Aplicação reproduz efeitos das drogas usando apenas o telemóvel

Uma nova aplicação promete reproduzir efeitos semelhantes aos das drogas usando apenas o smartphone. A app utiliza a lanterna do telemóvel para colocar o utilizador num estado de meditação psicadélica.

Se alguma vez teve curiosidade de experimentar os efeitos das drogas, sem as potenciais consequências nocivas de o fazer, finalmente tem uma solução para esse problema. Ou pelo menos é o que promete uma nova aplicação para smartphones chamada Lumenate.

A Lumenate diz conseguir alterar os ritmos do cérebro com a lanterna do telemóvel, colocando os utilizadores num estado entre meditação psicadélica alta e profunda. Ao contrário do LSD, cujos efeitos podem persistir durante sete horas, a ‘moca’ da Lumenate pode ser desligada com um simples mover de dedo.

Usar luz oscilante para alterar o estado de consciência não é propriamente algo novo, realça a VICE. Diz-se que o profeta Nostradamus, por exemplo, teve as suas visões enquanto olhava para o sol.

A Dreamachine, que pode ser traduzida por “máquina dos sonhos”, é um dispositivo de luz, criado pelo artista Brion Gysin e o cientista Ian Sommerville em 1962, que produz um estímulo visual. A máquina de sonhos deve ser “vista” com os olhos fechados, já que a luz estimula o nervo ótico e altera as oscilações elétricas do cérebro, induzindo a pessoa num estado de alucinação hipnagógica.

Seguindo os mesmos princípios da Dreamachine, a Lumenate oferece uma experiência semelhante para o mero utilizador de smartphone.

A aplicação foi lançada dia 2 de março, já conta com mais de 25 mil downloads e tem o apoio da atriz Rosamund Pike, que experimentou-a durante a sua fase beta e ficou fã desde então, tornado-se até diretora criativa da app.

“Num nível básico, conforme a luz pisca, o cérebro também pisca em sincronia, enviando um sinal de que algo está a mudar. Gradualmente essa sincronização com a luz espalha-se pelo cérebro e permite que você a envie para o estado desejado”, explicou Tom Galea, um dos criadores da aplicação.

O investigador Ben Sessa e membros da equipa de investigação psicadélica do Imperial College de Londres deram testemunhos positivos sobre o Lumenate e sobre o seu potencial para uso terapêutico.

“Nós vemos-nos sentados num espaço entre o mundo do bem-estar, o mundo da meditação e o espaço psicadélico do renascimento. Não estamos a dizer que a Lumenate responderá a todos os seus problemas ou perguntas, mas pode ser um instrumento dentro de um kit de ferramentas de bem-estar”, acrescentou Galea.

A aplicação está disponível para App Store, para iPhones, e na Google Play, para Androids.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais uma morte e 506 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta sexta-feira, mais uma morte e 506 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 506 …

Com novo máximo mundial de casos, Índia encontra-se com falta de oxigénio nos hospitais

Enquanto na Europa o número de mortes e de novos casos começa a estabilizar, alguns dos países mais pobres do mundo continuam a encurralados. A Índia está a passar por uma crise de oxigénio nos …

Braço de ferro continua. Oposição aprova medidas para os professores à revelia do Governo

A oposição aprovou medidas de alteração às regras nas carreiras docentes, depois de os deputados da oposição de um grupo de trabalho na Assembleia da República terem aprovado mudanças na carreira dos Técnicos Superiores de …

Quase um mês depois, Navalny anuncia o fim da greve de fome

O opositor russo, preso desde janeiro, anunciou esta sexta-feira o fim da greve de fome que iniciou há 24 dias para denunciar as condições da sua detenção. "Não retiro a exigência de ver o médico que …

Vieira pede adiamento de audição sobre Novo Banco devido a consulta médica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, pediu o adiamento da audição na comissão de inquérito ao Novo Banco devido a uma consulta médica, inquirição que ocorrerá por ser um grande devedor do banco através …

Líder do CDS/Madeira omitiu empréstimo ao TC

Rui Barreto, líder do CDS Madeira, não declarou o empréstimo feito por César do Paço, a título individual, nas vésperas da campanha eleitoral para as legislativas regionais de 2019. O líder do CDS Madeira não declarou …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Fez-se história em Marte. Perseverance transformou CO2 em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …