem prova da existência de contratos e da quebra de rendimentos.

“Os principais fatores que levam ao indeferimento ou rejeição das candidaturas prendem-se com a existência de desconformidades quanto ao comprovativo da relação contratual, à quebra de rendimentos ou à declaração de honra, elementos essenciais para a atribuição do apoio”, explicou fonte do gabinete do ministro Pedro Nuno Santos.

Questionada sobre os atrasos no processamento de pedidos, que podem resultar em despejos, fonte do Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH) respondeu que “os processos já aprovados têm os pagamentos concretizados ou estão em fase de tramitação de pagamento”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa contraria Marcelo, mas este avisa que o "Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”

O Presidente da República disse na segunda-feira que “por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”, depois de António Costa ter dito que ninguém pode garantir que não se volta atrás no processo de …

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao SNS por receio da pandemia

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado, por medo de contagio com o novo coronavírus, e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido …

Evolução genética pode estar a tornar-se cada vez mais obsoleta

Um novo estudo sugere que a evolução humana já não está estritamente ligada aos genes e supõe que a cultura pode estar a conduzir a evolução mais rápido do que as mutações genéticas podem funcionar. Tendo …

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …