/

“Ameaça iminente às instituições democráticas”. Marchas de apoio a Bolsonaro lançam medo de insurreição

39

Marcelo Camargo / ABr

O Dia da Independência do Brasil assinala-se amanhã e há marchas de apoio a Bolsonaro um pouco por todo o país. Líderes estrangeiros e políticos dentro do próprio Brasil receiam uma possível insurreição semelhante à de Janeiro nos Estados Unidos.

Dia 7 de Setembro assinala a independência do Brasil de Portugal, mas as comemorações este ano vão ser diferentes, com as marchas convocadas por apoiantes de Jair Bolsonaro um pouco por todo o país.

Sinop, no estado do Mato Grosso, é uma das das cidades que vai receber as marchas marcadas para esta terça-feira e não é difícil encontrar por lá apoiantes do Presidente brasileiro – quase 80% dos eleitores das presidenciais de 2018 votaram em Bolsonaro, escreve o The Guardian.

Ele é o Presidente do povo“, afirmou Marcos Watanabe, presidente da associação conservadora de Sinop, ao jornal inglês. Já Redivo, outro apoiante, promete que “vai ser a maior demonstração que o Brasil já viu” e que pelo menos 20 autocarros com Bolsonaristas vão sair de Cuiabá, capital do Mato Grosso, em direcção a Brasília.

As marchas de apoio estão a gerar apreensão e receio entre a oposição e as forças de segurança, que acreditam que os protestos podem acabar em violência ou numa insurreição contra o governo, tal como a que aconteceu nos Estados Unidos a 6 de Janeiro, quando os apoiantes de Donald Trump invadiram o Capitólio para tentarem impedir o Congresso de reconhecer Joe Biden como o novo Presidente do país.

Jair Bolsonaro já se mostrou adepto de Donald Trump, tendo elogiado o seu “belíssimo e corajoso” discurso contra o “fascismo de extrema-esquerda” a 4 de Julho de 2020, data que assinala a independência americana.

O líder brasileiro também já tinha congratulado a política externa de Trump e a sua “determinação de seguir trabalhando, junto com o Brasil e outros países, para restaurar a democracia na Venezuela”.

À semelhança de Trump, Bolsonaro defende também que o voto electrónico leva à fraude eleitoral, tendo mesmo chegado a acusar membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de participarem numa conspiração para mudar os resultados das eleições presidenciais.

Perante a rejeição da Câmara dos Deputados de um projecto de lei que pretendia instituir o voto impresso no país, Bolsonaro presidiu a um desfile militar de cerca de 40 carros blindados, tanques, camiões e jipes da marinha no Palácio do Planalto, sede do Executivo, do Congresso brasileiro e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro também já se confessou admirador da ditadura militar brasileira, tendo afirmado que “quem decide se um povo vai viver numa democracia ou numa ditadura são as suas Forças Armadas” e que o governo era “um pouco diferente do que temos hoje, mas de muita responsabilidade com o futuro do país”.

O desgaste do país com a gestão de Bolsonaro da pandemia também não traz bons agoiros. O Presidente brasileiro começou por desvalorizar a covid-19, referindo-se à doença como uma “gripezinha” ou quando, poucos dias depois, disse não ser “coveiro” em resposta a questões sobre as cerca de 2.575 mortes no Brasil na altura. Esse número já chegou agora a mais de 580 mil pessoas.

Uma sondagem da Datafolha de Março mostrou que 54% dos inquiridos consideram má ou péssima a gestão de Bolsonaro no combate à pandemia e que apenas 22% fizeram uma avaliação positiva. Já outra sondagem do site PoderData aponta que a aprovação do governo de Bolsonaro é de apenas 27% e que o trabalho do Presidente é rejeitado por 55% dos inquiridos.

As últimas sondagens para as presidenciais do próximo ano também não têm sido favoráveis ao Presidente brasileiro. Um inquérito de Junho do IPEC, citado no jornal O Estado de São Paulo, mostra que o ex-Presidente de esquerda, Lula da Silva, tem 49% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro não passa dos 23%, o que abre a porta a uma possível derrota do actual líder logo na primeira volta.

Uma outra sondagem do Instituto Datafolha mostra que numa possível segunda volta, Lula venceria com 58% dos votos, contra 31% de Bolsonaro, escreve a Folha de São Paulo. Outro inquérito do Datafolha tinha também concluído que Lula, com 35% das intenções de voto contra 34% de Bolsonaro, era mais popular entre os evangélicos, que é uma das bases de apoio mais importantes do actual Presidente.

Cinco mil polícias a proteger o Congresso

A divisão na população; as suspeitas de corrupção com compras de imóveis ou com o negócio da vacina Covaxin; o caso da divulgação de dados confidenciais da Polícia Federal, a saída de muitos dos seus aliados iniciais do governo, como Sérgio Moro, Gustavo Bebianno ou Joice Hasselmann; a inspiração em Donald Trump – tudo isto está a gerar um clima tenso e receios de uma possível tentativa de golpe de estado.

Mais de 5.000 polícias vão ser chamados para proteger o Congresso, os líderes esquerdistas aconselharam os seus apoiantes a não criar contra-manifestações e a embaixada norte-americana alertou os cidadãos residentes no país para que não se envolvessem, escreve o The Guardian. Haverá também monitorização por parte da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

O principal juiz do Supremo Tribunal, Luiz Fux, também já avisou que as pessoas têm de ter consciência “das consequências judiciais dos seus actos” e que a “liberdade de expressão não abrange violência e ameaças”.

Vários líderes políticos ou intelectuais de 26 países – incluindo José Luis Rodriguez Zapatero, Ernesto Samper, Noam Chomsky, Cornel West, Adolfo Pérez Esquivel, Yanis Varoufakis, Jeremy Corbyn, Jean Luc Melanchon e vários congressistas e deputados de países como os EUA, a Grécia ou a Austrália – escreveram também uma carta mostrando-se preocupados com a situação no Brasil.

O texto lembra também as ameaças do Presidente de adiar as eleições de 2022 e que a 10 de Agosto “dirigiu um desfile militar sem precedentes pela capital, Brasília, enquanto seus aliados no Congresso promoviam reformas radicais no sistema eleitoral do país, considerado um dos mais confiáveis do mundo”.

“Estamos seriamente preocupados com a ameaça iminente às instituições democráticas do Brasil – e estamos vigilantes para defendê-las antes e depois de 7 de Setembro. O povo brasileiro tem lutado por décadas para proteger a Democracia de um regime militar. Bolsonaro não deve ter permissão para roubá-la agora”, remata o documento, citado pela Folha.

Adriana Peixoto, ZAP //

39 Comments

  1. Isso, mandem com o Brasil para uma guerra civil… Que o país fica porreirinho. Acho que sim, é por aí.
    Uma guerrazita civil – mais uma para agradecerem ao Bolsonazi.

    • Sou português e moro no Brasil há 9 anos. Posso garantir que a péssima imagem que o Bolsonaro tem é fruto da sua própria falta de cuidado na imagem mas principalmente da guerra absurda que a esquerda lhe tem, por ser um cota sentado na mina de ouro e que não deixa ninguém meter a mão ao pote, isso é que deixa o “establishment” desesperado. Fosse ele um corrupto como o Lula, Sócrates de demais comandita, o Brasil teria imagem de paraíso

      • A tua “garantia” vale ZERO (e duvido que sejas português)!!
        As atitudes e palavras do Bolsonaro não deixam margem para duvidas: qualquer pessoa capaz de raciocinar percebe que ele é um Trump rafeiro num país que não tem, nem de longe nem de perto, o nível de democracia dos EUA…
        Portanto é olhar para o que aconteceu no Capitólio e pensar no resultado de uma situação semelhante no Brasil…

      • O “Eu!” com as teorias do costume…acusa os outros sem conhecer a realidade…mas porque pode vir aqui opinar do que não sabe e nem conhece escreve estas barbaridades…eu tinha vergonha de fazer essa figura.

      • Não és Portugues nem que te candidates à nacionalidade. O mais provável é seres mais um comentarista “bot” do Bozo.
        Qualquer portugues, como eu que estou aqui no Brasil à bastante tempo, sabe que os Brasileiros acusam falsamente a concorrencia para se livrar dela… e foi o que aconteceu com o Lula, porque provas não existem em local nenhum, só na garganta dos Bolsominions.
        Outra coisa… se fosses portugues estavas a lixar-te para os comentários que aqui poem em relação ao Bozo homicida.

    • É incrível a quantidade de informação incorrecta, tendenciosa e muito distorcida da realidade ignorando os factos maus relevantes e insistindo em distorcer até os mais evidentes.
      Nem uma palavra sobre os actos arbitrários e ilegais de ministros do STF, que prendem deputados por expressarem o que pensam, que não só ameaçam a democracia e os outros poderes com se servem do seu alto cargo para politicas rasteiras. Perseguem e prendem deputados e jornalistas sem a intervenção do MPublico, ou o Procurador da República, mandam censurar ou encerrar blogues, redes sociais canais de noticias etc. Sem um processo formal, Violando constantemente e atentando contra a Constituição, a democracia, a independência dos órgãos de soberania, os direitos e a liberdade constitucional dos cidadãos, soltando uma enormidade de criminosos, anulando as decisões dos diversos tribunais de todo tipo de Juizes de Direito, que julgaram e condenaram uma parte dos criminosos da Lava Jato, investigação que levou para a prisão várias figuras dos abteriores dirigentes e dos seus aliados nas fraudes que arruinaram tantas empresas do estado, e só não levou mais por terem impedido de funcionar as investigações em bom curso!
      O processo eleitoral no Brasil é de terceiro mundo travestido de modernaço; mas claramente inseguro não havendo como contar os votos de maneira transparente e inegável ficando os eleitores dependentes de acreditar nas palavras de gente indicada para os lugares que controlam as chaves de acessos aos ficheiros e aos progranas informaticos que decidem o desfecho das eleições!
      As pessoas não são todas iguais, e muitos já se aperceberam que estiveram, e continuam a ser enganadas!
      E esta ida para as ruas em massa é um grito de alerta para esse facto, pela seriedade e pela liberdade de expressão politica, pelo fim da censura prévia, pela libertação dos presos politicos sem processo formal etc.

      • Outro “Bot” pago para comentar sites, não importa onde. Deviam estar a perder tempo em melhorar o país em vez de comentários sem nexo, provas ou sequer com lógica.

  2. Muito se tem falado e feito nas sucessivas mudanças de reprentantes do povo brasileiro.
    Vamos olhar com um uma “lupa” e com os pés no chão.
    Vericamos que todas as mudanças não se traduzem nos seus efeitos melhorias.
    Quem coloca seus representantes máximos a frente de decisões são esses os responsáveis por aquilo que o Brasil é.
    Um país mais equilibrado faz-se com pessoas mais conscientes. Não sendo assim o ciclo vai continuar.
    O nível de consciência do povo brasileiro ainda é infantil .
    Terá ainda de passar por muitas situações de dor e pesar até finalmente acordar para isso.
    Não se trata aqui de defender um lado da barricada ou outro. Trata-se de saber que quem defende um lado ou outros é o responsável por tudo.
    No Brasil continua-se a entrar sempre pela mesma rua que vai dar sempre no mesmo lugar.
    Na mudança da mente está a chave. Mas isso infelizmente ainda levará tempo…
    Poderão os senhores deste jornal repetir esta mesma mensagem daqui a 4 ou 5 anos. Será sempre recente.

  3. Infelizmente as notícias não estão correspondendo a realidade. A demonização da direita pela mídia, e a distorção decorrente, mancha a liberdade e isenção da imprensa. De qualquer forma, a MULTIDÃO, o povo brasileiro, percebendo a enganação, a injustiça e o estertor dos corruptos se manifestará soberanamente no seu dia magno. O Sete de setembro. A não ser que os que apoiam prisões políticas por mera opinião, instituídas pelo STF, e que o mesmo tribunal, aviltando a constituição e a prerrogativa do ministério público, abrindo inquéritos baseados em o que dizem ser crimes “de opinião”, sequer tipificados nas nossas leis, achem isso normal … o resto é narrativa.

  4. A questão é um pouco mais complexa. O Brasil vive sobre um sistema corrupto há quase duas décadas. Bolsonaro, apesar de seu jeito rude, é uma esperança para muitos de que se quebre essa corrente baseada no desvio do dinheiro público e na venda do país a grupos estrangeiros. Se democracia é o governo do povo e se milhões vão às ruas apoiar um presidente eleito que vem sendo perseguido pela mídia e pelo judiciário – que tem mandado censurar blogueiros e prender pessoas – , quem está com a razão? Na verdade, o Brasil tem uma democracia de fachada. Não se há renovação no quadro político e o povo é obrigado a escolher entre o ruim e o pior. Uma boa monarquia nos seria muito mais útil. Volta D. Pedro II!

      • Sim, corrupção sempre existiu, desde o império, provavelmente é uma herança portuguesa, mas não no inível alcançado pelo governo Lula, quando o dinheiro brasileiro financiou ditaduras de esquerda mundo afora. Enfim, o povo brasileiro vive agora entre dois grandes medos: o de um golpe militar de Bolsonaro e o de uma volta dos esquerdistas ao poder. E parece que ele já escolheu o menos pior. Afinal, em sua maioria, o povo brasileiro ainda é cristão e patriota, valores desprezados pelos regimes comunistas.

      • Tal como parecia, estás comentar na noticia errada!…
        E, sobre esta noticia – tens alguma coisa a dizer?!

  5. Boa tarde a todos. É com todo respeito possível – acreditem -, que vos envio essa mensagem, despojada de quaisquer intenção de ser rude ou grosseiro, mas infelizmente as noticias que são divulgadas na mídia de Portugal e de outros países da Europa, repetem praticamente ipis literis o que diz a grande mídia brasileira, quase toda de oposição ao Bolsonaro desde antes das eleições. Estão todos desinformados sobre o que realmente está acontecendo no Brasil, mas sei que não há culpa, ou dolo, de vossa parte. O problema é mesmo a desinformação que chega aí. Ninguém aí sabe que Lula, que “lidera as pesquisas”, nem pode sair às ruas pois é hostilizado por onde quer que vá, ao contrário do Bolsonaro. SAbem que um hacker invadiu o sistema eleitoral do TSE em abril de 2018 onde ficou livremente instalado até novembro do mesmo ano?

    • Mais uma vítima da desinformação…
      Tu és mais um a confirmar esta noticia:
      “Brasil fica em 2º em ranking de ignorância sobre a realidade”
      Exame

      • Aproveite e faça um exame…viaje para o Brasil, viva lá por uns bons tempos fale com as pessoas, procure informações sem filtros e depois sim pode vir aqui ou em outro lugar qualquer opinar pois assim já sabe do que escreve.

      • Mais um crente que não faz a mínima ideia do que é o Brasil… mas que confirma o resultado do ranking!…

      • “Eu” está na hora de acabares com esse discurso de ignorância e entrar na realidade, o grande desinformado aqui és tu, mas mesmo muito, então sugiro, com foi dito acima, e percas algum tempo a visitar o país real e ver quem é que tem apoio nas ruas e quem é que é grandemente hostilizado e insultado onde quer que vá.

    • É… O mundo fica assistindo as “grandes mídias brasileiras” e acreditando em tudo. Amanhã, 07/09/2021, estaremos nas ruas para mostrar ao mundo e à parcela minúscula de brasileiros ignorantes políticos que o povo deve comandar o país onde vive e não meia dúzia de “coronéis”. Luladrão não será eleito aqui JAMAIS! Nem roubando nas urnas pois deixaria muito claro que manipulam. Basta olhar os locais que ele visita ( quando visita ). Não amo político nenhum, apenas estou do lado do “menos pior”. Nem cristão eu sou, então, o que valorizo é um presidente capaz de mudar esse Congresso maldito. E se alguém pode nesse momento, é o Bolsonaro. Então estou com Ele e vamos que vamos. BOLSONARO 2022!!!

      • Incrível a semelhança deste discurso com o dos doentes fanáticos do “pig” da Coreia do Norte…

  6. continuação…Sabiam que apenas 3 países usam esse tipo de urna eletrônica no mundo? Sim, apenas o Brasil, Butão e Banglhadesh usam esse tipo de urna, que não podem ser auditáveis. Sabiam que ministros do STF estão legislando e mandando prender jornalistas de Direita? Sabiam que até um deputado federal, que tem imunidade parlamentar foi preso de forma ilegal – todos esses presos ao arrepio da Lei sem nem ao menos terem sido processados? Sabiam que ontem, sim, ontem mesmo, um frequentador de um bar foi intimado a prestar depoimento numa delegacia por ter simplesmente falado mal do ministro Alexandre de Moraes? Isso mesmo: aqui no Brasil só é livre pra falar mal do Bolsonaro e até desejar sua morte, mas não se pode falar mal de quem está rasgando a Constituição. Estamos vivendo a chamada ditadura da toga, contra a qual não se pode recorrer.

  7. Continuação: ao contrário do que diz o relator da CPI da Covid (simplesmente um puxadinho do Lula…), o senador Renan Calheiros, que responde a inúmeros processos no STF (sim, ele é um corrupto mais sujo do que paul de galinheiro), não produziram nenhuma, absolutamente nem uma única e escassa prova de que houve corrupção nas compras de vacina – foram todas narrativas que eram criadas num dia e derretidas no outro.
    Sobre as pesquistas suspeitas da Datafolha…só rindo mesmo. Sabe o que diziam nas últimas eleições, antes das eleições? Que Haddad (o candidato do presidiário ladrão chamado Lula), iria vencer as eleições contra o Bolsonaro logo no primeiro turno…Eles não têm a menor credibilidade. Sem contar que os ministros do STF (dos 11 ministros, 7 foram indicados pelo partido do ladrão Lula), soltaram o Lula e o tornaram elegível e no entanto esses mesmos ministros soltam bandidos do narcotráfico. Acreditem, voc}es estão totalmente desinformados – mas não é culpa sua. Abraço.

    • Insultar os outros qualquer um faz…por outro lado, pensar antes de escrever, falar, ou antes pesquisar sem filtros antes de o fazer…isso nem todos o fazem por isso é que são publicados comentários baseados em esquemas muito bem elaborados por quem quer dominar…

  8. Falar de Bolsonaro, representante do provincianismo cultural e politico dum país refém da iliteracia, analfabetismo e irresponsabilidade moral e social, é surreal numa argumentação responsável e estruturada. Como se pode interpretar um PR que pela sua qualidade pessoal não entende relações internacionais, nem alguma vez lhe passou pela cabeça o que significa responsabilidade politica? Afirmações produzidas diariamente sobre vários temas, interpretações da constituição e seus órgãos de acordo com a conveniência momentânea, utilização de linguagem vil e sues, moralidade ausente, subserviência a interesses e pessoas estranhas à nação… enfim tudo isto e muito mais que impede uma critica à luz dum critério do sec. XXI! E nem falamos dos seus seguidores, sempre provisórios pela inconstância dum líder sempre mascarado de guardião da verdade e razão que só satisfaz quem se identifica com o primarismo e vacuidade cognitiva sempre presente. Lamentável e muito penalizador para uma nação que tem gente de qualidade e moralmente integra!

  9. Aplausos para: Alexandre Garcia

    Carta ao Presidente da República

    JAIR MESSIAS BOLSONARO

    Excelêntissimo presidente da “”República federativa do Brasil””
    Nós brasileiros, patriotas, conservadores, cristãos, defensores da famílias estamos cansados de viver nessa bagunça chamada Brasil
    Elegemos o senhor com 57.797.847 votos que não conseguiram roubar
    Se colocarmos os 12 milhões de votos desviados, chegaríamos a casa absurda e recorde de 69.797.847 votos
    O senhor não acha isso suficiente e autorizativo para tomar as decisões que precisam ser tomadas
    O povo começa a cansar, o desgaste está grande, o desânimo vem batendo
    Dês de 2018 brigando com parentes, amigos, vizinhos, brigando em redes sociais para tentar mudar esse país, para tentar deixar um país melhor para outras gerações
    Hoje aos 65 anos escutei do senhor presidente que dia 7 de setembro será o último aviso, será a última oportunidade de colocar o país no eixo
    Então presidente quero te falar, será o último mesmo, se não mudar no dia 7 de setembro e não vier uma resposta do líder que elegemos com quase 70 milhões de voto, EU DESISTO
    Será o último para mim
    Eu te elegi para vc ficar contra o sistema, te dei autorização para vc meter o pé na porta do STF, do congresso e mais aonde for preciso
    Estou ratificando está autorização dia 7 de setembro saindo do MS e indo para Brasília
    Agora é com o senhor presidente
    Me representa com um cabo e um soldado
    Seu exército de 70 milhões de brasileiros estão prontos para guerra
    Brasil acima de tudo
    DEUS acima de todos
    Deus, pátria, família

    Alexandre Garcia

  10. Lamentavelmente, os órgãos de comunicação social estão ao serviço da esquerdalha e transmitem essa ideia do Brasil actual, omitindo as grandes manifestações, pacíficas, de milhões de Brasileiros que vão para a rua, unica e simplesmente, pelo BRASIL DEMOCRÁTICO.
    Muitos não são bolsonaristas, apenas que rem viver em LIBERDADE e em DEMOCRACIA:
    Hoje, o BRASIL é governado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que solta todos os CRIMINOSOS POLÍTICOS e os BARÕES da DROGA.
    Também, PROIBIU acções policiais nas favelas do Rio de Janeiro, para PROTEGER os CRIMINOSOS do TRÁFICO de DROGA e ARMAS.
    E, pela lógica dos que acreditam nas notícias, MILHÕES de BRASILEIROS são perigosos, anti-democráticos, xenófobos, … É só uma questão de neurónios…

    • Primeiro, deixa de GRITAR que ninguém é surdo.
      Não achas minimamente estranho haver tantos escândalos de corrupção da familia bolsonaro que são silenciados em pouco tempo?
      Tira as palas dos olhos, olha em redor que andas mais bem informado

  11. Comemoramos no dia 7 de Setembro mais um aniversário da nossa independência de Portugal. Sendo assim, parto do principio que todos os portugueses aceitam esse facto, embora veja paternalismo amargo nos comentários a noticia veiculada pelo vosso jornal online. O Brasil é um país que dispensa apresentação e cujos órgãos representativos merecem de quem defende um regime democrático, atenção, respeito e analise. Nas próximas eleições o povo esclarecerá qual a sua avaliação face as opções de governação apresentadas a votos. Até lá todas as manifestações pacificas e ordeiras, abrangidas pela lei da constituição devem ser bem vindas, pois são a manifestação do nosso povo. O Brasil tem sim varias situações que precisam ser muito melhoradas, e isso será feito com o empenho de todos. Há divisão politica, económica e cultural, que fragilizam a nossa sociedade. Mas o Brasil já conquistou na sua curta história de país independente, muitos feitos que a todos os brasileiros orgulham. Apelo assim a toda a imprensa e aos cidadãos que respeitem o país e o seu povo, sejam isentos na apresentação de factos noticiosos, apresentem os factos completos com contexto que faça esclarecer e informar sem tomar partido. Infelizmente para a Adriana Peixoto que escreveu a peça no ZAP, as possibilidades que apresentou em palavras a “bold”, como violência, e atos anti democráticos, não se confirmaram, mas sobra em demasia a rotulação na noticia e em alguns comentários. Sabendo que o meu, é só mais um parecer como de todos os que participaram, envio um abraço a todos os que se preocupam com o Brasil e soluções para o seu progresso, bem hajam.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.