/

“Cheira a troika.” Apoiantes de Pinto Luz atiram pedras a Montenegro

7

horasis / Flickr

Miguel Pinto Luz

O antigo líder do PSD/Lisboa, Mauro Xavier, apoiante de Miguel Pinto Luz, diz não conhecer o projeto de Luís Montenegro para o país e o que conhece “cheira a troika”.

Os apoiantes de Miguel Pinto Luz e de Luís Montenegro estão de armas prontas para atacar Rui Rio, mas antes disso há uma primeira volta. Segundo o Observador, já há apoiantes do autarca de Cascais a atirar pedras àquele que foi líder parlamentar durante o Governo de Pedro Passos Coelho.

Se, por um lado, um afirma que Montenegro não tem projeto para o país e que, o que tem, “cheira a troika”; o outro diz que, mesmo numa segunda volta sem Pinto Luz, não votaria em Montenegro.

Mauro Xavier, antigo líder da concelhia de Lisboa, escreveu esta quarta-feira no Facebook que se revê na candidatura de Miguel Pinto Luz, afirmando (sem surpresa) discordar da forma como Rui Rio “faz oposição e gere o PSD”.

No entanto, Xavier conseguiu ser ainda mais duro com Montenegro, adiantando que, apesar de concordar com a necessidade de “unir o partido”, discorda da “estratégia de coligações pré-eleitorais”. “Até ao momento não lhe conheço um projeto para Portugal ou o que conheço cheira a troika.”

A sabedoria popular diz que no meio é que está a virtude. Concordo com Rui Rio na importância de centrar o partido e na…

Publicado por Mauro Xavier em Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Na terça-feira, José Eduardo Martins, antigo secretário de Estado do Ambiente, rasgou a estratégia de Luís Montenegro. Em entrevista à TSF, criticou o legado de Passos Coelho que Montenegro quer proteger. “O insucesso eleitoral do PSD, vamos ser justos, não começa com Rui Rio.”

Além disso, criticou ainda as movimentações de janeiro deste ano. “[Foi] uma tentativa de golpe tão fraquinho, tão fraquinho, que morreu numa semana, e só lhe deu mais força [a Rui Rio] para fazer o último ano de mandato com toda a liberdade.”

Quando questionado sobre se apoiaria Luís Montenegro caso Pinto Luz não passasse à segunda volta, José Eduardo Martins deixou claro que não dará o seu voto ao antigo líder parlamentar. “Na eventualidade de Miguel Pinto Luz ficar em terceiro, abstenho-me de fazer muito mais escolhas.”

Também José Matos Rosa, antigo secretário-geral do PSD no tempo de Passos Coelho, visou Rui Rio e Luís Montenegro numa só declaração. Num artigo publicado no Público, Matos Rosa defendeu que “o futuro exige novos protagonistas e Miguel Pinto Luz traz essa renovação”.

“O PSD deve posicionar-se já neste cenário, de olhos postos no futuro”, e, desta forma, aposta tudo em Pinto Luz.

ZAP //

7 Comments

  1. Claro que Montenegro trás o bedum da troika tendo sido o Goebbels de Passos C. No entanto tanto me faz que se esfolem vivos, uma vez que cada mais se afundam nestas lutas clássicas pelo poleiro. Quem ganha é o abstencionismo e os votos nulos! Viva o espectáculo.

  2. Que venha um líder forte. O país precisa de alguém que abane e nos livre da monotonia e da falta de rumo e de esperança que se apoderou deste retângulo português.

    • Esperemos que sim. Mas com tanta luta interna contra RR, não vai ser fácil reunir as forças do partido para poder ter resultados positivos. Enquanto houver tantos a querem o poleiro, não vamos a lado nenhum. Se nas eleições do partido vier um dos outros, não sei se resolverão o problema. O RR é demasiado honesto, felizmente, mas, na política, é sempre complicado ser-se honesto e quando se é, como foi PC, a oposição não se cala, inventa tudo e quer é denegrir a imagem de quem é honesto e patriota, que é agora, o caso do RR.

      • O antes e o depois, está a referir-se à desgraça socialista com o seu secretário geral e primeiro ministro Sócrates que rebentou o país e tivemos que suportar para o endireitar ? Vocé é que faz rir, caro Jr, por já já não se lembrar desta desgraça que ainda hoje se faz sentir, sobretudo nos serviços públicos e no SNS.
        Só se você é um privilegiado e essa forte crise não o atingiu.

  3. Para mim o sr Pinto Luz é um irresponsável. Em 2013, como presidente da distrital de Lisboa, escolheu para candidato do PSD à Câmara Municipal de Sintra (CMS) o sr. Pedro Pinto, ao arrepio da escolha da concelhia de Sintra, que era o dr. Marco Almeida (na altura, vice presidente da CMS e militante do PSD). Este, face ao seu saneamento nunca cabalmente explicado, concorreu como independente e ficou em segundo lugar (31246 votos) tendo ficado com menos 1738 votos que o candidato do PS, dr. Basílio Horta (32984 votos). O sr Pedro Pinto (candidato do PSD) teve um pouco mais de metade dos votos (16945 votos) do dr. Marco Almeida. Foi uma derrota vergonhosa do PSD que perdeu a CMS para o PS. Face a esta situação o sr. Pinto Luz deveria ter-se demitido de presidente da distrital de Lisboa. Fez isso? Não, como IRRESPONSÁVEL assobiou para o lado como se não tivesse nada a ver com isso. E quer este senhor ser candidato a presidente do PSD. Será que está a ser empurrado para isto por “grupos discretos” que ficaram descontentes com o dr. Montenegro? Não lhe chega ser vice-presidente na Câmara Municipal de Cascais?

  4. E já agora senhor Mauro Xavier, onde está o projecto do senhor Pinto Luz? Não será da sua parte mais um apego ao tacho do que ao interesse nacional?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.