Apoiantes de Montenegro querem que militantes com quotas em atraso possam votar

Tiago Petinga / Lusa

O conselho nacional do PSD, marcado para dia 8 deste mês, vai debater a possibilidade de serem abertos os cadernos eleitorais do partido para as eleições diretas marcadas para janeiro de 2020.

Em causa está a possibilidade de militantes sem as quotas em dia possam votar na escolha do futuro líder social-democrata, segundo explica a revista Sábado.

“Limitar o exercício do direito de voto ao pagamento de 12 euros por ano, que é a quota mínima, parece-me uma questão administrativa. O partido devia dar uma lição aqui”, defendeu o autarca de Viseu e apoiante de Luís Montenegro, Almeida Henriques, em declarações ao jornal i. O autarca tem assento no conselho nacional e vai abordar o tema.

A ideia é defendida por mais apoiantes de Montenegro, como o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, que considera que o “partido viverá melhor com mais militantes ativos do que menos”.

Segundo o jornal i, os cadernos eleitorais têm cerca de 20 mil militantes, havendo uma lista de regras apertadas a cumprir para evitar situações de aproveitamento do aparelho partidário.

Há dois anos, os cadernos eleitorais chegavam aos 70 mil militantes. Caso estes paguem as quotas, segundo a Sábado, o PSD pode encaixar mais de 700 mil euros anuais.

O antigo líder parlamentar social-democrata, Luís Montenegro, é um dos candidatos à presidência do partido, juntamente com o atual líder, Rui Rio, e o o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz.

ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas o melhor vai ser quando quando o sr. Rio, o sr. Esteves, e o sr. Luz, começarem a duelar entre os três, rumo à liderança do Partido Social Democrata (PSD).

RESPONDER

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …

Da alta velocidade entre Porto Lisboa ao novo aeroporto. Os dez pilares de Costa e Silva para a retoma do país

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, já apresentou as suas ideias ao Executivo socialista. Num documento com …

Fim das reuniões no Infarmed. BE quer dados da pandemia entregues ao Parlamento (e publicados na Internet)

Com o fim das reuniões entre peritos e políticos no Infarmed, o Bloco de Esquerda quer que os deputados passem a receber informações e dados científicos sobre a evolução da pandemia no Parlamento. De acordo com a …

Ter um cão pode ajudar as crianças a comportarem-se melhor

Ter um cão durante a infância pode ajudar a melhorar a saúde física e emocional das crianças, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelo Telethon Kids Institute, sediado na Austrália. A mesma …

Marcelo com reeleição garantida. Ana Gomes em segundo com o dobro de André Ventura

Se decidir recandidatar-se à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vencerá confortavelmente à primeira volta, revela uma nova sondagem. De acordo com a pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, o atual …

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …