/

Aplicação portuguesa ajuda pacientes com doença arterial periférica

Equipa desenvolveu aplicação para auxiliar pessoas que tenham estreitamento e endurecimento de artérias. Essencial é caminhar.

A doença arterial periférica ocorre quando há estreitamento e endurecimento das artérias que transportam o sangue para os membros inferiores do corpo, como as pernas e os pés.

Com vasos sanguíneos demasiados estreitos, o fluxo sanguíneo pode ser prejudicado, levando a uma série de complicações.

A aterosclerose é a causa mais comum da doença arterial periférica –
e uma doença inflamatória que provoca deposição de gordura e cálcio na parede das artérias.

Para ajudar pacientes com doença arterial periférica, surge agora a WalkingPad, uma aplicação para telemóvel, desenvolvida por uma equipa portuguesa, do Hospital de Santo António, no Porto.

A nova solução tecnológica permite importar prescrições e monitorizar caminhadas dos pacientes. Os percursos são definidos através de receita médica.

A prescrição médica contempla ainda o número expectável de caminhadas semanais, bem como um limite mínimo de tempo de caminhada.

A tecnologia integra um programa de exercício físico que pode ser realizado em domicílio baseado em percursos estruturados que ocorrem no ambiente pessoal do doente, e não num ambiente clínico.

É um “programa participativo de exercício físico, realizado num ambiente familiar. É por isso mais atractivo, personalizado, eficaz e de muito baixo custo e risco quando comparado com um programa de reabilitação realizado no hospital”, explica Ivone Silva, cirurgiã vascular do Hospital de Santo António.

O tipo de exercício (como caminhadas), a intensidade, a frequência e a distância são os factores essenciais.

“A sua fácil monitorização, o necessário feedback e a intervenção motivacional para a mudança comportamental fazem desta ferramenta um verdadeiro recurso de literacia em saúde”, analisou Cristina Vaz de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

Ivone Silva, acredita que o paciente fica beneficiado: comodidade, adopção de hábitos mais saudáveis e redução da despesa com os custos associados à deslocação para a instituição hospitalar.

A equipa quer evoluir a aplicação para um dispositivo médico capaz de analisar padrões de caminhadas recorrendo a algoritmos de inteligência artificial.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.